Parceria com Thoughtworks apoia Lopes rumo à transformação digital
Com metodologia que utiliza espelhamento de times, consultoria habilita equipe de tecnologia da Lopes a realizar digitalização com foco em resultados
São Paulo, 25 de agosto de 2021 - Se
antes da pandemia a tendência da digitalização no setor imobiliário já era uma
realidade, após a chegada da Covid-19 e seus inúmeros desdobramentos, ter
soluções tecnológicas consistentes passou a ser um imperativo para empresas do
ramo. Este era o cenário encarado pela imobiliária Lopes, há 85 anos no mercado
e presente em 10 estados do país, e que desde 2019 vinha realizando avanços em
sua área de tecnologia, mas que durante a pandemia viu a necessidade de
investir no crescimento de seu time.
Nesse contexto, em meados de 2020 a imobiliária
contratou como diretor executivo digital (CDO) Joaquim "Joca" Torres,
conhecido profissional da área de Produto Digital, e que ficou responsável pelo
planejamento e desenvolvimento de novos negócios e estratégias digitais da
empresa. Joca então buscou a consultoria de tecnologia Thoughtworks para
colaborar com a rede de profissionais da respectiva área, que internamente é
chamada de Lopes Labs, rumo à transformação digital.
A parceria tinha como objetivo otimizar o
trabalho de corretores e franqueados e aumentar sua produtividade. Durante o
processo, os times da Thoughtworks foram espelhados nos times da Lopes para
habilitá-los a adotar as melhores práticas de desenvolvimento de software e uma
cultura ágil e digital. "Antes o time era medido por entrega, agora
entendemos que o foco deve ser resultado obtido, leads e franquias. Vimos com a
parceria que não precisávamos de tantos aplicativos, mas sim de resultado e
valor partindo do simples", explica Joca Torres.
O projeto impulsionou a criação do Corretor
Digital, um novo modelo de negócio que permite interação mais eficiente dos
corretores com o sistema da Lopes. Com o Corretor Digital, novos corretores
também passaram a interagir com a plataforma. O Lopes Labs tem atingido
resultados excelentes, como aumento de 494% dos leads gerados no primeiro
trimestre de 2021. A Thoughtworks participou da distribuição e acompanhamento
de leads para os corretores. Além disso, houve aumento de 96% na conversão,
além de ter superado a meta de vendas em mais de 50% por meio dos canais
digitais. "Nossa parceria com a Lopes foi bastante rica para o time da
Thoughtworks, pois a partir do nosso processo de descoberta, pudemos avaliar os
sistemas da Lopes para apontar a melhor abordagem. Avaliamos também como os
times estavam distribuídos e trabalhamos em parceria para organizá-los
estruturalmente. Também trabalhamos na evolução do produto e da experiência,
visando sempre ajudá-los a atingir seus objetivos de negócio", explica Nathalia
Oliveira, Delivery Principal da Thoughtworks.
A parceria entre as empresas também promoveu
reflexões mais amplas, como a questão da diversidade. O fato de a Thoughtworks
contar com um time bastante diverso, sobretudo na questão de gênero, chamou a
atenção da Lopes e a levou a começar a pensar em ações para ser mais diversa.
"O
trabalho da Thoughtworks não se resume apenas em tecnologia, mas em cultura e
novas formas de enxergar o negócio com suas situações internas e
externas", avalia Joca Torres.
Sobre a
Thoughtworks
A
Thoughtworks é uma consultoria global de tecnologia que integra estratégia,
design e engenharia para alavancar a inovação digital. Somos mais de 9 mil
pessoas distribuídas entre 48 escritórios e em 17 países. Há mais de 25 anos,
trabalhamos junto com nossas clientes para criar impacto extraordinário, usando
a tecnologia como diferenciador para ajudá-las a resolver problemas de negócio
complexos.
Sobre o Grupo Lopes
Nenhum comentário