Soluções de IA acopladas às operações, acelerando a Transformação Digital em Utilities
*Por Fernando Zamora Garcia, arquiteto de Software na SONDA
A Inteligência Artificial não é algo
novo. Ela tem sua origem na década de 50, com os primeiros conceitos e
experimentos. Mas, nas últimas duas décadas, com o crescimento e popularização
das comunicações, bem como o avanço do potencial de processamento paralelo e
distribuído, permitiu-se uma evolução exponencial dos modelos de aprendizado
profundo (deep learning), que são utilizados em aplicação em várias soluções
inovadoras pelo mundo, desde a classificação de uma simples imagem até a condução
de carros e drones autônomos. Tudo isso aliado aos serviços e soluções providas
em cloud. Podemos concluir que estamos no momento adequado para colocarmos em
prática mais e mais soluções de IA acopladas às operações das empresas.
Muitas tarefas com IA já estão
popularizadas no nosso dia a dia, como, por exemplo, quando usamos nossos
celulares e nem percebemos que já agilizam nossas tarefas. Mas agora é o
momento de levarmos isso para os processos da empresa, fazendo uma crescente
aplicação da tão necessária transformação digital.
Em evento recente em que abordamos o
tema sobre como reduzir custos de manutenção e melhorar a segurança com imagens
e inteligência artificial nas companhias de energia, tivemos a oportunidade de
ouvir os participantes das empresas de energia citarem experiências com provas
de conceito que já desenvolveram internamente ou com programas de P&D para
validação de tecnologias que tragam algum resultado que acelere os processos de
inspeção e traga maior segurança para os colaboradores envolvidos nestas
tarefas.
Foram citados exemplos como o uso de
drones para inspeção de torres de alta tensão e drones numa espécie de “gaiola
protetora” nas inspeções de galerias subterrâneas – locais bem hostis para
permanência do ser humano.
Os casos citados ilustraram muito bem a
busca por novas soluções e tecnologias que aceleram a transformação digital
neste segmento. Os desafios são muitos e com certeza as novas tecnologias serão
incorporadas aos poucos a este novo cenário.
Se agregarmos a essas experiências
iniciadas, soluções com Inteligência Artificial, mais especificamente no campo
da Visão Computacional (Computer Vision), podemos extrair muita informação
valiosa que possa ajudar a automatizar processos.
A fonte principal para esse processo de
visão computacional são as imagens e vídeos nas suas diversas formas, entre
elas: coleta por meio de veículos equipados com câmeras 360º, drones com
câmeras de alta definição/zoom/termográfica/tecnologia LiDAR (nuvem de pontos
com feixes de laser), avião para levantamento fotogramétrico, imagens de
satélite, bodycams filmando a operação, imagens dos diversos celulares
utilizados pelas equipes de campo e imagens da base histórica das companhias,
entre outros.
É um grande volume de dados não
estruturados para aplicarmos IA para análise de padrões pré-treinados e extrair
valor.
Alguns benefícios que poderão ser
alcançados com a adoção de soluções com uso da IA:
- Reduzir o tempo e custos com
inspeções e manutenções;
- Aumentar a satisfação dos
clientes das concessionárias com a redução de paradas de fornecimento de
energia por meio do uso de tecnologias que aumente a quantidade e diminua
o tempo de inspeções nas redes de transmissão e distribuição;
- Reduzir acidentes com
colaboradores usando tecnologia que execute inspeções controladas à
distância, monitoramento das atividades em campo em busca de falta de uso
de EPIs e sinalize a necessidade de atuação pontual preventiva;
- Analisar, de forma
automatizada, grandes quantidades de imagens e 100% dos vídeos para
identificação/sinalização de ativos, defeitos, padrões, uso de
equipamentos de segurança, entre outros cenários que demandem análises de
imagens e vídeos (batch ou em tempo real);
- Redução significativa de tempo
da coleta ao resultado, com maior qualidade desse;
- Implantar tecnologias sem
grandes investimentos em hardware, visto que as soluções de IA podem ser
consumidas como serviços por utilizarem do poder computacional
disponibilizado em Cloud.
Assim como no século passado, nos meados
dos anos 80/90 a corrida era pela informatização dos sistemas manuais, hoje a
corrida é pela repaginação desses sistemas informatizados em sistemas
inteligentes e preditivos, antecipando respostas em relação ao foco no qual o
ser humano precisará colocar sua atenção.
*Fernando Zamora Garcia é arquiteto de
Software na SONDA, maior empresa latino-americana de soluções e serviços de
tecnologia (fernando.zamora@sonda.com)
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