Últimas

5 passos para ter uma carreira de sucesso


É inegável que uma grande parte da nossa vida é completamente dedicada à construção e manutenção de uma carreira profissional bem sucedida, seja por meio do ensino básico, de cursos profissionalizantes, faculdade ou pós-graduação.  

 

E não é para menos. Em meio a um mercado tão competitivo, quanto mais especializado e dedicado o aluno for, melhores são as oportunidades profissionais e as chances de conquistar um cargo mais promissor e estável.  

 

Na realidade, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os alunos formados em uma educação superior têm cerca de 387% mais chances de conseguir se inserir no meio de atuação.  

 

Contudo, focar apenas na conquista de um diploma não significa, necessariamente, que o candidato será capaz de construir uma carreira de sucesso, mesmo que este indivíduo consiga um bom emprego após a formatura.  

Isso porque, a construção de uma carreira pode exigir habilidades e esforços muito maiores. Principalmente, se o candidato quiser se destacar dos demais competidores.  

Importância da especialização em uma carreira de sucesso 

Independente da sua atual posição profissional – seja como gestor, coordenador ou estagiário – é possível seguir desenvolvendo a sua carreira e conseguir conquistar cargos mais prestigiosos e objetivos financeiros mais interessantes.  

 

Para isso, o investimento em uma especialização, como a faculdade de gestão de vendas ou a licenciatura em matemática, é a melhor forma de conquistar esse desenvolvimento profissional. 

 

Até porque, mesmo os profissionais atuantes em cargos de hierarquia superior tendem a voltar a estudar para evoluir a própria carreira.  

 

Isso se dá, pois enquanto 21% dos brasileiros maiores de 34 anos possuem um diploma do ensino superior – um número baixo, se comparado com o resto da américa latina –, apenas 0,2% chegaram a conquistar um doutorado ou uma pós-graduação.

 

Como a pos em gestão hospitalar ead para pessoas da área da saúde, por exemplo.

 

E isso faz com que essa educação adicional seja considerada um privilégio e, consequentemente, uma vantagem importante em comparação com os demais profissionais disponíveis no mercado. 

 

Até mesmo porque as pessoas, com maiores graus de educação, têm mais domínio sobre a área desempenhada e mais prestígio.  

Benefícios de investir no ensino superior 

Além de auxiliar na construção de uma carreira mais promissora e exitosa, a educação também pode trazer diversos benefícios para a formação e o crescimento pessoal dos indivíduos, melhorando as habilidades e construindo experiências importantes. 

 

Por exemplo, o investimento em uma graduação ou licenciatura irá preparar o estudante com aprendizados essenciais acerca do mercado em que está começando a ser inserido. 

 

Assim, esses cursos disponibilizam todos os fundamentos teóricos e práticos necessários para iniciar na profissão. 

 

Eles proporcionam um melhoramento nos níveis de satisfação com o emprego – já que os alunos passam a atuar em uma área que gostam –, desenvolvem habilidades com a administração de tempo e auxiliam na construção de apresentações melhor estruturadas.  

 

Mas, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a formação adicional, como um curso de gestao financeira startup, ainda faz com que os indivíduos sejam mais: 

 

  • Socialmente ativos; 

  • Interessados em questões políticas e sociais; 

  • Empenhados em trabalhos voluntários; 

  • Saudáveis - cultivando hábitos mais positivos; 

  • Economicamente estáveis. 

 

Além disso, o estudo superior provou melhorar a comunicação, a disciplina, o poder aquisitivo e o nível intelectual de toda a sociedade. Tornando as comunidades mais igualitárias e pacíficas, do que as com baixos níveis de escolarização. 

Como construir uma carreira bem sucedida? 

Uma coisa é compreender sobre a importância da educação e conhecer os métodos mais efetivos para conquistar um diploma. 

 

Outra coisa é saber aproveitar esse conhecimento como um catalisador para o seu sucesso profissional e para a construção de uma boa carreira.  

 

Deste modo, possibilitar que os estudos resultem em uma fundação estável para a evolução profissional pode exigir tempo, dedicação, engajamento e uma série de competências que vão além de notas boas.  

 

Por isso, se você almeja avançar na sua área de atuação, desempenhando um serviço cada vez mais satisfatório, certifique-se de: 

  1. Esteja atualizado 

Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento científico, as profissões e o mercado de trabalho têm mudado constantemente em uma velocidade incrível. 

 

Assim, além da educação formal – conquistada por meio de um curso de gestão financeira, por exemplo –, é fundamental se manter sempre atualizado sobre a área de atuação. 

 

Isso irá te tornar mais relevante, competitivo e capacitado para desempenhar novos cargos e operar softwares ou sistemas que facilitem as suas funções. 

 

Para isso, é possível investir em cursos profissionalizantes, pós-graduação, MBA ou qualquer outro tipo de formação que te ajude a se atualizar com o mercado.  

  1. Seja proativo 

A proatividade é uma característica muito importante, estudada nos cursos de gestão de pessoas faculdade. No entanto, esta característica é, também, essencial para os profissionais mais qualificados e bem sucedidos.  

 

Isso porque, uma pessoa proativa é capaz de tomar iniciativas, se responsabilizando por atitudes e incumbências – tanto no cotidiano pessoal quanto em ambiente profissional –, encontrando soluções mais acertadas e eficientes para todos os tipos de problemas.  

 

Esses profissionais são capazes de promover resultados mais assertivos para as suas ações e para o desempenho de toda a equipe. E não apenas isso, eles também apresentam características valiosas para o mercado de trabalho, algumas delas são: 

 

  • Organização; 

  • Responsabilidade; 

  • Atenção nas tarefas desempenhadas; 

  • São mais auto motivadoras; 

  • São emocionalmente inteligentes. 


  1. Seja esforçado 

Se dedicar a uma tarefa – por menos satisfatória ou interessante que ela seja – e entregar resultados com qualidade, é um traço muito importante na construção de uma boa carreira profissional. 

 

Isso porque, além de impedir a necessidade do retrabalho e alcançar objetivos com maior facilidade, esses profissionais acabam inspirando os demais colaboradores e colegas.  

 

Assim, esse esforço pode ser um resultado direto da disciplina de cada indivíduo ou em decorrência do prazer que a pessoa sente ao desempenhar uma determinada função. 

 

No entanto, ele também pode estar relacionado com os níveis de energia e com a capacidade de organização de cada um. 

 

Por isso, estruture bem o seu dia e as suas tarefas, definindo claramente os objetivos de cada ação, desta forma você ficará mais motivado a continuar realizando as tarefas e a se esforçar com maior intensidade.  

 

Essas habilidades são muito necessárias - e úteis – durante o curso em uma faculdade de administração hospitalar ou em qualquer outro tipo de curso superior. 

 

Afinal, o esforço pode fazer com que os alunos se destaquem do resto da turma e consigam formar uma rede de contatos e networking importante para o futuro.  

  1. Defina suas metas 

A definição de metas é essencial para a construção de um plano de carreira individual. Afinal é muito difícil realizar uma conquista, quando não se sabe aonde quer chegar. 

Contudo, tão importante quanto definir objetivos, é compreender como eles se diferem de sonhos ou desejos. 

 

Por exemplo, se tornar um gestor de uma grande multinacional é o objetivo de muitas pessoas, mas não necessariamente uma meta. Isso porque, um sonho está mais relacionado com uma finalidade ou motivação do que um planejamento. 

 

Neste caso, um plano de carreira vai envolver a criação de etapas pequenas que precisam ser desempenhadas em curto, médio e longo prazo, para que o sonho maior seja alcançado. 

 

Como, por exemplo, se inscrever em um curso gestão de pessoas a distancia e concluir a graduação com notas máximas.  

 

A construção de metas pequenas e alcançáveis é o que vai fazer você sair do seu ponto atual e chegar até a sua linha de chegada, sem se perder no caminho ou ficar sobrecarregado e sem saber qual passo dar a seguir.  

  1. Saiba gerenciar 

O gerenciamento é uma habilidade fundamental para todas as pessoas – e não somente para quem se interessa em gestão de recursos humanos ead preço –. 

 

Isso porque, a capacidade de administrar o seu tempo, suas tarefas e as finanças vão ser determinantes para a conquista de bons empregos e para a construção de uma boa carreira. 

 

Afinal, mais do que nunca, o nosso tempo e atenção virou uma das principais moedas e fonte de riquezas. 

 

Assim, saber aproveitar e otimizar as horas e os recursos disponíveis pode fazer com que os trabalhos e atividades acadêmicos sejam melhor executados e que o serviço seja mais efetivo.  

 

Para isso, os indivíduos precisam desenvolver competências como o planejamento estratégico, controle da procrastinação, limites da capacidade pessoal, familiarização com tecnologias que auxilie na organização do dia e das funções, entre outros.  

 

Além disso, é preciso saber aperfeiçoar a linguagem e a comunicação falada, para que as reuniões sejam mais breves e efetivas, livres de ruídos e maus entendidos que provoquem ainda mais trabalho.  

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Nenhum comentário