Últimas

Espaço de debate de ideias para empreendedores brasileiros

 A necessidade de isolamento social trouxe a ideia de uma comunidade on-line de conhecimento, diferente de outros serviços de assinatura ligados à e-commerce e por isso nasceu a Confraria do Saber, da VRS

Um levantamento feito por uma empresa de tecnologia revela que ao longo do último ano foram criados três mil novos negócios no setor de clubes de assinatura: existem clubes para livros, cafés, vinhos, comidas e até mesmo para compartilhar conhecimento e aprendizados. 

Um desses clubes criados durante a pandemia e que completa 1 ano e 3 meses é a Confraria do Saber, uma comunidade digital da VRS, consultoria de aprendizagem corporativa entusiasta do conceito de lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida. A ideia surgiu do desejo de reunir pessoas que gostam de aprender de forma leve e contínua, compartilham seu repertório cultural e geram conhecimento através do diálogo. 

Com encontros on-line, sempre na última terça-feira de cada mês, os confrades são convidados a sair do automático, de modo a compartilharem suas vivências, o que têm aprendido no período de isolamento, além de partilhas sobre séries, filmes, lives, cursos, livros, rotina e outras coisas que podem ser observadas e encaradas como novas ferramentas de desenvolver o saber e a aprendizagem. O foco do grupo é aprender algo novo em comunidade, expandindo e unindo a diversidade de cada um.

Por meio de uma enquete de 3 temas, é decidido qual será a aula do mês. Os encontros online acontecem no Zoom, e começam com música para relaxar. Alguns dos temas trabalhados ao longo desse um ano foram: aprender a aprender: lifelong learning no dia a dia Aprender a aprender: aprofundando a discussão; criatividade e Inovação com Leonardo Da Vinci; comunicação empática Jornada do Líder: aprendendo com heróis da literatura; o que séries e filmes nos ensinam; e o que aprendemos com o carnaval.

Vivian Rio Stella

Além dos encontros online, a Confraria do Saber mantém um canal no Telegram e distribui uma newsletter quinzenal, chamada de Menu de Saberes. No cardápio de conteúdos, trazem tendências e insights em formato de menu, fazendo uma analogia com os conceitos aperitivo (assunto leve para começar), entrada (tema mais encorpado), prato principal (tópico mais completo) e sobremesa (conteúdo doce para terminar). No primeiro ano foram 32 horas de aulas gravadas, 16 encontros on-line, mais de 48 conteúdos sugeridos nos Menus de Saberes e 12 desafios de aprendizagem.

De acordo com Vivian Rio Stella, idealizadora da VRS e da Confraria do Saber, os conteúdos vistos na internet podem trazer grandes aprendizados. “Abra-se para esse mundo retratado na tela, reflita sobre ele, busque mais informações, elabore argumentos, trace os paralelos para sua vida. Uma forma lúdica e útil de desenvolver senso crítico e capacidade interpretativa. Mais do que um clube de assinatura, somos uma comunidade de aprendizado em que sua voz é ouvida”, explica.

Serviço

 Para se inscrever na Confraria do Saber, acesse: https://sun.eduzz.com/373353

Sobre a VRS Academy

Consultoria de aprendizagem corporativa há 7 anos no mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS se pauta pelo conceito de Lifelong Learning - aprender é para toda a vida. Com a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências necessárias. A VRS conta com uma rede de facilitadores que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.

www.vrsacademy.com.br/

www.instagram.com/vrs_academy/

contato@vrsacademy.com.br

(11) 97149-9950

Sobre a Vivian Rio Stella

Doutora em linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em comunicação. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da Aberje e da Cásper Líbero. Começou a realizar textos, produzir materiais didáticos e a dar curso sobre redação de e-mails, e do mundo da academia queria migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora até que montou a VRS para ministrar seus próprios cursos e empreender com liberdade.

Nenhum comentário