Portal Zap Imóveis propõe que clientes dispensem imobiliárias e corretores
O portal, recentemente comprado pela OLX, enviou a diversos proprietários de imóveis uma mensagem propondo que abandonem intermediários e economizem comissões, anunciando direto. Isso não seria terrível, se não fossem as imobiliárias e corretores os maiores clientes do ZAP.
“Sabe quanto você vai poupar vendendo seu apartamento sem precisar de intermediários?” Com esta pergunta – a princípio bastante instigante – o portal paulista Zap Imóveis, especializado em anunciar imóveis para venda e locação em todo o Brasil, resolveu iniciar um diálogo com centenas – talvez milhares – de donos de imóveis em todo o país (foto abaixo). O único problema é que….os maiores clientes da empresa são justamente esses intermediários.
O Zap é o maior portal imobiliário do país, e foi recentemente adquirido pelo Grupo OLX. Seus maiores clientes são justamente as corretoras e corretores de imóveis, que, quando devidamente licenciadas, são o caminho mais seguro para a aquisição de um imóvel. A compra de um imóvel costuma ser a mais importante transação comercial da vida do brasileiro médio, e mesmo a locação deve se cercar de cuidados que vão muito além de colocar um simples anúncio.
Com uma simples
visita ao portal verifica-se que a maior parte de seus anúncios são de imobiliárias e corretores. É
também verdade que, às vezes, o mesmo imóvel está disponível por preços
diversos, em empresas diferentes. Mas mesmo
isso demonstra que a principal clientela da empresa é o
profissional do ramo imobiliário: em 5 minutos de busca, pudemos encontrar um
apartamento (que tem, logicamente, um dono) anunciado por três preços e três
empresas (foto).
Mensagem enviada a proprietários
de imóveis pelo ZAP, portal que sobrevive dos anúncios das imobiliárias e
construtoras.
Uma simples pesquisa mostra que a
empresa não só tem mais anunciantes imobiliárias, como o mesmo imóvel chega a
ser anunciado por três empresas, por preços completamente díspares. Neste caso,
três empresas diferentes anunciam um único imóvel, para alugar. Uma pede 1.800,
a outra pede 3.200, e a terceira, incríveis 4.500. Mas em suma o que se vê é
que tem três pagando para anunciar o mesmo imóvel no Zap. Alguém poderia
imaginar que a empresa teria interesse em manter seus melhores clientes
felizes.
É assim inegável que os maiores
ganhos da empresa devem vir de quem mais anuncia. E são elas, as imobiliárias,
que no dia de hoje fizeram um quiprocó danado com o vazamento da informação de
que um de seus principais parceiros de negócios demonstrou interesse em tirá-los da jogada. Pra o
leitor ter uma idéia, a segunda imagem que ilustra esta reportagem chegou a
ganhar o carimbo de Encaminhada
com Frequênciado whatsapp.
Isto só ocorre quando a circulação é de fato grande.
As queixas vêm de todos os
lados. Todos os grupos de discussão do mercado imobiliário trataram do assunto,
e com muita indignação. A empresa tentou esquivar-se; alguns de seus
consultores disseram a clientes que “estavam
averiguando o caso” e que “não
tinham certeza da veracidade“.
Porém, fontes ligadas ao mais
alto escalão do Zap garantem que não é
fakenews. A empresa teria alegado a alguns de seus principais
clientes que trata-se de uma ‘idéia infeliz’ e que não prosseguirá com esta
abordagem. Inclusive, já teriam tirado o controverso anúncio do ar.
A “abordagem”, conhecida no
mundo corporativo como backstabbing,
seria como se uma granja contactasse os clientes de um supermercado que vende
seus ovos, para que passassem a comprar os ovos diretamente, sem intermediário.
Mas, com um detalhe: o corretor de imóveis ou imobiliária faz muito mais do que simplesmente
anunciar o imóvel do cliente. Ele prepara o anúncio, analisa a documentação,
anuncia o imóvel, prospecta possíveis clientes, faz uma espécie de seleção de
clientes, leva os selecionados a diversas visitas ao imóvel, toca a negociação
quando se interessam, promove o fechamento do negócio, verifica a documentação
e certidões, e por fim acompanha a escritura, até a entrega das chaves. Por
estes serviços – e não
apenas pelo anúncio – é que o profissional recebe seus
honorários.
É natural – e perfeitamente
legal – que um proprietário, querendo e tendo tempo para as sucessivas visitas,
atendimentos, e procedimentos que uma venda envolve, trabalhe diretamente seu
imóvel. Porém, pode soar estranho que um portal que sobrevive da parceria com a
classe dos profissionais imobiliários tenha a prática de desacreditar, desprezar e diminuir justamente o serviço
que seus parceiros de negócio prestam. Além disso, pode ser até mesmo desonesto insinuar que
simplesmente por colocar um anúncio direto num classificado online – um portal de imóveis não é nada além disso
– o proprietário terá o mesmo resultado ou o mesmo trabalho que teria
entregando seu imóvel a alguém especializado naquilo. Corretor de imóveis não é
homem-sanduíche.
A estratégia de entrar num embate público com seus
principais clientes não parece – a priori
– ser uma grande diretriz para nenhum tipo de corporação ou empresa.
Segundo informações do
CRECI-RJ, o COFECI, órgão federal da categoria dos corretores de imóveis, já
teria notificado o portal de anúncios e autuado o Zap.
Em março de 2020, o Grupo OLX
Brasil, que também já havia adquirido o famoso Balcão.com.br (editora Balcão)
há alguns anos atrás, pagou R$ 2,9 bilhões pelo controle acionário do Grupo Zap
Viva Real, marcando a saída do grupo Globo da organização. A Olx Brasil é uma joint venture entre a norueguesa
Adevinta e a holandesa Prosus. Hoje o grupo Zap Viva Real recebe por volta de
28 milhões de visitas por mês em seus portais.
Nota Oficial do Grupo Zap sobre o
assunto, enviada a todos os clientes na manhã de 16/09:
Uma situação infeliz que ocorreu ontem, em uma publicação da área de
proprietários do ZAP.
Em nenhum momento, nós da OLXBR como nós
consultores e parceiros temos QQ interesse em mudar nosso forma de trabalho e
parceria.
Retiramos a calculadora do ar o mais rápido
possível e reforçamos que estamos JUNTOS com vcs Imobiliárias e corretores para
transformamos o mercado.
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