Últimas

Profissionais liberais se reinventam no marketing digital

Lançamento de infoprodutos como fonte de renda extra

Canva

Com a vinda da pandemia do coronavírus, muitos profissionais liberais tiveram que se reinventar e criar fontes adicionais de renda.

 

Talvez um dos maiores ensinamentos do livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki, seja este: ter um número maior de fontes de renda, do que o número de passivos.

 

Para equilibrar a sua balança financeira, pessoal e da sua empresa, o conselho dado é, ter várias fontes diferentes de entrada de dinheiro, e poucas saídas de dinheiro.

 

Desse modo a pessoa consegue acumular capital, investir, e começar a viver de renda.

 

Quando todas as suas contas estiverem pagas pelos juros que as suas aplicações financeiras te rendem, você passa a ser um rentista, e ganha a liberdade para fazer com o seu tempo de vida o que bem entender.

 

Profissionais liberais se inovam e se lançam no marketing digital

 

Hoje em dia, com o acesso à internet de banda larga, todas as pessoas procuram tudo na internet antes de comprarem alguma coisa.

 

Outras procuram inspirações e ideias, antes de fazer alguma coisa.

 

Foi aí, que o celebrante Daniel Santos, teve a sacada de lançar um infoproduto para ajudar e inspirar pessoas que foram convidadas por amigos a fazer um discurso na cerimônia de casamento.

 

Com o tempo livre proporcionado pela pandemia, sem casamentos para fazer, ele diz ter estudado horas a fio para entender como se lança um infoproduto até que conseguiu colocar o seu produto no ar, o texto para cerimônia de casamento.

 

Ele afirma que existe uma procura ativa por esse tipo de produto, justamente por pessoas que não são do mundo dos casamentos e não tem nem ideia do que falar na cerimônia dos seus amigos.

 

Outros profissionais, como os advogados, lançaram ebooks comentando determinadas leis e até a questão da MP sobre os contratos vigentes de eventos durante a pandemia.

 

Muitos professores, sem aulas na escola e sem renda alguma, se lançaram na internet com aulas de reforço online e também com minicursos sobre determinados assuntos.

 

Por exemplo, os cursos preparatórios para vestibulares e para o ENEM cresceram muito na internet nos últimos meses.

 

Aprendizados de uma crise financeira

 

Nosso país viveu muitas crises financeiras no passado e cada uma delas deixou um aprendizado.

 

A lição do plano Collor é que o nosso dinheiro no banco, não é bem nosso, tendo em vista que pode ser congelado pelo governo, num fiasco de gestão reconhecido mundialmente.

 

A hiperinflação nos anos passados nos ensinou a indexar contratos com correção monetária balizada por índices de inflação.

 

E, nessa última crise que passamos, aprendemos que a máxima da administração de empresas, que dizia que toda empresa deve ter 6 meses de contas pagas, com faturamento zero, em caixa, não é tão boa assim.

 

Agora os empresários precisam passar a considerar dois anos de contas pagas, em caixa, com faturamento zero, para ter certeza de que seus negócios serão capazes de sobreviver a crises.

 

O problema é que muitas empresas, inclusive os profissionais liberais, que são como empresas individuais, já vinham caminhando mal das pernas.

 

Com empréstimos pra pagar, prestação do carro, da casa, seguros, impostos, tudo isso sobrecarregou muito as contas e poucos passaram por essa crise sem entrar no vermelho.

 

O boom dos infoprodutos

 

Constantemente as plataformas de infoprodutos exibiam mensagens como “estamos sobrecarregados, em breve você será atendido”.


Não só as plataformas, mas servidores de hospedagens de site, agências de marketing, todo mundo estava abarrotado de serviço.

 

E continuam. Porque os lançamentos de sucesso acabam incentivando os outros empreendedores a lançarem os seus produtos também.

 

O que é bacana do marketing digital é que todo conhecimento pode ser um infoproduto, o formato não é tão importante, o que cativa mais o seu público, seja vídeo ou ebook.

 

O importante é manter a mente aberta e pronta para tentar coisas novas. Muitos especialistas dizem que não é fácil lançar um produto de sucesso, mas a cada tentativa as pessoas vão aprendendo e se aperfeiçoando.

 

E a cada lançamento de infoproduto o profissional liberal vai se aperfeiçoando e criando a sua carteira de pequenas fontes de renda, com o sonho, um dia, de se libertar da venda do trabalho por hora.

 

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” já dizia Fernando Pessoa.
 

Daniel Felipe
Jornalista MTE 1348/AL

Nenhum comentário