Quatro possíveis transformações que serão incorporadas no pós-pandemia
Katia Ribeiro Souza |
Com a vacinação avançando no país, mais
de 65%* dos brasileiros já foram imunizados com a primeira dose e quase 36%*
com as duas ou dose única, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa,
a rotina da população e a economia vão retomando aos poucos. No entanto, o
período de pandemia, que já dura mais de um ano, criou o tão falado “novo
normal”, que possibilitou ou contribuiu na aceleração de mudanças nos mais
variados setores. Conheça algumas das transformações que ocorreram no decorrer
deste tempo e que devem ser incorporadas no pós-pandemia em áreas como
educação, saúde, mercado de trabalho e até mesmo na publicidade.
Educação
- Proximidade das famílias com os
professores e a digitalização da escola - A
rotina de sala de aula passou a ser acompanhada pelas famílias, uma vez
que a tecnologia permitiu que os pais ou responsáveis estivessem ao vivo
junto com seus filhos. As escolas se digitalizaram e, mesmo com a retomada
presencial, algumas práticas serão adotadas permanentemente, acredita
Nathan Schmucler, diretor geral da rede de colégios Luminova. “Fazíamos um
evento presencial no encerramento de trimestre para apresentar os projetos
realizados pelos alunos, mas, com a pandemia, aperfeiçoamos nossa
plataforma digital para comportar eventos simultâneos, permitindo que
todas as escolas da nossa rede se envolvessem com as famílias de uma forma
fácil. Acreditamos que mesmo com o retorno das aulas, nossos eventos
digitais continuarão acontecendo, pois permite que a fluência digital seja
amplificada e as famílias tenham a possibilidade de escolha entre digital
ou presencial, assim como os alunos poderão ter seus projetos consultados
fora daquela janela de tempo que presencial propicia”, exemplifica
Schmucler.
Mercado de trabalho
- Contratação de funcionários sem
a limitação de território - Durante a quarentena, o home
office foi a única opção para muitos trabalhadores. Mas uma vez provada
que esta forma de serviço remoto funciona, muitas companhias viram a
oportunidade de recrutar profissionais em qualquer lugar do país e até
mesmo do mundo. Uma delas foi a Park Education, rede de idiomas e cursos
livres, que desde o começo da pandemia recrutou colaboradores de outras
regiões brasileiras. Além do benefício de investir em maior conforto, com
a redução de deslocamento, a rede tem promovido uma troca enriquecedora de
cultura e diversidade entre os contratados e quem já era
funcionário.
Saúde
- Telemedicina/Teleodontologia -
Alguns setores, mesmo nos momentos mais críticos da pandemia, não puderam
parar, como o segmento da saúde. No entanto, o atendimento à distância foi
favorecido em virtude da quarentena e deve permanecer mesmo após o
controle da covid-19. A maior rede de clínicas odontológicas do mundo,
OdontoCompany, adotou a teleodontologia como mais um canal para que os
pacientes possam tirar dúvidas ou fazer uma primeira triagem sobre que
tipo de dor está sentindo. Além deles, a rede de cuidadores de pessoas,
Home Angels, passou a oferecer o serviço Home Angels Help, em que todos os
assistidos da marca passaram a ter acesso a um médico, acionado durante
24h por uma central de atendimento 0800, para esclarecer dúvidas de
natureza clínica e dar instruções sobre ocorrência de urgência e emergência,
como condições cardiológicas, reações alérgicas, entre outras. Segundo a
base de dados da rede, 80% dos casos conseguem ser solucionados
rapidamente apenas por telefone ou com a visita do médico.
Publicidade
- Anúncio em saco de pão
conquista grandes empresas - Se com as restrições de
circulação de pessoas as mídias com outdoor perderam alcance, as que
entram dentro da casa das pessoas se mostraram altamente eficientes e
chamaram a atenção de grandes anunciantes. Um exemplo é a rede de
publicidade em saco de pão, PremiaPão, que vem fechando contratos com
indústrias, empresas de telefonia, redes de academia e até prefeituras.
Neste ano, a estimativa é alcançar 4,7 milhões de embalagens distribuídas.
*Informação coletada no dia 16/09/2021
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