Clube Giro utiliza gamificação como estratégia de engajamento no transporte rodoviário
- Programa de fidelidade
anuncia parceria com a divisão de Brand Gamification da etermax,
criadora dos fenômenos globais ‘Perguntados’ e ‘Apalavrados’, visando ampliar o perfil do público;
- Pioneiro no setor a
aplicar conceitos lúdicos de games para fidelizar clientes, número de
participantes cresce 30% ao mês.
São Paulo, 27
de outubro de 2021 - O mercado global
de games mobile deve movimentar US$ 90,7 bilhões até o final deste ano e
crescer mais de 13% anualmente até 2023. É o que aponta um levantamento da
Newzoo, consultoria global de games e eSports. Há ainda a recente Pesquisa Game
Brasil, que mostra que os celulares foram a plataforma mais popular entre os
gamers brasileiros em 2021. Segundo o relatório da SensorTower, o Brasil é,
inclusive, o terceiro país com o maior número de downloads de jogos, atrás
apenas da Índia e dos Estados Unidos.
De olho nesse
mercado, mesmo empresas de setores mais tradicionais têm apostado nessa solução
para inovar na experiência dos consumidores. É o caso do clube giro,
programa de fidelidade do Grupo JCA - formado pelas empresas Catarinense,
Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão - que oferece diversos
benefícios para seus clientes, e agora anuncia uma nova parceria com a divisão
de Brand Gamification da etermax, companhia internacional de tecnologia
criadora de jogos globais como ‘Perguntados’ e ‘Apalavrados’.
O programa de
fidelidade vem se reinventando por meio da tecnologia e é pioneiro na aplicação
de conceitos de games dentro do setor de transporte rodoviário. A etermax Brand
Gamification, por sua vez, desenvolve soluções 360º de publicidade in-game e
experiências de entretenimento inovadoras, com formatos especiais e uma rede de
mais de 2,2 mil títulos mobile que conecta e potencializa a relação da marca
com a audiência. Com a parceria, o clube giro espera impactar milhares
de usuários, agregar e ampliar o conhecimento sobre a plataforma, alcançando um
perfil de público que tem afinidade com jogos para celular e que pode vir a se
interessar em realizar viagens nacionais - já com a garantia de passagens com
um bom desconto.
"Os
games se destacam por sua abrangência e as oportunidades são enormes. É uma
alternativa lúdica, descomplicada e altamente eficaz no engajamento do público
e que pode auxiliar as organizações de diversos segmentos a atraírem um novo
perfil de cliente", explica Márcia Martinez, líder do clube giro e gerente
de clientes do Grupo JCA.
O clube
funciona como um jogo que oferece prêmios em virtude da própria interação do
usuário dentro de um aplicativo. Seu formato simplificado e dinâmico é um dos
principais diferenciais da plataforma, pois os pontos não estão atrelados
apenas com a frequência de viagens dos participantes, o que facilita o resgate
dos benefícios (brindes, descontos graduais na compra de passagens e cortesias
para viagens pelas empresas de ônibus parceiras). Para agilizar a evolução no
game, existem ainda os aceleradores, que são pequenas tarefas que liberam medalhas
adicionais e que o cliente pode realizar sem sair de casa, como participar de
pesquisas, quizzes ou interagir com notícias e vídeos pela ferramenta.
"Neste
primeiro ano de operação do clube giro, completado recentemente,
percebemos um crescimento expressivo na nossa base de cadastrados, na proporção
de 30% mensalmente, o que mostra que a estratégia de fazermos um programa
gamificado é mais atrativo do que os convencionais. Agora, com a parceria com a
etermax, temos a oportunidade de levar também o mundo das viagens e programas
de fidelização para dentro dos games, atraindo um novo público, que muitas
vezes não está habituado a viagens rodoviárias", acrescenta Márcia
Martinez, líder do clube giro e gerente de clientes do Grupo JCA.
Ainda segundo
as métricas levantadas pelo clube giro neste primeiro ano de operação,
cerca de 75% dos clientes interagem regularmente dentro do aplicativo e mais da
metade já fez um resgate de pelo menos um prêmio, sendo passagens de ônibus o
benefício favorito. O perfil do usuário do programa é predominantemente adulto,
sendo que mais de 60% estão na faixa de 21 e 40 anos de idade, o que vai ao
encontro à estudos que mostram que, diferente do que muitos imaginam,
entusiastas e gamers não são apenas crianças e adolescentes, mas um grupo
extremamente diversificado.
"A
aposta da JCA reforça a versatilidade e eficácia do brand gamification mesmo em
segmentos mais tradicionais, como o rodoviário, e as diversas possibilidades
disponíveis no universo dos jogos eletrônicos", comenta Christian Cunha,
diretor de Brand Gamification no Brasil da etermax. "Para auxiliar as
marcas nessa conexão com o mercado de games, possuímos um time multidisciplinar
capacitado para desenvolver campanhas 360º, que passam pelo planejamento,
execução e mensuração de resultados".
Conheça o clube
giro: Apple Store e Google Play
Sobre
o Grupo JCA
Reconhecido
pela história e tradição no transporte rodoviário, o Grupo JCA é composto pelas
empresas Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão e, ao
longo do seu percurso, vem inovando na experiência dos clientes, garantindo
segurança e conforto ao disponibilizar frotas modernas, avançados sistemas de
segurança, além de motoristas treinados e experientes. Com constante
investimento em tecnologia, o Grupo JCA foi pioneiro ao implementar o BPE
(bilhete de passagem eletrônico) que permite embarque direto na plataforma,
além de oferecer sites e aplicativos atualizados para compra, atendimento via
chatbot, wi-fi a bordo e entrada individual para USB nas poltronas de
determinadas categorias de ônibus. O Grupo JCA também no atua no transporte de
encomendas com a BUSLOG, otimizando bagageiros exclusivos de seus veículos, com
alcance de mais de 200 destinos, e em fretamento, contínuo e eventual, com a
Opção Fretamento & Turismo. É também detentor do Outlet de Passagens,
startup que oferece passagens de ônibus com descontos de até 75% e do clube
giro, primeiro programa de fidelidade gamificado do transporte rodoviário.
Sobre etermax Brand Gamification - Divisão da etermax, a etermax Brand Gamification ajuda as marcas a fazerem conexões profundas com os gamers e entusiastas por meio de soluções de jogos 360°, experiências de entretenimento e formatos especiais de publicidade em sua rede de mais de 2.200 títulos mobile. Para saber mais, clique aqui .
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