Como promover a campanha Outubro Rosa nas empresas
*Thaisa Batista
O Outubro Rosa é uma
campanha anual que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a
importância da prevenção do câncer de mama. As organizações têm aderido cada
vez mais ações em prol da campanha nas empresas. Dessa forma, promovendo mais
informação aos colaboradores.
Esta é uma campanha
relativamente nova no Brasil, pois ganhou destaque em 2008. A partir daí,
tivemos diversas marcas aderindo a ideia e divulgando ações de conscientização.
E isso é muito importante, pois mesmo com a intensificação da informação,
milhares de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos.
O câncer de mama é a
doença que mais mata mulheres em todo o mundo. Só em 2020 foram diagnosticados
66.280 novos casos no Brasil, com maior taxa de incidência e de mortalidade nas
regiões sul e sudeste, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Estes dados são
fundamentais, pois é possível entender a importância de propagar informação e
incentivar o cuidado com a saúde feminina. Pois quanto antes for diagnosticada
a doença, as chances de cura são maiores.
Pensando nisso, é fundamental
incentivar o autocuidado das mulheres que trabalham na sua empresa, e
impactando também mulheres do convívio dos colaboradores.
Trabalhar ações de
incentivo, saúde e autocuidado é muito importante e tem suas vantagens,
beneficiando a própria empresa. Dessa forma, promover esse tipo de ação gera
principalmente:
Bem-estar no ambiente
de trabalho;
Melhoram a autoestima
do trabalhador;
Reduzir as faltas e
afastamentos;
Geram mais engajamento;
Aproximam as pessoas
por meio da empatia;
Humanizam as ações
tomadas pela gestão.
Engajar os
colaboradores nessas ações impacta dentro e fora da empresa, nas relações dos
colaboradores com a comunidade e a família de cada um deles.
Apenas enviar e-mails
ou colar cartazes na empresa não surtem tanto efeito. Por isso, criar ações é
tão importante, pois a ideia central da campanha de outubro rosa nas empresas é
esclarecer para os colaboradores sobre sintomas e exames preventivos da doença.
E, claro, incentivar a realização periódica de exames.
Por isso, pensar em meios
de envolver os colaboradores é muito importante. Dessa forma, veremos agora
formas que você pode adotar para promover a campanha do Outubro Rosa.
A campanha dura todo o
mês de outubro, mas você pode optar por fazer um dia D de ações ou fazer
algumas durante esse período. Veja alguns meios de engajar seus colaboradores e
conscientizá-los:
Realize palestras com
profissionais. Esta é uma das opções mais práticas e usadas, trazer
profissionais da saúde para esclarecer pontos importantes como:
A doença em si;
O que pode provocá-la;
A importância do
diagnóstico precoce;
Como deve ser realizado
o autoexame;
Quem precisa fazer
mamografias.
Esses assuntos somente
um profissional pode tratar com maior clareza e tirar dúvidas a respeito da
doença. Vale lembrar também que, falar sobre o assunto torna-o mais comum às
pessoas, deixando de ser um tabu.
Para contribuir ainda
mais com o assunto, convidar alguém que já enfrentou a doença pode ajudar
bastante.
Envie cartas às
mulheres da empresa. Receber cartas faz bem a qualquer pessoa, por isso uma boa
ideia é escrever cartas às mulheres da empresa dizendo o quanto elas são
importantes e incentivando o autocuidado. Mas além disso, você pode organizar
para que a empresa toda escreva cartas para mulheres que estejam em tratamento
decorrente ao câncer de mama. É possível entrar em contato com o hospital de
referência e para conseguir enviá-las mesmo sem conhecer as pacientes.
Promova doações a uma
ONG ou instituição que combate ao câncer de mama. Boas ações são ótimas ações
para promover uma causa. Organizar doações na empresa pode ser uma ação para
ser agregada à campanha promovida pela organização.
Vale a pena entrar em
contato com as instituições para saber que tipo de doações eles podem estar
precisando. Os tipos de doações neste período geralmente são de:
Dinheiro, para custear
o enfrentamento da doença;
Mechas de cabelo, para
confeccionar perucas para mulheres que estão passando por tratamento;
Lenços e turbantes para
amarrar envolta da cabeça;
Itens de primeira
necessidade e alimentos.
Promova o dia casual
rosa
Escolher um dia e peça
para que toda a empresa use algum item rosa, boné, camisas, sapatos, adereços e
etc. Essa é uma ótima forma de promover a campanha do Outubro Rosa nas
empresas. Além disso, você pode distribuir laços da campanha, assim, mesmo quem
não tenha peças rosas será incluído na ação.
Decore a empresa
Uma outra ideia é
decorar e adicionar uma iluminação rosa. Dessa forma mostra que a empresa está
preocupada com a saúde das mulheres e deixa todos os colaboradores mais no
clima da campanha.
Essa ação é bem mais
interessante se agregada com outras, pois a campanha é bem mais que usar a cor
rosa. Como dito anteriormente, é informar, incentivar os exames e o
autocuidado, é sobre a saúde feminina e zelar pelos colaboradores.
Pensar nessas
atividades é uma forma de, além de tudo, fortalecer a cultura da sua empresa.
Mostrar interesse pelas pessoas é um ato de empatia e é essencial para
humanizar a marca empregadora. Assim, seus colaboradores ficam felizes e as
pessoas de fora terão um impacto positivo a respeito da imagem da instituição.
Sobre Thaisa Batista
Graduada em
Administração pela UFPR, possui MBA em Gestão Empresarial pela UTFPR e atua no
planejamento, controle e gestão de equipes em projetos e processos de
Recrutamento e Seleção há oito anos. Curiosa por soluções que pudessem otimizar
a produtividade de selecionadores e melhorar a experiência de candidatos,
fundou o Abler para ajudar a desenvolver o mercado de R&S, trazendo
agilidade e efetividade nos processos seletivos.
Sobre a Abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da Abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a Abler já conquistou mais de 250 clientes por todo o Brasil e mais de 40 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 7 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 2,8 milhões de profissionais cadastrados.
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