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Fortaleza e Richester estão entre as 20 marcas preferidas pelos brasileiros no e-commerce

 Pesquisa Kantar Brand Footprint Brasil aponta Fortaleza na 7ª posição e Richester na 17ª entre as marcas mais compradas no varejo digital

Logo no início da pandemia, a M. Dias Branco, além de garantir o abastecimento de alimentos para a população brasileira no varejo físico, gerou comodidade para que os consumidores encontrassem os produtos de suas marcas no e-commerce. A líder nacional em massas e biscoitos investiu em estratégia digital e na inclusão de produtos nos principais aplicativos de delivery do país, como Rappi, IFood e Cornershop. Os resultados já são percebidos: Fortaleza é a 7ª marca mais comprada no varejo online, enquanto Richester está na 17ª posição, de acordo com o ranking digital das 20 marcas preferidas pelos brasileiros, da Pesquisa Kantar Brand Footprint Brasil.

A mudança no comportamento do consumidor, que passou a comprar produtos do dia a dia no e-commerce, percebida nos últimos 18 meses, deu origem à edição do ranking digital Kantar Brand Footprint Brasil. Trata-se do desdobramento da pesquisa realizada no varejo físico, cuja metodologia leva em consideração a penetração (alcance da marca) e a frequência (número de vezes que é escolhida no ponto de venda) que, combinadas, geram o consumer reach point (CRP), o indicador das marcas mais escolhidas pelos brasileiros. Para avaliar o desempenho das marcas no ambiente online, o ranking digital levou em consideração as marcas que foram adquiridas a partir de meios eletrônicos.

A pesquisa avalia as marcas de bens de consumo massivo, que definem produtos como: alimentos embalados, bebidas, produtos de higiene pessoal, entre outros. Os meios eletrônicos avaliados pela Kantar foram divididos em quatro grandes grupos: o WhatsApp, para compras feitas pela rede social de mensagens; Aplicativos, como Rappi e Cornershop; Meios não puros, como os canais digitais de varejistas que também estão presentes no ambiente físico; e Meios puros, para nativos digitais como Amazon e Mercado Livre. A pesquisa avaliou o período entre agosto de 2020 e julho deste ano.

De acordo com Thierry Galves, gerente de E-commerce da M. Dias Branco, a líder nacional em massas e biscoitos reestruturou o time para atuar de forma dedicada e multifuncional, para estar presente em praticamente todas as plataformas com todas as marcas da Companhia. “Nós mais do que dobramos nossas vendas no digital e seguimos com patamares muito mais altos mesmo com a flexibilização do isolamento social, que tem acontecido. A expectativa é continuar crescendo de maneira acelerada e refletir a liderança nas categorias de biscoitos e massas também nos canais digitais, a partir de resultados expressivos, como os de Fortaleza e Richester”, ressalta o executivo.

Além do investimento nos canais digitais, Richester e Fortaleza têm renovado seu portfólio, seguindo as preferências dos consumidores e as tendências de consumo que surgiram após a pandemia, como produtos indulgentes no caso da marca especializada em biscoitos recheados ou pacotes econômicos e para toda a família, o público-alvo de Fortaleza.

Fortaleza tem 68 anos de história e está fortemente presente na lembrança dos consumidores. A marca apresentou seu novo posicionamento no 2º semestre de 2020, com a assinatura “O amor fortalece”, que retrata de forma verdadeira o quanto a marca faz parte da vida de diferentes gerações, reforçando as relações familiares, a memória afetiva e os laços de carinho que se intensificam à mesa.

O portfólio de Fortaleza conta com sabores que acompanham a rotina da família, desde o café da manhã, passando pelo lanche, almoço e jantar. A marca faz parte da vida das pessoas, presente em momentos do dia a dia, que se tornam únicos e especiais. Exatamente para resgatar memórias afetivas, foi lançado o biscoito Sequilhos nas versões coco e leite, em embalagens de 250g. Um dos diferenciais do produto é a intensidade de sabor, além de derreter na boca, parecendo ter sido feito em casa. O cuidado está em todos os detalhes, como coco de verdade na formulação e a marca do garfinho, como aqueles sequilhos com receita de família.

Dentro da tendência de pacotes para toda a família, foi lançado o promopack de Torradas nos sabores Tradicional e Integral. A embalagem tem peso líquido de 284g, contendo dois pacotes de 142g. Na categoria de biscoitos doces, foi lançado o Fortaleza Cristal em pacotes de 450g. Além de derreter na boca, os bicoitos vêm com cristais de açúcar caramelizado, criando a união perfeita entre o doce e o salgado.

Já Richester, fundada na década de 70, é a segunda marca criada pela M. Dias Branco, logo após o sucesso de Fortaleza. Richester também passou por um reposicionamento importante. Para se estabelecer como a marca jovem da M. Dias Branco e estreitar o relacionamento com esse target, a marca criou a campanha “Bora Experimentar”, que expressa a intenção de estimular o contato entre os jovens a partir de novas experiências.

O portfólio conta com alguns dos biscoitos recheados mais amados e vendidos do Brasil, como Escureto e Amori e não para de renovar seu portfólio. O posicionamento da marca é “Bora Experimentar”, que expressa a intenção de estimular o contato entre os jovens a partir de novas experiências.

Richester acaba de lançar biscoitos por tempo limitado: Avelã e Brownie, os novos sabores dos biscoitos recheados Amori, que serão comercializados entre outubro deste ano e março de 2022. Os produtos estão disponíveis em embalagens de 86g. Além da inovação com os sabores, a edição limitada traz mais recheio e o casquinho mais fino e crocante, que oferece nova experiência de consumo.

Outra novidade é o Amori Chocowaffer, coberto com chocolate de verdade e recheado com finas camadas de wafer, em embalagens de 100,8g. A experiência proporcionada pela cobertura com chocolate 100% de verdade é tão diferenciada, que foi criada campanha especial para o produto, cobrindo uma cobertura de prédio com chocolate.

Com estrutura comestível, a ação brinca com a cobertura de chocolate de verdade, tornando o Chocowaffer o grande protagonista. Para apresentar o espaço e aproveitar a estadia da melhor maneira possível, os humoristas Álvaro e Lucas Veloso foram convidados a experimentar a novidade e seguir os desafios propostos pelas pessoas no digital, seja comer um pedaço da parede ou devorar a mesa de centro da sala. É tudo chocolate de verdade, assim como o novo Chocowaffer Amori, que se destaca ainda pelas quatro finas camadas de biscoito wafer. A ação ocorrerá até o mês de outubro.

“Fortaleza e Richester são marcas muito importantes e regionais, que ganham força nacional a partir do e-commerce. Estamos muito satisfeitos com o resultado da pesquisa Kantar Brand Footprint Brasil e a expectativa da M. Dias Branco é continuar crescendo de maneira acelerada a partir de todas as suas marcas, tanto nos canais físicos, como digitais”, ressalta André Azevedo, gerente de Marketing da M. Dias Branco.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todos o Brasil.

Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, a M. Dias Branco possui 14 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.

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