Fortaleza e Richester estão entre as 20 marcas preferidas pelos brasileiros no e-commerce
Pesquisa Kantar Brand Footprint Brasil aponta Fortaleza na 7ª posição e Richester na 17ª entre as marcas mais compradas no varejo digital
Logo no início da pandemia, a M. Dias
Branco, além de garantir o abastecimento de alimentos para a população
brasileira no varejo físico, gerou comodidade para que os consumidores
encontrassem os produtos de suas marcas no e-commerce. A líder nacional em
massas e biscoitos investiu em estratégia digital e na inclusão de produtos nos
principais aplicativos de delivery do país, como Rappi, IFood e Cornershop. Os
resultados já são percebidos: Fortaleza é a 7ª marca mais comprada no varejo
online, enquanto Richester está na 17ª posição, de acordo com o ranking digital
das 20 marcas preferidas pelos brasileiros, da Pesquisa Kantar Brand Footprint
Brasil.
A mudança no comportamento do
consumidor, que passou a comprar produtos do dia a dia no e-commerce, percebida
nos últimos 18 meses, deu origem à edição do ranking digital Kantar Brand
Footprint Brasil. Trata-se do desdobramento da pesquisa realizada no varejo
físico, cuja metodologia leva em consideração a penetração (alcance da marca) e
a frequência (número de vezes que é escolhida no ponto de venda) que,
combinadas, geram o consumer
reach point (CRP), o indicador das marcas mais escolhidas pelos
brasileiros. Para avaliar o desempenho das marcas no ambiente online, o ranking
digital levou em consideração as marcas que foram adquiridas a partir de meios
eletrônicos.
A pesquisa avalia as marcas de bens de
consumo massivo, que definem produtos como: alimentos embalados, bebidas,
produtos de higiene pessoal, entre outros. Os meios eletrônicos avaliados pela
Kantar foram divididos em quatro grandes grupos: o WhatsApp, para compras
feitas pela rede social de mensagens; Aplicativos, como Rappi e Cornershop;
Meios não puros, como os canais digitais de varejistas que também estão
presentes no ambiente físico; e Meios puros, para nativos digitais como Amazon
e Mercado Livre. A pesquisa avaliou o período entre agosto de 2020 e julho
deste ano.
De acordo com Thierry Galves, gerente de
E-commerce da M. Dias Branco, a líder nacional em massas e biscoitos
reestruturou o time para atuar de forma dedicada e multifuncional, para estar
presente em praticamente todas as plataformas com todas as marcas da Companhia.
“Nós mais do que dobramos nossas vendas no digital e seguimos com patamares
muito mais altos mesmo com a flexibilização do isolamento social, que tem
acontecido. A expectativa é continuar crescendo de maneira acelerada e refletir
a liderança nas categorias de biscoitos e massas também nos canais digitais, a
partir de resultados expressivos, como os de Fortaleza e Richester”, ressalta o
executivo.
Além do investimento nos canais
digitais, Richester e Fortaleza têm renovado seu portfólio, seguindo as
preferências dos consumidores e as tendências de consumo que surgiram após a
pandemia, como produtos indulgentes no caso da marca especializada em biscoitos
recheados ou pacotes econômicos e para toda a família, o público-alvo de
Fortaleza.
Fortaleza tem 68 anos de história e está
fortemente presente na lembrança dos consumidores. A marca apresentou seu novo
posicionamento no 2º semestre de 2020, com a assinatura “O amor fortalece”, que
retrata de forma verdadeira o quanto a marca faz parte da vida de diferentes
gerações, reforçando as relações familiares, a memória afetiva e os laços de
carinho que se intensificam à mesa.
O portfólio de Fortaleza conta com
sabores que acompanham a rotina da família, desde o café da manhã, passando
pelo lanche, almoço e jantar. A marca faz parte da vida das pessoas, presente
em momentos do dia a dia, que se tornam únicos e especiais. Exatamente para
resgatar memórias afetivas, foi lançado o biscoito Sequilhos nas versões coco e
leite, em embalagens de 250g. Um dos diferenciais do produto é a intensidade de
sabor, além de derreter na boca, parecendo ter sido feito em casa. O cuidado
está em todos os detalhes, como coco de verdade na formulação e a marca do
garfinho, como aqueles sequilhos com receita de família.
Dentro da tendência de pacotes para toda
a família, foi lançado o promopack de Torradas nos sabores Tradicional e
Integral. A embalagem tem peso líquido de 284g, contendo dois pacotes de 142g.
Na categoria de biscoitos doces, foi lançado o Fortaleza Cristal em pacotes de
450g. Além de derreter na boca, os bicoitos vêm com cristais de açúcar
caramelizado, criando a união perfeita entre o doce e o salgado.
Já Richester, fundada na década de 70, é
a segunda marca criada pela M. Dias Branco, logo após o sucesso de Fortaleza.
Richester também passou por um reposicionamento importante. Para se estabelecer
como a marca jovem da M. Dias Branco e estreitar o relacionamento com esse
target, a marca criou a campanha “Bora Experimentar”, que expressa a intenção
de estimular o contato entre os jovens a partir de novas experiências.
O portfólio conta com alguns dos
biscoitos recheados mais amados e vendidos do Brasil, como Escureto e Amori e
não para de renovar seu portfólio. O posicionamento da marca é “Bora
Experimentar”, que expressa a intenção de estimular o contato entre os jovens a
partir de novas experiências.
Richester acaba de lançar biscoitos por
tempo limitado: Avelã e Brownie, os novos sabores dos biscoitos recheados
Amori, que serão comercializados entre outubro deste ano e março de 2022. Os
produtos estão disponíveis em embalagens de 86g. Além da inovação com os
sabores, a edição limitada traz mais recheio e o casquinho mais fino e
crocante, que oferece nova experiência de consumo.
Outra novidade é o Amori Chocowaffer,
coberto com chocolate de verdade e recheado com finas camadas de wafer, em
embalagens de 100,8g. A experiência proporcionada pela cobertura com chocolate
100% de verdade é tão diferenciada, que foi criada campanha especial para o
produto, cobrindo uma cobertura de prédio com chocolate.
Com estrutura comestível, a ação brinca
com a cobertura de chocolate de verdade, tornando o Chocowaffer o grande
protagonista. Para apresentar o espaço e aproveitar a estadia da melhor maneira
possível, os humoristas Álvaro
e Lucas Veloso
foram convidados a experimentar a novidade e seguir os desafios propostos pelas
pessoas no digital, seja comer um pedaço da parede ou devorar a mesa de centro
da sala. É tudo chocolate de verdade, assim como o novo Chocowaffer Amori, que
se destaca ainda pelas quatro finas camadas de biscoito wafer. A ação ocorrerá
até o mês de outubro.
“Fortaleza e Richester são marcas muito
importantes e regionais, que ganham força nacional a partir do e-commerce.
Estamos muito satisfeitos com o resultado da pesquisa Kantar Brand Footprint
Brasil e a expectativa da M. Dias Branco é continuar crescendo de maneira
acelerada a partir de todas as suas marcas, tanto nos canais físicos, como
digitais”, ressalta André Azevedo, gerente de Marketing da M. Dias Branco.
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e
Comércio de Alimentos
Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A.
Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações
negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira
do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na
década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco
inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para
todos o Brasil.
Detentora de marcas líderes, sendo as
principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a
companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo,
margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de
chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos
e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no
ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos
diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores
importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do
Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas
iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente, a M. Dias Branco possui 14
indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de
moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo
os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração
vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a
farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais
produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente
instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas
marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos
os continentes.
Nenhum comentário