Inteligência Artificial se destaca no atendimento ao cliente durante a pandemia
Um levantamento encomendado pela IBM e
realizado pela Morning Consult revela que 40% das empresas brasileiras, dos
mais diversos segmentos, como bancos, seguradoras, educação, saúde e varejo, já
aplicaram o recurso de Inteligência Artificial (IA) nos negócios, ganhando
destaque à frente de outros países da América Latina. O -estudo aponta
ainda que a pandemia acelerou a implantação desta e de outras tecnologias
de automação nos negócios brasileiros, especialmente quando envolve o
atendimento ao cliente.
As startups Take and Go e Minha Quitandinha, que
atuam diretamente com o varejo, fazem parte desta inovação para oferecer seus
serviços e produtos aos clientes 24 horas por dia. A Take and Go, por exemplo,
combina IoT, automação e IA para proporcionar novas experiências de compra e de
consumo ao disponibilizar uma vending cooler, como são conhecidas as geladeiras
que abastecem até 270 garrafas de cervejas geladas, nas áreas comuns dos
condomínios residenciais ou comerciais. “Após um pré cadastro na plataforma, a
pessoa tem acesso a geladeira, retira as cervejas e recebe a cobrança em sua
fatura automaticamente. Isso é possível com a ajuda de uma inteligência
artificial, que faz reconhecimento de imagem para saber quantas unidades foram
retiradas da vending machine”, diz Gustavo Almeida, CEO da Take and Go.
Já a Minha Quitandinha, que inclusive
surgiu em plena pandemia, oferece praticidade, conveniência, qualidade e
segurança através de um minimercado autônomo, instalado dentro de condomínios
residenciais verticais e horizontais, empresas, hotéis, clubes, marinas e
academias. “Para o consumidor é tudo intuitivo: o minimercado está às mãos e é
totalmente viabilizado pelo sistema de self-checkout. Por sua vez, as compras
são realizadas por meio de um app de celular gratuito que por geolocalização
identifica a loja e permite o passo a passo seguinte bem simples: escanear o
código de barra dos produtos que deseja adquirir e pagar diretamente pelo
aplicativo, via cartão de crédito e débito”, pontua Douglas Pena, CRO da Minha
Quitandinha.
Para a geladeira de bebidas alcoólicas,
o executivo afirma que um QR Code é afixado à porta, que só destrava via app,
se validados os dados cadastrais com a Receita Federal, que confirma o usuário
como maior de 18 anos. “Além de cervejas geladas, alguns licenciados podem
incluir entre os produtos, sorvete e iogurtes”, finaliza Pena.
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