Investimentos em publicidade digital movimentaram R$ 36,9 bilhões no Brasil, em 18 meses
Dados exclusivos do Digital AdSpend retratam o
ano de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Estudo com metodologia inédita
também revela que o período de pandemia da Covid-19 impactou no aumento da
familiaridade dos consumidores com as tecnologias e uso das plataformas
digitais.
São Paulo, 21 de
outubro de 2021 – O IAB
Brasil, associação que representa o mercado de publicidade
digital no País, em parceria com a Kantar
IBOPE Media, lança o estudo Digital AdSpend. A nova versão traz como
destaque o fortalecimento da publicidade no digital, que teve um investimento
acumulado de R$ 36,9 bilhões, considerando o ano de 2020 (R$ 23,7 Bi) e os seis
primeiros meses de 2021 (R$ 13,2 Bi).
O Digital AdSpend conta
com uma metodologia inédita, com captura mais abrangente, e que traz maior
granularidade ao dado com análises do comportamento de setores e categorias no
mesmo padrão de mercado dos demais meios. Com isso, a pesquisa traz uma visão
estratégica dos investimentos em mídia digital no país, considerando visões
setoriais e expectativas para os próximos meses.
“A partir deste ano, o IAB Brasil conta com a Kantar IBOPE Media como
parceira na elaboração do Digital
AdSpend para levar uma visão ainda mais ampla dos cenários de
setores e categorias que fazem parte da publicidade digital”, explica Melissa
Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil. “O estudo tem como objetivo
disponibilizar informações para que o setor tome as decisões de maneira
estratégica, compreendendo as atividades publicitárias com os mesmos critérios
em todos os pontos de contato utilizados pelo consumidor”, complementa.
Dados 2021
Na
análise comparativa de janeiro a junho de 2021 com o mesmo período de 2020, o Digital AdSpend indica
que os investimentos em publicidade digital tiveram um crescimento de 25% no
primeiro semestre deste ano.
Em relação à
distribuição por tipo de dispositivo, mobile e desktop, os números ficaram bem
próximos ao mesmo período de 2020, onde os anúncios publicados em mobile
representaram 73% do share total.
Expectativa de
crescimento para 2021
O IAB
Brasil perguntou também para os seus associados sobre a previsão para o
investimento em publicidade digital neste ano comparando a 2020 e identificaram
que 79% das empresas associadas pretendem aumentar seus investimentos, outros
16% pretendem manter e apenas 5% diminuir.
Entre as empresas que pretendem
aumentar, 34% aumentarão de 11% a 20% os seus investimentos e outras 32%
declararam que irão potencializar o investimento entre 21% e 30%.
Dados 2020
O
levantamento também revela que as compras dos anúncios em digital no ano
passado foram 48% a mais em relação ao último relatório publicado pelo IAB
Brasil, em 2019, com base de 2018.
Segundo o levantamento,
cerca de 90% das transações de mídia digital em 2020 foram feitas de maneira
automatizada, sendo 83% em plataformas self service, 4% em Programmatic Direct
e 3% em Programmatic RTB (lances em tempo real). Completaram o share de modelos
transacionais, as compras diretas (não automatizadas), representando 6% das
transações e Adnetworks com 4%.
Outro destaque do
estudo está na relação de direcionamento dos anúncios em Digital no ano de
2020, pois 73% dos investimentos foram endereçados para dispositivos móveis,
sendo que as redes sociais tiveram 46% do total dos anúncios veiculados.
Os dados exclusivos
também apontam que em 2020 o vídeo foi o formato líder nas redes sociais e
representou mais de 80% do total da verba investida na publicidade digital, em
comparação aos demais formatos de anúncios que foram 17%.
Os índices são
reflexos, principalmente, do período de pandemia da Covid-19 que acelerou a adoção
dos consumidores às tecnologias e plataformas digitais. De acordo com o estudo,
56% das pessoas entrevistadas afirmaram que a crise do Coronavírus fez com que
elas incorporassem a tecnologia no seu dia a dia.
Setores que mais se
destacaram
O Digital Adspend também
analisou os números dos top 15 setores que investiram em publicidade no
Digital. Em 2020 esses setores corresponderam a 94,4% da verba destinada às
mídias digitais e os três anunciantes com maior participação na publicidade
digital foram Serviços ao Consumidor (21,9%), Comércio (14,8%) e Financeiro e
Securitário (12,2%).
Já em 2021, os 15 Top
setores correspondem a 93% do investimento digital e alguns segmentos mudaram
de posição no ranking por aumentar os investimentos, como Telecomunicações,
Cultura, Imobiliário, Automotivo e Farmacêutico.
E o comparativo entre
os primeiros semestres de 2021 e de 2020 revela um aumento no volume de
anunciantes em canais digitais de 57% e comprova a curva de crescimento. Os
setores com mais crescimento em novos anunciantes foram: Imobiliário (+142%),
Eletros (+117%) e Serviços (+111).
“Pesquisas como estas
são importantes tanto para quem compra quanto para quem vende espaços e
soluções para publicidade. Nossa missão ao divulgar uma pesquisa como esta vai
muito além de entregar um número frio. Queremos dar mais possibilidades de
cruzamentos de dados, mais abertura para conversas, questionamentos e criação
de hipóteses em uma época em que todos estão fechando seus planejamentos para o
próximo ano”, comenta Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
Para conferir o estudo
completo do Digital AdSpend, acesse o link aqui.
Sobre Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media
faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos
as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e
investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a
melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500
colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.
SOBRE O IAB BRASIL
Entidade de classe sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver a publicidade digital no Brasil. Integrado a uma rede global com 45 IABs (Interactive Advertising Bureau) no mundo, incentiva a criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais. O IAB Brasil possui mais de 230 associados e reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia.
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