Marketing e tecnologia ajudam a melhorar performance de vendas
Martechs fornecem dados para que as empresas
possam aperfeiçoar o relacionamento com os consumidores e proporcionar
experiências exclusivas
É fato que durante a pandemia de
Covid-19 muitas empresas precisaram se adaptar a novas ferramentas para
sobreviverem em meio à crise. Isso porque a experiência digital passou a fazer
parte da rotina de grande parte da população mundial. No Brasil, segundo o
estudo Webshoppers
feito pela Ebit|Nielsen, o aumento do número de pessoas que passaram a comprar
pela internet foi de 23% só em 2020. Por isso, cada vez mais as organizações
buscam melhorar a experiência dos consumidores e a tecnologia tem sido uma
importante aliada nesse processo, abrindo espaço para a atuação crescente das martechs.
Com o aumento das experiências de compra
on-line, os
conceitos de marketing e tecnologia estão se tornando uma coisa só. Diante
desse cenário, uma martech atua
com o objetivo de aprimorar o relacionamento com o potencial cliente e
proporcionar experiências exclusivas. “O varejo físico está passando por um
momento de transformação digital e ao mesmo tempo consumindo muita tecnologia.
As martechs são
protagonistas nessa revolução, trazendo dados que ajudam a melhorar o marketing
e as vendas dentro do cotidiano das empresas”, afirma Marcio Pacheco, CEO da startup PhoneTrack.
Apesar do crescimento das experiências
digitais, as ligações telefônicas ainda são um importante canal de contato
entre cliente e empresa. Afinal, quando é importante a agilidade é um dos
trunfos do telefone. Nesse sentido, tecnologias como o call tracking e o speech analytics, por
exemplo, são capazes de melhorar a performance
das vendas com inteligência artificial e automações. Isso acontece porque elas
colaboram para a tomada de decisões baseadas em dados reais, resultado da
análise de números. Esse é um dos exemplos de martechs, empresas que estão
trabalhando com ferramentas que vão além da experiência digital e atuam com o
telefone como um canal que ainda é importante no marketing.
Segundo Pacheco, o relacionamento com o
cliente é uma das esferas que ganham cada vez mais espaço dentro do mercado de
marketing e de vendas. Segundo o Google, em 2019, houve mais de 2,5 bilhões de
visitas às páginas de contas pessoais para ajustar preferências de
personalização de anúncios. Essa é uma entre tantas provas de que hoje, sem
dados, não há campanha de marketing que consiga atingir os objetivos propostos,
pelo menos não com o máximo de eficiência. "A digitalização dos dados para
melhorar essa relação entre a empresa e o consumidor está sendo protagonizada
pelas martechs", analisa. As martechs
já são muito populares entre os profissionais e agências de marketing e a
tendência é que as ferramentas de inteligência artificial ganhem ainda mais
mercado, já que têm o objetivo de melhorar estratégias de marketing e de vendas
com base no comportamento do consumidor.
Sobre a PhoneTrack
Fundada em 2015, a PhoneTrack é uma
startup que utiliza a inteligência artificial aplicada à voz para transformar a
relação entre consumidor e empresa. Por meio de tecnologias como o call tracking e o speech analytics, a
ferramenta fornece dados sobre campanhas on-line
e off-line, como a
quantidade de chamadas recebidas e perdidas, a média de duração de cada ligação
e as principais palavras-chaves usadas durante o contato. Além disso, a
PhoneTrack permite a comparação de resultados entre campanhas diferentes,
melhorando o padrão do atendimento telefônico.
Site: www.PhoneTrack.com.br
Facebook: www.facebook.com/PhoneTrack
Instagram: @PhoneTrack
YouTube: www.youtube.com/c/PhoneTrack
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