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Modelo de gestão é essencial para empreender em diferentes mercados

 Empreendedor que começou no Brasil e hoje tem um negócio de sucesso nos EUA dá dicas importantes para quem quer iniciar um projeto

Muitos sonham empreender. Ter coragem e os cuidados necessários para fazer o sonho se tornar realidade são poucos os que têm. Sinais de inquietude por criar algo, por ter o controle de um negócio, pelo desejo de experimentar, correr riscos, são alguns indícios de que existe um espírito empreendedor.

Mas somente não basta isso. Para o empreendedor e apaixonado por gestão, Leandro Sobrinho, é preciso muito mais. Ele teve o seu primeiro negócio aos 22 anos, em 2008, chegou a ter mais de 20 franquias, entre elas óticas, bolsas e acessórios femininos, choperias e ser master franqueado de uma rede de cursos profissionalizantes até 2019. Em paralelo, se preparou com cursos no mercado imobiliário americano e em 2017 começou seus primeiros investimentos nos Estados Unidos.

Diante desta trajetória, ele aponta que empreender no Brasil traz diversos desafios, como as dificuldades burocráticas e políticas, mas é um excelente país para investir com diversas oportunidades. “Ter conhecimento de gestão e planejamento do negócio é fundamental, mas o dia a dia do empresário é, sem dúvida, muito complicado. E nesse aspecto, o modelo de gestão de negócios é fundamental para se ter sucesso na jornada empreendedora”, revela.

O gestor de uma empresa, por menor que seja, demanda diferentes responsabilidades, como cuidar dos aspectos ligados à gestão burocrática e motivacional dos funcionários (Recursos Humanos), gerenciar as contas a pagar e receber (Financeiro), emitir notas fiscais, dar entrada em notas de fornecedores, gerenciar estoque (Contábil), conhecer as obrigações, licenças de funcionamento e alvarás que o negócio demanda (Jurídico), vender aquele serviço ou commodities (Comercial), fazer propagandas e pensar no desenvolvimento e posicionamento de marca (Marketing), entre outras obrigações para o negócio crescer estruturado.

Porém, quando se está começando um negócio, poucos têm capital e estrutura para contratar profissionais de mercado especializados em cada setor, para assim constituir um organograma, objetivando moldar seu modelo de gestão e navegar por todos os setores de uma empresa. “Para manter o controle de toda essa demanda, é preciso criar indicadores de desempenho e ter um controle detalhado com acompanhamento periódico. Dessa forma, quando for possível compor departamentos e profissionais para cuidarem de cada setor, é preciso reconhecer o que está sendo bem-feito, ajustar o que não está e apontar oportunidades para sua equipe”, aponta Leandro.

Processo deve gerar resultado

Bons resultados e crescimento são indicativos de que a gestão está bem definida. O processo pode ser lindo no papel, mas se na prática não gerar resultados não está bom.

Mas não basta somente criar um modelo de gestão, é preciso ter continuidade, manter esse modelo com o tempo, continuar acompanhando os indicadores de cada departamento e não deixar a empresa perder a essência que a fez sair de sonho e virar realidade. “Gestão é follow-up com equipe, satisfação dos clientes, atenção às oportunidades e inovação são essenciais para manter o bom ritmo dos processos”, avalia o empresário.

Após conseguir sucesso, o empreendedor pode buscar novas oportunidades para expandir seus negócios. Aí vem um novo desafio: entender qual o melhor plano de expansão. Buscar novas oportunidades está diretamente ligado às oportunidades de crescimento que se tem com o negócio atual. Ou seja, expandir o atual ou buscar novos negócios.

Um ramo que não para de crescer é o de franquias, mas franqueados normalmente encontram um limitador de expansão por terem outros ao redor e um limite de região, e então procurar outras marcas de franquias pode ser uma opção. “Montar outro negócio desvinculado de franquias também é uma oportunidade, assim como empreender fora do Brasil, que é o sonho de muita gente. Para o empreendedor com um bom modelo de gestão o céu é o limite”, conclui.

*Leandro Sobrinho é empreendedor e apaixonado por gestão. Para mais informações, acesse www.raiseinvestor.com ou pelo Instagram raise.investidor

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