Modelo de gestão é essencial para empreender em diferentes mercados
Empreendedor que começou no Brasil e hoje tem um negócio de sucesso nos EUA dá dicas importantes para quem quer iniciar um projeto
Muitos sonham
empreender. Ter coragem e os cuidados necessários para fazer o sonho se tornar
realidade são poucos os que têm. Sinais de inquietude por criar algo, por ter o
controle de um negócio, pelo desejo de experimentar, correr riscos, são alguns
indícios de que existe um espírito empreendedor.
Mas somente não basta
isso. Para o empreendedor e apaixonado por gestão, Leandro Sobrinho, é preciso
muito mais. Ele teve o seu primeiro negócio aos 22 anos, em 2008, chegou a ter
mais de 20 franquias, entre elas óticas, bolsas e acessórios femininos,
choperias e ser master franqueado de uma rede de cursos profissionalizantes até
2019. Em paralelo, se preparou com cursos no mercado imobiliário americano e em
2017 começou seus primeiros investimentos nos Estados Unidos.
Diante desta
trajetória, ele aponta que empreender no Brasil traz diversos desafios, como as
dificuldades burocráticas e políticas, mas é um excelente país para investir
com diversas oportunidades. “Ter conhecimento de gestão e planejamento do
negócio é fundamental, mas o dia a dia do empresário é, sem dúvida, muito
complicado. E nesse aspecto, o modelo de gestão de negócios é fundamental para
se ter sucesso na jornada empreendedora”, revela.
O gestor de uma
empresa, por menor que seja, demanda diferentes responsabilidades, como cuidar
dos aspectos ligados à gestão burocrática e motivacional dos funcionários
(Recursos Humanos), gerenciar as contas a pagar e receber (Financeiro), emitir
notas fiscais, dar entrada em notas de fornecedores, gerenciar estoque
(Contábil), conhecer as obrigações, licenças de funcionamento e alvarás que o
negócio demanda (Jurídico), vender aquele serviço ou commodities (Comercial),
fazer propagandas e pensar no desenvolvimento e posicionamento de marca
(Marketing), entre outras obrigações para o negócio crescer estruturado.
Porém, quando se está
começando um negócio, poucos têm capital e estrutura para contratar
profissionais de mercado especializados em cada setor, para assim constituir um
organograma, objetivando moldar seu modelo de gestão e navegar por todos os
setores de uma empresa. “Para manter o controle de toda essa demanda, é preciso
criar indicadores de desempenho e ter um controle detalhado com acompanhamento
periódico. Dessa forma, quando for possível compor departamentos e
profissionais para cuidarem de cada setor, é preciso reconhecer o que está
sendo bem-feito, ajustar o que não está e apontar oportunidades para sua
equipe”, aponta Leandro.
Processo deve gerar
resultado
Bons resultados e
crescimento são indicativos de que a gestão está bem definida. O processo pode
ser lindo no papel, mas se na prática não gerar resultados não está bom.
Mas não basta somente
criar um modelo de gestão, é preciso ter continuidade, manter esse modelo com o
tempo, continuar acompanhando os indicadores de cada departamento e não deixar
a empresa perder a essência que a fez sair de sonho e virar realidade. “Gestão
é follow-up com
equipe, satisfação dos clientes, atenção às oportunidades e inovação são
essenciais para manter o bom ritmo dos processos”, avalia o empresário.
Após conseguir sucesso,
o empreendedor pode buscar novas oportunidades para expandir seus negócios. Aí
vem um novo desafio: entender qual o melhor plano de expansão. Buscar novas
oportunidades está diretamente ligado às oportunidades de crescimento que se
tem com o negócio atual. Ou seja, expandir o atual ou buscar novos negócios.
Um ramo que não para de
crescer é o de franquias, mas franqueados normalmente encontram um limitador de
expansão por terem outros ao redor e um limite de região, e então procurar
outras marcas de franquias pode ser uma opção. “Montar outro negócio
desvinculado de franquias também é uma oportunidade, assim como empreender fora
do Brasil, que é o sonho de muita gente. Para o empreendedor com um bom modelo
de gestão o céu é o limite”, conclui.
*Leandro Sobrinho é
empreendedor e apaixonado por gestão. Para mais informações, acesse www.raiseinvestor.com ou pelo Instagram
raise.investidor
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