Multicanalidade ajuda a Rede Tonin a driblar apagão das redes sociais e fugir do prejuízo
Mudanças estratégicas e utilização de outros canais fizeram com que o grupo batesse recorde de acessos no site e e-commerce da empresa
O fato de ser multicanal salvou a Rede Tonin de ter prejuízos em vendas nesta segunda-feira (04), dia em que o apagão do Facebook, Instagram e WhatsApp causou impacto negativo no comércio em geral. A rápida mudança de estratégia do grupo diante deste cenário fez com que fosse batido o recorde de acessos no site e e-commerce.
Assim que
identificou a pane nas redes sociais e no aplicativo de mensagens, o grupo
reajustou sua estratégia e explorou de forma mais intensa outros meios como
seus dois canais de ofertas no Telegram, SMS, e-mail marketing, o aplicativo
Tonin por meio de pushes, o LinkedIn e o próprio site da rede.
Com a pandemia, os
canais digitais se tornaram meios de comunicação e vendas ainda mais
importantes para as empresas e o Tonin, buscando criar facilidades para seus
clientes, tem investido continuamente na multicanalidade. “Nossa forma de
trabalhar é combinar o on-line e o offline, o digital tende a se destacar em
virtude da nova geração que cresce mais conectada, mas o comércio físico
continuará existindo, ele só deve passar por modificações como os
self-checkouts, por exemplo, que estão cada vez mais presentes. Estamos sempre
atentos às novas possibilidades e tendências de atuação”, diz Lilian Peres
Tonin, Gerente de Mídia do grupo.
Telegram
Em agosto deste
ano, a Rede Tonin lançou mais um meio de comunicação com os clientes ao criar
dois canais no Telegram. Diariamente, são publicadas diversas promoções no
“Ofertas Tonin Superatacado” e “Ofertas Tonin Supermercado”, que também podem
ser acessados por meio dos links https://t.me/ofertastonin
e https://t.me/toninofertas.
“Vimos no Telegram
um grande potencial para divulgarmos nossas ofertas, de colocarmos em prática o
conceito Online-to-Offline (O2O), que tem como foco oferecer aos
consumidores no ambiente digital mercadorias e serviços do mundo offline. Com
isso, o ambiente virtual funciona de modo conjunto com as operações do meio
físico, ao mesmo tempo em que os clientes economizam tempo e dinheiro, pois são
informados sobre as promoções todos os dias”, explica Cleide Prates, do
Departamento de Comunicação Estratégica do grupo.
O aplicativo de
mensagens possui recursos que também foram importantes para a comunicação do
Tonin nesta segunda-feira de apagão. “Temos um canal com todos os colaboradores
da empresa, o Telegram foi o único aplicativo que nos permitiu fazer um grupo
com tantas pessoas, então nossa comunicação interna também não foi afetada e
não foi preciso fazer nenhum ajuste”, comenta Cleide.
A exploração do
Telegram nos moldes do canal de ofertas do Tonin é um caminho relativamente
novo para o setor supermercadista e traz diversas possibilidades em termos de
comunicação com o público, pois leva informações direcionadas ao que as pessoas
inscritas buscam.
O canal serve como
uma vitrine das ofertas do site e das lojas físicas e impacta o perfil de
cliente mais habituado às compras no ambiente virtual como aquele que prefere
comprar em lojas físicas.
Sobre a Rede Tonin – Fundada em 1962
pelo empresário Luiz Tonin, em São Sebastião do Paraíso (MG), a Rede Tonin é
uma empresa familiar que já está na terceira geração de diretores e tem forte
atuação no interior de Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, a empresa opera 18
lojas nos formatos supermercado e cash & carry (conhecido como “atacarejo”,
fusão das palavras atacado e varejo) e emprega aproximadamente 2.200
colaboradores. Está em processo de expansão bastante acelerado e deve
inaugurar, ainda em 2021, novas lojas em Araraquara, Pirassununga, Porto
Ferreira, Jaboticabal, Bebedouro, São Joaquim da Barra, São Sebastião do
Paraíso e mais um Centro de Distribuição (CD) em Jardinópolis para atender
lojas do Estado de São Paulo. Nos próximos anos a meta é chegar a 40 lojas.
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