No Dia Nacional do Livro, executivos indicam suas atuais obras favoritas
Entre as mais de 15 indicações, destacam-se
livros de negócios, contos e ficção
O dia 29 de outubro é uma data especial
para os amantes da leitura: é celebrado o Dia Nacional do Livro. Contrariando a
opinião popular de que brasileiro não lê, segundo uma pesquisa realizada pelo
8º Painel do Varejo de Livros no Brasil, em conjunto com a Nielsen BookScan e o
Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o mercado de livros viu um
crescimento de 38,2% no faturamento entre janeiro e agosto de 2021,
representando um volume de 31,79 milhões de exemplares vendidos, bem mais que
os 22,01 milhões de 2020. Em outro levantamento, realizado pelo Clube de Autores, maior plataforma de
autopublicação da América Latina, foi revelado também que a busca por obras
independentes vem crescendo. Só no primeiro semestre de 2021 foram vendidos 70%
de livros a mais do que no mesmo período do ano passado.
Quanto mais pessoas leem, mais espaço há para trocas de experiências e sugestões de leitura. No mesmo estilo de clubes do livro, em que pessoas compartilham opiniões sobre as obras que leram, reunimos uma lista de indicações de títulos favoritos de executivos de diversas empresas de tecnologia do Brasil. Confira!
Paulo Kulikovsky, COO
da empresa Stake
O Animal Social - David Brooks
“Indico este livro porque ele traz uma
série de insights e reflexões sobre nosso comportamento, e como o inconsciente
impacta nossas decisões e nosso dia a dia. É uma ótima leitura para ajudar a
entender melhor as decisões que nossos clientes, nossas equipes e nós tomamos
no dia a dia”, avalia o executivo.
Ricardo Almeida, CEO do
Clube
de Autores
Trilhando Sonhos - Thiago
Fantinatti
"Viver é muito mais do que se
entregar a uma rotina de casa-trabalho-casa. Envolve aprender a mergulhar de
cabeça em nossos sonhos e, com isso, dilatar o tempo até fazer uma miríade de
experiências marcantes caber em cada um de nossos dias. Esse livro, que narra
uma aventura ao alcance de todos, nos ensina que a diferença entre o possível e
o impossível é, muitas vezes, apenas a nossa própria força de vontade",
comenta Ricardo.
Hugo Mathecowitsch, CEO
da a55
Sonho Grande - Cristiane Correa
“Indico esse livro por ele ser prático e
ao mesmo tempo inspirador quando falamos do potencial do empreendedorismo no
Brasil, ainda que escrito em uma outra época. Acredito que hoje o tom é ainda
mais promissor e otimista quando pensamos no empreendedor de sucesso”,
acrescenta Mathecowitsch.
Marcelo Ebert, CEO da YVY
Brasil
Cem Dias Entre Céu e Mar - Amyr Klink
“Eu indico este livro pois ele possui
muitos paralelos com a vida do empresário que está presente no ramo de
startups. Acredito que todos que desejam ingressar nessa área, devem ler esse
livro incrível do Amyr”.
Helmuth Hofstatter, CEO
da Logcomex
Um Manual de Sobrevivência Para o Mundo
Real do Empreendedorismo - Israel Salmen e Lucas Marques
“Eu indico essa obra pois ela mostra
qual é a realidade e os desafios do empreendedor no dia a dia”.
Felippe Astrachan, CEO
da AVLA no Brasil
O Grande Mentecapto - Fernando
Sabino
“Indico essa obra por contar divertida
que conta a história e as aventuras de Geraldo Viramundo, uma espécie de Dom
Quixote brasileiro, no interior de Minas Gerais. Em busca de sua amada, Geraldo
se mete em situações cada vez mais inusitadas. O Grande Mentecapto é um dos
poucos livros que me fez gargalhar enquanto eu lia”.
Jotta Fernandes, CXO da
Veek
Ostra Feliz Não Faz Pérola - Rubem Alves
“Por meio de prosa e poesia, Rubem Alves
me trouxe reflexões sobre escolhas e desenvolvimento pessoal e, ao mesmo tempo,
sobre a rotina do empreendedor. A ideia de que a criação surge de uma dor, ou
até mesmo de uma curiosidade, nos instiga a pensar no poder da capacidade
humana para transformar e revolucionar padrões”.
Tatiana Rodrigues, CMO
da Ahgora
108 Contos e Parábolas
Orientais - Monja Coen
“Livros como esse são
uma ótima alternativa para relaxar: são aqueles que posso ler pedaços, sem
pressa. Então fico com uma frase, um trecho, um conto ou reflexão para digerir
sem pressa ao longo do dia ou por dias. Os contos desta obra trazem porções de
sabedoria que, se bem aplicadas ao cotidiano, não só dos praticantes do
budismo, mas de qualquer pessoa, poderão trazer entendimentos para os
questionamentos da vida moderna”.
Isaac Paes, CEO da OiMenu
O Cientista do Marketing - Denner
Lippert
“Hoje em dia, são criados cada vez mais
métodos e engenharias para atender as novas gerações e os novos modelos de
negócios, porém, são tantas tentativas de "reinvenção da roda" que
nem sempre isso parece fazer sentido. O Denner conseguiu criar um método muito
sólido e claro, que permite os profissionais do marketing se tornarem verdadeiros
cientistas, ou seja, que trabalhem sem achismos. O livro é voltado para o
marketing digital, mas está muito atrelado aos pilares fundamentais do
marketing, e, para mim, é isso o que o diferencia das demais obras”.
Bárbara Welter de
Abreu, Diretora de Vendas e CS da Coalize
A Nova Lógica do Sucesso - Roberto
Shinyashiki
"Esse livro é uma leitura fácil e
em formato de história, com reflexões que podem ajudar a mudar o ponto de vista
sobre os negócios e ambiente de trabalho. A história conta com personagens e
aborda temas como liderança e postura profissional”.
Carlos Furlan, CEO do Pravaler
O Lado Difícil das Situações Difíceis:
Como Construir um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas - Ben Horowitz
“O livro é excelente, pois mostra um
lado prático e menos romântico do empreendedor, ensinando bastante sobre uma
das principais características que precisamos ter quando estamos criando um
negócio do zero – a resiliência. Além disso, destaca como foco e pragmatismo
são importantes na jornada de construção do negócio”.
Jean Carbonera, CEO do AgroVantagens
Direito, Ciência e Tecnologia - Os
Desafios À Liberdade - Vanali Teles
Assim como Orwell nos avisava, nos idos
de 1948, dos perigos de uma sociedade em que a tecnologia seria usada para o
controle dos indivíduos, a professora Vanali Teles, sete décadas depois,
analisa, utilizando como instrumentos o Direito, a Ciência e a Tecnologia, como
as profecias orwellianas se transformam em realidade. Com isso, nos faz pensar
sobre como deixamos que acontecesse e quais providências ainda podemos tomar
para evitar que corporações, estatais ou privadas, possam acabar de vez com as
liberdades individuais conquistadas com o sacrifício de várias gerações.
Victor Stabile, CEO da Liber
Capital
Capitalismo Consciente - Como libertar o
espírito heroíco dos negócios - John Mackey e Raj Sisodia
“A obra é muito interessante porque faz
as pessoas refletirem sobre o movimento que vem transformando as maiores
organizações do mundo.”
Michel Varon, CEO do VADU
O Poder de Pensar Fora da Caixa -
William Thorndike Jr.
“É sempre bom aprender com pessoas bem
sucedidas e neste livro consegui aprender com 8 CEOs diferentes como eles
conseguiram alcançar o TOPO pensando fora da caixa".
Henrique Vaz, CEO da CleanCloud
O coach de um trilhão de dólares - Alan
Eagle, Jonathan Rosenberg e Eric Schmidt
“O livro conta a história de Bill
Campbell, coach dos fundadores e executivos de algumas das principais empresas
do Vale do Silício, como Apple e Google, e traz alguns dos principais
ensinamentos de gestão e liderança que trouxe para 80 mentorados ao longo dos
anos. São lições válidas para empresas de diversos tamanhos e mercados,
com as quais empreendedores e líderes apliquem em sua jornada”.
César Ciongoli, CEO da BenCOrp
Os Primeiros 90 Dias - Michael D.
Watkins
“Assim que assumi meu cargo de CEO essa
foi a minha primeira leitura. E foi essencial para a minha preparação”.
Luís Chicani, CEO da Saúde
da Gente
44 Sonhos Caminhos e Sorrisos - Luis
Alexandre Chicani
“Este é o meu livro de cabeceira, onde conto a minha história e sempre busco nele a própria inspiração para continuar no meu propósito de empreender e ajudar as pessoas”.
Nenhum comentário