Pesquisa inédita de Neve revela a visão dos brasileiros a respeito do saneamento básico no Brasil
Parte do programa Banheiros Mudam Vidas, o
levantamento apontou que brasileiros desconhecem a complexidade da questão do
saneamento no país
26 de outubro de 2021 – Sete em cada dez brasileiros não têm a
real dimensão sobre a parcela da população desprovida de acesso a saneamento
seguro. 25% não sabem nem se o esgoto de sua própria casa é tratado. É o
que aponta a pesquisa “Banheiros
Mudam Vidas: descobrindo como os brasileiros percebem o saneamento básico – e
como podemos nos engajar”, desenvolvida pela Kimberly-Clark, por
meio de sua marca Neve, em parceria com a consultoria Grimpa. O estudo inédito
marca o lançamento da nova fase do programa Banheiros Mudam Vidas no Brasil, que passa
a se posicionar como um movimento articulador, reunindo parceiros importantes
ao redor de diálogos e soluções sobre o saneamento básico no país.
Com o levantamento, que entrevistou
1.002 pessoas de norte a sul do país, de forma online, Neve buscou entender
como os indivíduos enxergam o problema do saneamento básico, o que esperam de
marcas e governo, e como encaram possíveis soluções – inclusive com o
envolvimento direto da sociedade civil. A pesquisa vem no momento em que se
debate o marco legal do saneamento, reforçando a importância do tema para o
país.
“Há mais de cinco anos a Kimberly-Clark
apresenta uma jornada de forte atuação do programa Banheiros Mudam Vidas no
Brasil, com iniciativas que já possibilitaram o acesso a banheiros seguros,
água potável e educação sobre higiene a mais de 1.200.000 pessoas em
comunidades vulneráveis no país”, declara
Andréa Rolim, presidente da Kimberly-Clark no Brasil. “A falta de saneamento afeta a saúde e a
dignidade de bilhões de pessoas em todo o mundo e, como companhia, queremos
colaborar para transformar essa realidade, para ampliar ainda mais as ações
concretas, conversas e fomentar articulações entre diversos atores em torno de
um futuro mais sustentável e saudável para toda a sociedade.”, continua a
executiva.
Parte do subdimensionamento da situação
apontado pela pesquisa pode ser relacionado à falta de contato com essa
realidade. Quase 40% dos entrevistados afirmam sempre ter tido acesso ao
serviço e, portanto, esse não seria um tema sobre o qual refletem, normalmente.
Os problemas que mais ocupam o pensamento dos respondentes, atualmente, estão
diretamente relacionados ao contexto da pandemia da COVID-19: saúde (33%),
educação (21%) e desemprego (10%) são os mais indicados espontaneamente. E,
apesar de ocupar apenas a 9ª posição neste quesito – citado espontaneamente por
2% das pessoas -, quando comparado a outros itens de primeira necessidade, o
saneamento lidera as menções, aparecendo como mais importante para 60%, à
frente de energia elétrica (28%), gás de cozinha (8%) e celular com internet
(4%).
Ao delimitar os principais pontos que o
país deveria resolver nos próximos 10 anos, o tema também ganha importância,
subindo para 5º lugar na lista de prioridades. 90% acreditam que o Brasil só
vai conseguir evoluir como país quando um serviço como saneamento for universal
a toda população brasileira. Esses resultados podem ser associados à percepção
de que o investimento em saneamento básico impacta diretamente a saúde (88%) e
o meio ambiente (86%), evitando doenças e problemas de saúde (70%) e poluição
de solos e rios (50%). Por outro lado, as pessoas entendem que a falta do
serviço afeta negativamente a prevenção de doenças (89%) e a educação (65%).
Apesar disso, 80% ainda enxergam o
saneamento como um problema estrutural que não será resolvido no curto prazo.
Para 90% das pessoas a iniciativa privada deve se posicionar ativamente para
ajudar a minimizá-lo, e para 92% mudar essa realidade depende de um esforço
coletivo que envolva governo, empresas e cidadãos. Entretanto, mais da metade
dos indivíduos não conhece iniciativas – de caráter público ou privado – que
buscam solucionar o problema de saneamento do Brasil, e 74% não sabem como
poderiam contribuir.
Patrícia Macedo, diretora de marketing
da Kimberly-Clark no Brasil, destaca o desafio de aproximar o tema da
sociedade, reforçando o comprometimento de Neve com o saneamento básico,
território de atuação social da marca: “Temos
orgulho de ter planejado e executado ações diversas e consistentes ao longo
destes anos, com a ajuda de parceiros globais como Plan International e Water.org, mas também com parceiros locais que
trabalham com inovações desenvolvidas especialmente para os desafios dos
brasileiros, como é o caso das quatro startups impulsionadas com capital
semente e aceleração em nosso edital 2019-2020. Continuaremos atuando e evoluindo em
nosso papel como marca, articulando iniciativas e relacionamentos que inspirem
cada vez mais soluções para essa questão tão complexa”.
Os resultados da pesquisa reforçam a
percepção do saneamento básico como uma questão de interesse coletivo e, apesar
de 74% dos respondentes creditarem a responsabilidade por esses serviços às
prefeituras municipais, é importante a participação e apoio de toda a sociedade
para enfrentar o problema. Nesse sentido, o programa Banheiros Mudam Vidas
traz, para 2021, um movimento que articula novas parcerias com organizações e
entidades de diferentes partes do país para levar saneamento para mais
famílias, além de incentivar o engajamento da sociedade por meio da criação de
uma plataforma de financiamento coletivo, que vai reunir doações para as mesmas
entidades e projetos que serão apoiados pela Kimberly-Clark esse ano.
“Esse comprometimento é fundamental e
mostra a importância do envolvimento de marcas como Neve, no sentido de gerar
impactos ainda mais positivos na vida das pessoas, para além de nossos
produtos. Estamos liderando discussões, dialogando com as comunidades,
espalhando conhecimento, construindo parcerias, fomentando soluções, investindo
em ideias e incentivando o engajamento da sociedade”, acrescenta Macedo. “Na busca
por maneiras de contribuir com a transformação da realidade da falta de
saneamento no Brasil, o programa Banheiros Mudam já realizou ações que vão
desde a reforma e construção de banheiros em comunidades vulneráveis, até o
incentivo ao desenvolvimento de soluções inovadoras, como uma tecnologia de
sanitário seco adaptado aos diversos climas e regiões, chamada bason, e um
sistema doméstico de biodigestão que transforma dejetos em gás de cozinha e
fertilizante líquido”,
completa a executiva.
BANHEIROS MUDAM VIDAS
Neste ano, Kimberly-Clark, por meio de
sua marca Neve, se uniu à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e
Ambiental, seção São Paulo (ABES)
– uma organização não governamental sem fins lucrativos, que tem como principal
objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade por meio
do conhecimento –, ao Pacto Global das Nações Unidas (Pacto) – uma chamada
para empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais
nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção –,
e à Water.org
- organização global sem fins lucrativos que auxilia famílias a terem água
potável e saneamento por meio de financiamento acessível -, para a produção de
conteúdo, articulação e amplificação do diálogo em torno do tema. Além das
entidades que serão beneficiadas com a doação e o financiamento coletivo: Plan International -
organização independente de causas humanitárias e desenvolvimento que trabalha
pelo direito das crianças e igualdade para meninas -, Redes da Maré -
Instituição da sociedade civil que tem por missão tecer as redes necessárias
para efetivar os direitos da população do conjunto de 16 favelas da Maré, no
Rio de Janeiro -, Projeto
Saúde & Alegria - iniciativa civil sem fins lucrativos que
atua na Amazônia brasileira com o objetivo de apoiar o desenvolvimento
comunitário integrado –, TETO
- ONG que atua para construção de residências e que trouxe o projeto Banheiros
Biodigestores (pré-fabricado e ecológico) –, e a própria Water.org.
O programa, neste ano, vai focar seus
esforços em aumentar ou repensar a atuação de entidades que operam no setor
para estimular e fomentar o apoio público e promover transformações reais. Por
meio das doações, tanto da marca como dos consumidores e apoiadores, Neve quer
tangibilizar a melhora na vida das pessoas por meio da construção de banheiros
e do suporte e apoio no tema do saneamento básico. Também há uma perspectiva de
impacto com iniciativas de educação sanitária e ambiental para atuar no fomento
de políticas públicas.
"Precisamos quebrar esta dicotomia
entre a importância atribuída ao saneamento – que é real – e o baixo nível de
engajamento da sociedade como um todo no tema. Saneamento precisa passar de um
problema do futuro para um problema do presente, e todos precisamos fazer nossa
parte" declara
Gary White, CEO e co-fundador da Water.org.
PROJETOS BENEFICIADOS EM 2021
- Plan International:
A doação contribuirá com a reforma de três banheiros escolares na zona
rural de Teresina-PI, e com a difusão de conhecimentos sobre higiene
básica, hábitos saudáveis, saúde menstrual e igualdade de gênero.
- Redes da Maré:
A doação contribuirá para a construção do banheiro público dentro do
Galpão de Referência, que está em processo de reabilitação para se tornar
um novo espaço de convivência, com oficinas de geração de renda, polo de
acesso a direitos, cozinha comunitária e, claro, um espaço para higiene
pessoal. O Galpão de Referência fica na comunidade da Maré, no Rio de
Janeiro, e atende pessoas em situação de rua e de extrema precariedade.
- Saúde & Alegria:
A doação contribuirá para a instalação de banheiros e saneamento em uma
base de campo para famílias de comunidades tradicionais ribeirinhas
envolvidas na coleta de sementes florestais e na produção de mudas para
reflorestamento, na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra, Pará.
- TETO:
A doação vai para a instalação de banheiros comunitários com biodigestores
nas comunidades mais vulneráveis de até sete estados do Brasil, levando
saneamento básico aos moradores.
- org:
A doação ajudará famílias brasileiras a conseguirem um microcrédito que
permite ter acesso a água ou construir seus próprios banheiros. São
famílias que vivem em condições vulneráveis e que têm suas vidas
transformadas após conseguirem água e saneamento, pois isso traz saúde e
oportunidades.
O público poderá conhecer todos os
projetos que serão beneficiados no site da iniciativa banheirosmudamvidas.com.br, onde
também poderá acessar a plataforma de financiamento coletivo e fazer a sua
doação para suas entidades preferidas.
Sobre a Pesquisa “Banheiros Mudam Vidas:
descobrindo como os brasileiros percebem o saneamento básico – e como podemos
nos engajar”
A pesquisa “Banheiros Mudam Vidas:
descobrindo como os brasileiros percebem o saneamento básico – e como podemos
nos engajar” foi realizada pela Kimberly-Clark, por meio de sua marca Neve®, em
parceria com a consultoria Grimpa, com o objetivo de compreender as percepções
e motivações dos brasileiros internautas em relação à questão do saneamento
básico no Brasil e suas implicações, explorando também expectativas e
oportunidades de soluções. Foram realizadas 1.002 entrevistas, a partir de uma
metodologia quantitativa online, com painel de internautas, por meio da
plataforma OnTheGo – chatbot pesquisador. A amostra foi composta de homens e
mulheres, das classes ABC1, com idade superior a 18 anos, usuários de papel
higiênico, residentes em todas as regiões do Brasil. A pesquisa completa está
disponível para download em www.banheirosmudamvidas.com.br.
Sobre Banheiros Mudam Vidas
Banheiros Mudam Vidas é um programa
global da Kimberly-Clark que está ativo em mais de 12 países, engajando
colaboradores, parceiros, consumidores, e que já impactou cerca de 5 milhões de
vidas promovendo o acesso ao saneamento básico e à água potável. Na América
Latina, o programa vem construindo futuros melhores ao financiar e acelerar
ações para salvar vidas e ajudar a resolver e apoiar a crise de saneamento por
meio de parcerias com as ONGs Plan International, Water for People e com
startups. A empresa investiu mais de USD 1,5 milhão por meio de suas marcas
Scott®, Suave® e Neve® nos últimos seis anos, levando mais saúde e dignidade para
comunidades vulneráveis em oito países da região e impactando mais de 1,3
milhões de pessoas, que agora têm acesso a banheiros limpos e seguros.
Sobre Neve®
Neve® é a marca brasileira de papel
higiênico da Kimberly-Clark, há mais de 50 anos reconhecida por sua tradição e
pioneirismo. Líder no segmento, tem como missão oferecer produtos de alta
qualidade concentrando esforços em inovação e responsabilidade socioambiental.
Seu portfólio conta com papéis de folha dupla, tripla, linha premium, perfumados
e lenços umedecidos. Para saber mais sobre a marca, acesse o site marcaneve.com.br e siga o perfil no Facebook e Instagram.
Sobre a Kimberly-Clark
A Kimberly-Clark – multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal – e suas marcas são parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, criamos produtos que contribuem para tornar a vida melhor. Presente no mundo desde 1872 e no Brasil há 25 anos, nosso portfólio de marcas inclui: Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll® e nossos produtos estão em primeiro ou segundo lugar nas categorias em que concorrem, em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre os 149 anos de sua história de inovação, acesse o site kimberly-clark.com.br e siga os perfis no Facebook e LinkedIn.
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