Você sabe o que é UX writing?
UX writing é uma profissão que tem ganhado espaço no mercado, tendo em vista que a experiência do usuário se tornou um dos principais objetivos dentro das empresas.
Isso acontece porque ela é muito importante para a atração, conversão e fidelização de clientes, e dentro desse contexto, o UX writing se tornou um trabalho essencial.
Dentro de um aplicativo ou site, por exemplo, esse profissional vai criar conteúdos de valor, que realmente transmitem uma mensagem clara aos usuários.
O objetivo disso é melhorar a experiência, investindo em estratégias direcionadas à persona, utilizando uma linguagem adequada e um tom de voz apropriado para ela.
Muitas empresas investem nos canais digitais, afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas e buscam informações em plataformas na internet.
Entretanto, não basta apenas criar boas práticas de marketing digital, é necessário garantir que os usuários tenham uma boa experiência nos canais usados pela sua marca.
Isso está relacionado a muitos aspectos, e um deles é a qualidade do conteúdo produzido.
Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é UX writing, porque esse recurso deve ser usado e dar algumas dicas para colocá-lo em prática.
Entenda o que é UX writing
UX é uma sigla para User Experience e writing significa escrita. Nesse sentido, concluímos que UX writing é um termo que designa os conteúdos textuais criados para melhorar a experiência do usuário.
Essa estratégia seleciona cada elemento que compõe um texto, de modo estratégico, com a intenção de melhorar a jornada e promover a interação do leitor.
Por exemplo, se uma pessoa acessar o site institucional de uma empresa especializada em transferência de veículo blindado, ela compreende o caminho que deve seguir para acessar a informação que deseja, melhorando a qualidade de sua experiência.
Trata-se de um processo que envolve a linguagem, as características do público-alvo, o tom de voz usado e tudo o que envolve a arquitetura da informação.
Com isso, a empresa garante uma boa experiência para o cliente, aumentando o seu engajamento, mesmo que ele esteja enfrentando algum problema com a organização.
Quando criamos um texto, precisamos pensar no sentimento do leitor ao consumi-lo.
Esse questionamento é muito importante dentro do UX writing, visto que um erro de interface pode mudar o sentido de uma mensagem ou possibilidade diferentes interpretações.
Um exemplo disso é quando criamos uma mensagem para sinalizar um erro durante uma atividade dentro do site.
Dependendo da maneira como ela é escrita, podemos transformar algo negativo em um modo de aproximar ainda mais o usuário.
Essa estratégia é muito importante para qualquer negócio, como uma loja de balão de luz LED, entenda um pouco mais sobre isso no próximo tópico.
Por que usar UX writing?
Você já parou para pensar como seria um site ou aplicativo sem nenhum texto, impossível usar. Com base nisso, já podemos entender qual é a importância de investir em UX writing.
A camada funcional de interfaces é importante, mas ela só será eficaz se o UX writing. Isso acontece porque ele estrutura os espaços para conteúdo, sem limitá-lo.
Trata-se de uma função importante porque essa limitação pode impedir que uma boa ideia seja colocada em prática.
Todavia, para colocar essa estratégia em ação, a equipe deve se reunir para discutir a jornada do usuário e os caminhos que ele pode seguir.
Ao trabalhar com essa estratégia, sua empresa consegue garantir mais clareza nas informações, utilizando um layout atraente e clean, juntamente com as informações necessárias.
O profissional dessa área vai utilizar palavras que o público-alvo utiliza, para que as pessoas possam compreender ainda mais o conteúdo da mensagem.
Em linhas gerais, toda empresa, como um fabricante de bomba hidráulica para prensa, mesmo que tenha um público mais formal, deve optar por uma linguagem clara e simples.
É com isso que o seu trabalho em UX writing vai tornar a experiência do usuário mais fluida, um de seus principais objetivos. Isso é importante porque evita que eu visitante precise ir e voltar até encontrar o que procura.
Consequentemente, a organização garante uma boa curva de aprendizado ao seu público, algo fundamental para as estratégias de funil de vendas.
O UX writing também é importante porque ele evita o exagero de informações na tela, algo que prejudica muito a qualidade da navegação e a compreensão da mensagem. Em vista disso, o usuário consegue identificar mais facilmente o que lhe interessa.
Outro objetivo desse trabalho, que também destaca a sua importância, é a concisão, visto que usuário não pode perder tempo com mensagens pouco objetivas ou redundantes.
Um buffet festa infantil vai priorizar mensagens concisas, eficientes e sucintas, melhorando consideravelmente a experiência dos visitantes.
Por fim, não podemos nos esquecer de mencionar que o UX writing evita problemas na navegação provocados por informações pouco coesas ou excesso de mensagens.
Entretanto, tudo isso só é possível se a empresa souber usar essa estratégia, por isso, vamos dar algumas dicas sobre isso no próximo tópico.
Como melhorar a experiência do usuário com o UX writing
Quando falamos sobre textos, não nos referimos apenas aos conteúdos que visam educar o público de uma marca, mas também há qualquer material escrito dentro do site.
Para melhorar toda a escrita da plataforma, é fundamental investir em algumas práticas de UX writing, como:
Compreender a jornada do cliente
Toda empresa, como um fabricante de chave de carro codificada, precisa entender a jornada do cliente para diversas estratégias, uma delas é a utilização do UX writing.
Essas informações ajudam a obter insights valiosos para as estratégias, além de possibilitarem a identificação de todas as correções que precisam ser feitas.
Por exemplo, você pode descobrir em qual página os usuários costumam interromper a navegação, então, você vai descobrir o motivo e resolver a questão.
Apostar em mensagens claras
Uma das principais funções do UX writing é garantir a clareza e a objetividade das mensagens.
Nesse sentido, é muito importante evitar termos rebuscados ou frases que tornem a leitura muito complexa.
Seu foco deve ser na experiência do usuário, portanto, estabeleça a prioridade do seu conteúdo, levando até as pessoas as informações que elas procuram, sem enrolação. É isso o que vai garantir uma experiência ágil e eficiente.
Agora, no caso de um manual de instruções de cilindro de ar comprimido disponível no site da empresa, pode ser que seja necessário utilizar termos técnicos ou complexos.
Nesse caso, prepare um glossário ou dicionário que explique o significado dessas palavras.
Todavia, você só vai saber se precisa fazer isso, se realmente conhecer a persona do seu negócio.
Utilizar a voz ativa
A voz ativa é uma estratégia de linguagem utilizada para orientar o usuário em suas ações. Alguns exemplos são:
“Clique aqui”;
“Compre aqui”;
“Inscreva-se”;
“Baixe o conteúdo”.
São orações com instruções diretas, portanto, uma maneira eficiente de induzir os usuários e visitantes a realizarem uma ação, de acordo com as perspectivas e necessidades do seu negócio.
Utilizar linguagem sucinta
Quando, por exemplo, uma academia de aula de dança para emagrecer utiliza UX writing, passa a priorizar uma escrita mais simples e direta, transmitindo a mensagem de maneira sucinta e sem rodeios.
É fundamental evitar linguagem rebuscada ou frases muito longas, pois elas prejudicam o conteúdo. Prefira sempre instruções claras e parágrafos mais curtos.
Criar um guia de escrita
É muito importante criar um guia de escrita para listar as estratégias de comunicação textual que o seu negócio utiliza.
Nele você precisa destacar o tipo de linguagem usada e os termos que devem ser priorizados. Com isso, todos os seus conteúdos serão mais consistentes e coerentes.
Não se esqueça de esclarecer qual é o tom de voz da empresa, pois vai ajudar o redator a escolher o melhor tipo de vocabulário e de que forma a organização quer ser percebida.
Contar com profissionais especializados
Para melhorar ainda mais a aplicação dessa estratégia, um fabricante de exaustor industrial centrífugo pode contar com profissionais especializados em UX writing.
Eles saberão como criar os melhores conteúdos e de que maneira transmitir a mensagem que você deseja em todos os textos presentes em seu site, blog ou aplicativo.
Conclusão
Em resumo, o UX writing é uma ferramenta muito importante para melhorar a experiência do usuário em todos os canais digitais da marca.
Trata-se de uma estratégia que prioriza a objetividade, sempre utilizando termos simples e transmitindo as mensagens de maneira direta.
Entretanto, para funcionar, é fundamental um ambiente colaborativo entre os profissionais do setor e uma ampla compreensão da persona do negócio.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre esse conceito, sua importância e de que forma deve ser colocado em prática para trazer ótimos resultados ao seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário