Aeroporto Internacional de BH entra em nova fase na reforma do Terminal de Passageiros 1
Mais conforto e uma nova
experiência, inspirada no conceito “de Minas para o Mundo”, passam a ser
oferecidos a passageiros e visitantes
Belo Horizonte, novembro de 2021 – O Aeroporto
Internacional de Belo Horizonte entra agora em uma nova etapa na reforma do
Terminal de Passageiros 1. No dia 9 de novembro, começam as obras na sala de
embarque. O projeto de modernização, assinado pelo escritório Fernandes
Arquitetos Associados, prevê a ampliação das áreas comerciais, assim como a
revisão dos fluxos e processos – que englobam raio-X, check-in, restituição de
bagagens, salas e portões de embarque. A estimativa é que essa etapa da reforma
tenha duração de 14 meses.
O objetivo das obras é oferecer ainda mais conforto e comodidade a
passageiros, visitantes e toda a comunidade aeroportuária, bem como ampliar as
áreas comerciais no terminal em mais de 100%. “Com a reforma, o aeroporto
entra em um novo patamar de excelência. Além de melhorar
significativamente a eficiência operacional, as intervenções vão permitir que
as pessoas tenham a melhor experiência ao circular pelo terminal, bem como mais
conforto e opções de compras”, avalia Gustavo Anfra, gestor de Desenvolvimento
Aeroportuário da BH Airport.
A reforma do terminal está dividida em etapas. Inicialmente, ao
longo do primeiro semestre deste ano, ocorreu a transferência dos escritórios
das companhias aéreas e órgãos públicos do térreo e primeiro pavimento para
outros setores do aeroporto. Agora, começa efetivamente a fase de reforma dos
espaços. Algumas mudanças já foram colocadas em prática desde domingo (7), como
a abertura dos portões de embarque doméstico de 23 a 30, do
Terminal de Passageiros 2. Até amanhã (9), ocorre o fechamento dos portões de 1
a 6, do Terminal de Passageiros 1, assim como a mudança do canal de inspeção,
que passará a funcionar próximo à Polícia Federal, também no primeiro
pavimento. Nessa nova estrutura, o passageiro contará com o mesmo volume de
esteiras, o que garante o fluxo e atendimento aos usuários.
“O aeroporto já atua para informar ao público sobre a reforma e
possíveis alterações, para que os passageiros embarquem com tranquilidade e que
não haja impactos durante essa fase de transição. Vamos operar em 100% no
Terminal de Passageiros 2. Sinalizações já estão realocadas pelo terminal e a
concessionária está à disposição para esclarecer as dúvidas. O foco permanece
em oferecer a melhor experiência a todos que passam por aqui”, frisa Anfra.
Investimentos na reforma
As intervenções no Terminal de Passageiros 1 demandarão
investimentos da ordem de R$ 100 milhões e vão contribuir para fortalecer o
papel do aeroporto como indutor do crescimento e desenvolvimento socioeconômico
do Estado. Com o apoio dos acionistas, o terminal terá sua infraestrutura
transformada, o que trará um ambiente mais moderno e pronto para conectar Minas
Gerais com os demais estados brasileiros e também com o mundo.
Todos os
investimentos realizados pelo aeroporto desde o início da concessão, em 2014,
refletem diretamente na qualidade da prestação de serviços aos passageiros,
visitantes e comunidade aeroportuária.
Projeto arquitetônico é destaque
O conceito arquitetônico é um dos destaques da reforma, uma vez
que visa transformar a antiga estrutura em uma nova ambiência que atenda as
demandas atuais de movimentação, sem descaracterizar o projeto original, de
autoria do arquiteto Milton Ramos. “A ideia desse novo conceito é trazer para o
terminal uma matriz conceitual com o lema ‘De Minas para o Mundo’. O
intuito é que a arquitetura se caracterize como um meio potente
de identificação e valorização da história e da cultura mineira”, explica
Anfra.
Minas Gerais é um dos estados brasileiros mais ricos em tradições
culturais, com uma grande variedade de influências. Com isso, o escritório de
arquitetura selecionou três fortes elementos de representatividade para guiar a
proposta para o novo projeto do terminal. A tradição do barroco, a topografia
mineira e o modernismo presente nas formas do projeto original do aeroporto –
todos eles também possuem características comuns, como a plasticidade, o
elemento curvo, a expressividade e a relação com a paisagem.
Construído há mais de 30 anos, o terminal de passageiros 1 tem
arquitetura e estética marcadas pelo concreto. Com o projeto de reforma e
modernização, o intuito é compor harmonicamente as áreas existentes com novos
materiais e texturas.
Área de embarque/desembarque
Atualmente, a área de embarque/desembarque já oferece uma
organização espacial e de fluxos claros. O projeto luminotécnico terá papel
essencial e vai destacar a materialidade do concreto aparente, compondo com o
novo fechamento em painel amadeirado, além de trazer um elemento estético que
unifica toda a sala de embarque.
Inspeção de segurança
Com a nova reorganização espacial do primeiro pavimento, haverá
ampliação da área dos canais de inspeção.
Sala de embarque
A reforma da sala de embarque tem o intuito de reorganizar os
fluxos, possibilitar o deslocamento eficiente entre os portões, ao mesmo tempo
em que estimula os passageiros a aproveitarem as opções do novo mix de lojas,
com confortáveis áreas de estar, cafés, restaurantes e varejo.
Conforme o escritório de arquitetura, a nova materialidade busca
uma harmonia entre o concreto original, o granito do piso, testeiras das lojas
e novos materiais adicionados. Os elementos nos forros, portões de embarque e
área de longarinas aliam a funcionalidade desses materiais à intenção de
preparar o terminal para o futuro, ao mesmo tempo que reforçam características
da tradição mineira.
Outro elemento marcante é a topografia do Estado, representada
pelas formas orgânicas do forro, instalado nas áreas de espera e de formação de
filas junto aos portões de embarque. Cada trecho entre os portões representa no
teto a topografia de uma montanha de Minas Gerais.
Portões de embarque
Nos portões de embarque, o
escritório de arquitetura buscou as diversas contribuições artísticas e
arquitetônicas do barroco mineiro com as portas de arte sacra, que marcam esse
portal de chegadas e partidas do universo mineiro. A ideia é que cada portão
receba uma aplicação de chapa metálica perfurada que faz referência às portas
das igrejas de Minas Gerais.
Sobre a BH Airport
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil, que tem 49% de participação.
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