América Latina lidera o uso de tecnologia no ensino superior
Estudo da Instructure, criadora do Canvas LMS,
aponta maior tendência no uso de aplicativos móveis, ferramentas de gestão de
aprendizagem e sistemas de videoconferência por instituições de ensino superior
na região latino-americana
Na LATAM 74% dos usuários do LMS relatam que
frequentemente acessam cursos por meio de aplicativos móveis, em comparação com
61% na América do Norte e 63% na Europa/Oriente Médio. Divulgação |
23 de novembro de 2021 – A Instructure, criadora do Canvas,
divulgou seu segundo relatório anual da pesquisa sobre os fatores que
determinam o sucesso e o engajamento dos alunos do ensino superior. O relatório
identifica as seis principais tendências em todo o mundo e destaca maior
tendência na América Latina quanto ao uso da tecnologia na educação. Leia o relatório global
No geral, praticamente metade dos
entrevistados afirma ter uma percepção positiva da aprendizagem online. A saúde
mental dos alunos é cada vez mais importante para as instituições, com 92%
delas considerando o bem-estar psicológico dos alunos como um fator
socioeconômico que influencia significativamente o sucesso do estudante.
Com base nos dados do estudo, destacamos
aqui as percepções representativas de cinco países da América Latina (LATAM),
incluindo México, Colômbia, Peru, Chile e Brasil. Os números indicam uma
importante tendência no uso da tecnologia para a educação, apesar das limitações
de infraestrutura e do acesso à Internet.
- As instituições educacionais da
LATAM, quando comparadas com outras regiões, são mais propensas ao uso de
sistemas de gestão de aprendizagem para comunicação (83%) e para ministrar
aulas (82%). No Brasil
estes números são: uso para comunicação 86% e aulas
on-line 80%, sendo este o maior índice da região.
- Na LATAM 74% dos usuários do
LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem)
relatam que frequentemente acessam cursos por meio de aplicativos móveis,
em comparação com 61% na América do Norte (NORAM) e 63% na Europa/Oriente
Médio (EMEA). (Com 71%, o Brasil
tem o menor porcentual da região, enquanto o Peru tem a
maior porcentagem com 83%).
- Na LATAM, 66% das instituições
de ensino utilizam ferramentas tecnológicas para gerenciar aulas, mais do
que nas outras regiões, e 69% usam sistemas de comunicação por vídeo
pararealizar conferências, enviar mensagens de texto e webinars, em
comparação com 60% em EMEA.
- Com 40% de aderência, a LATAM
lidera o uso de ambientes virtuais de aprendizagem em comparação com os
29% em EMEA e os 35% em NORAM.
- Entre os fatores para aumentar
o engajamento e a motivação dos alunos, 50% dos entrevistados na LATAM
consideram importante a integração com recursos de tecnologia educacional,
em comparação com os 22% em EMEA e os 29% em NORAM.
Embora as notas continuem importantes,
gestores, professores e alunos estão determinando o sucesso de forma mais
holística e ajustando o apoio institucional de acordo com essa definição. As
instituições também estão trabalhando ativamente para melhorar as competências
digitais dos professores e desenvolver cursos online para ajudar os alunos a
terem sucesso em qualquer ambiente. Na LATAM, 95% dos alunos e 92% dos gestores
acreditam que o acesso à tecnologia tem um alto impacto no sucesso dos alunos.
Steve Daly, CEO da Instructure Divulgação |
“Este estudo ilustra o forte impacto que
a pandemia teve sobre as instituições e os alunos na América Latina, mas também
nos mostra uma região focada no uso da tecnologia para empoderar professores e
alunos”, disse Steve Daly, CEO da Instructure. “Em particular, o uso de
aplicativos móveis para acessar o conteúdo tem sido um poderoso motivador entre
nossos clientes na região. Também estamos vendo mudanças em áreas como inovação
pedagógica e transformação digital de universidades inteiras”.
O estudo também revelou as seis
principais tendências de uma pesquisa com milhares de alunos, gestores e
professores de 18 países, representando uma mistura de instituições de ensino
superior públicas e privadas com cursos de dois e quatro anos:
- A preparação para a carreira
(ainda) é a prioridade número um dos alunos.
Preparar os alunos para a vida após a
graduação é a principal preocupação. No entanto, gestores e alunos concordam
que é nesse ponto que as instituições encontram mais dificuldades.
- 84% dos entrevistados definiram
o sucesso do aluno como a preparação para o trabalho/carreira.
- 35% dos alunos e 33% dos
gestores de todo o mundo classificam a preparação para a carreira como a
área que mais precisa de melhorias.
- 83% dos entrevistados na
América Latina consideram importante medir o sucesso do aluno para
encontrar um emprego na área de estudo, em comparação com os 68% na NORAM
e os 67% no EMEA. O Brasil
tem o maior índice da região, 87%.
- As instituições precisam pensar
além do curso.
Embora os alunos ainda definam “sucesso”
principalmente como desempenho acadêmico, o corpo docente e os gestores estão
procurando maneiras de apoiar o aluno como um todo, com o bem-estar psicológico
e o acesso à saúde mental impactando positivamente o engajamento do aluno.
- 50% das instituições
pesquisadas em 2021 oferecem serviços de aconselhamento presencial ou
virtual, 33% realizam eventos de bem-estar no campus e 24% utilizam
aplicativos de saúde mental. No Brasil
especificamente, 48% das
instituições que participaram da pesquisa oferecem, no campus ou de
maneira virtual, serviços de aconselhamento, 28% incluem eventos voltados
à saúde em seu currículo e 16% utilizam aplicativos voltados à saúde
mental.
- 92% dos entrevistados na LATAM
consideram que o acesso aos recursos de saúde mental apresenta alto
impacto no sucesso dos alunos, superando os 88% na NORAM e os 85% na EMEA.
No Brasil este
número representa 95% dos entrevistados, o maior número da região e a
Colômbia possui o menor índice de 85%.
- O envolvimento professor-aluno
é fundamental - seja pessoalmente ou por meio da tecnologia.
O sucesso do aluno hoje requer
disponibilidade de recursos tecnológicos, bem como conteúdo envolvente e um
ensino de qualidade com o auxílio de professores proficientes em tecnologia.
Os quatro principais fatores acadêmicos
para estimular o sucesso dos estudantes, citados por alunos e gestores, são a
qualidade do corpo docente (91%), conteúdo/ensino envolvente (90%), tecnologia
disponível e instrução prática (ambos com 89%).
- 50% das instituições na LATAM
oferecem programas de apoio aos alunos para aumentar seu comprometimento e
motivação, em comparação com menos de 40% das instituições de outras
regiões.
No Brasil os principais fatores para o
sucesso citados por estudantes e gestores são:
- Atividades práticas 98%
- Oportunidade de estágio 98%
- Disponibilidade tecnológica 97%
- Oportunidades extracurriculares
97%
- Nível intelectual dos
professores 96%
- A aprendizagem online precisa
ser projetada especificamente para o ambiente virtual.
Com a incerteza sobre o futuro ainda
pairando sobre o horizonte e a aprendizagem híbrida tornando-se o novo padrão,
criar experiências significativas e interativas entre professores e alunos e
conectar os alunos uns aos outros será fundamental tanto para cursos híbridos,
quanto remotos.
- 47% dos alunos preferem o
aprendizado online e 46% possuem uma opinião positiva em relação ao
aprendizado online.
- 60% dos gestores da América do
Norte e 59% da América Latina julgam difícil manter os alunos envolvidos
durante o aprendizado remoto, em comparação com os 49% em EMEA.
- A democratização da educação
começa com a igualdade no acesso à Internet.
A conectividade à Internet é
fundamental, mas o acesso à tecnologia significa mais do que apenas fornecer
dispositivos e conectividade aos alunos.
- Os dois principais fatores
socioeconômicos de 2021 que influenciam o sucesso dos alunos são o acesso
à internet (92%) e o bem-estar psicológico (91%).
- As disparidades socioeconômicas
afetam o engajamento.
Os níveis de renda e o acesso a recursos
de aprendizagem e ferramentas tecnológicas continuam prejudicando alguns alunos
e impactando fortemente o engajamento deles em sua experiência educacional.
- 79% dos entrevistados relataram
que a renda familiar tem um impacto moderado ou grande no engajamento do
aluno.
Metodologia de pesquisa
A pesquisa foi realizada em julho de
2021 e foi analisada pela Hanover Research. Após o trabalho de campo e a
análise dos dados, o estudo consistiu em 7.687 respostas completas e
qualificadas. Os dados foram então divididos em crosstabs por região, país e
cargo, junto com vários subsegmentos adicionais, como condição socioeconômica.
A Instructure realizou testes de significância estatística em todos os
segmentos com um nível de confiança de 95% usando um teste Z com p = a menos de
0,05 e uma margem de erro de +/- 1% para o tamanho geral da amostra. Para
qualquer dúvida sobre a metodologia ou dados implícitos, entrar em contato com studentsuccess@instructure.com.
Sobre a Instructure
A Instructure (NYSE: INST) é uma empresa
de tecnologia educacional que apoia a inovação educacional virtual e híbrida para
mais de 30 milhões de alunos e educadores em todo o mundo e é reconhecida
globalmente por ser a criadora do Canvas, um LMS (Sistema de Gestão de
Aprendizagem) de código aberto nativo da nuvem.
O Canvas é o LMS líder de mercado
utilizado por universidades nos Estados Unidos e em outros países ao redor do
mundo, com presença na América Latina apoiando universidades e instituições de
ensino superior a promover a inovação educacional e o sucesso dos alunos na
região.
A plataforma de aprendizagem da Instructure
está integrada a mais de 500 parceiros de tecnologia, incluindo AWS, Adobe,
Google, Microsoft e Zoom. A Instructure é reconhecida pela facilidade para a
adoção e uso de suas ferramentas e, principalmente durante a pandemia, pelo
desempenho de seu aplicativo móvel, facilitando o acesso à educação para alunos
em áreas remotas e sem a necessidade do uso de celulares de última geração.
Para mais informações, visite www.instructure.com/pt-br. Para imagens, logotipos ou perfis de líderes de empresas, visite nossa página de recursos para a imprensa.
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