Black Friday da pandemia antecipou em até 10 semanas os descontos do e-commerce, que chegam, em média, a 57,38%
Este ano, a adesão chegou a 97,72% dos mais de
1,6 milhão de e-commerces no País. Pesquisa foi feita pela BigDataCorp, sob
encomenda do PayPal, e chega a sua sétima edição
São Paulo. Na esteira da crise da Covid-19, e a
exemplo do que já havia ocorrido no ano passado, o varejo online brasileiro
apostou na antecipação das liquidações de Black Friday – a sexta-feira que
sucede o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. O crescimento do comércio
online no decorrer dos últimos 19 meses levou a mais uma Black Friday de adesão
sem precedentes no País.
Este ano, a pesquisa (feita pela BigDataCorp
sob encomenda do PayPal Brasil) percebeu que há 2,5 meses a adesão às promoções
viralizou no Brasil. Há oito semanas, 60,49% das lojas online já ofereciam
promoções. À meia-noite, ao final desta quinta-feira, dia 25, a adesão das
lojas virtuais às ofertas de Black Friday chegou a 97,72% nos mais de 1,6
milhão de e-commerces do País.
Ao lado do Dia das Mães e do Natal, é a
data mais expressiva do comércio eletrônico, segundo a Webshoppers.
Para mapear esse fenômeno do varejo online, o estudo acompanha as ofertas de
Black Friday na web desde 2015, sendo esta a sétima edição do levantamento. Os
descontos médios de 2021 superaram os do ano passado (51,36%), batendo em
57,38%, o que pode caracterizar uma reação do comércio ao cenário econômico
ainda desafiador.
Os resultados são os seguintes:
Novidades
- Nesta sexta-feira, entre os
grandes e-commerces, com mais de 500 mil acessos por mês, o desconto médio
foi de 64,71%. Entre os demais e-commerces, ela chegou a 56,92%.
- Nas oito semanas anteriores à
Black Friday, os descontos deste ano chegavam, em média, a 10,56%.
Já duas semanas antes da data, os descontos avançaram progressivamente
para 49,11% este ano (contra 45,35% em 2020 e 10,58% em 2019).
- No Top 5 categorias em que a
pesquisa BigDataCorp
encontrou os maiores descontos, a medalha de ouro vai para livros, músicas
e filmes (principalmente digitais) (70,26%), seguidos por eletrônicos
(62,93%), brinquedos (51,83%), cosméticos e produtos de beleza (50,02%) e
roupas, sapatos e acessórios (48,22%).
Citações
“Observamos uma continuação da tendência
de antecipação das promoções e anúncios relacionados com Black Friday, que
apareceram 2,5 meses antes da data, como uma tentativa de atrair mais
consumidores para as lojas online. Também vimos percentuais de desconto mais
elevados esse ano, talvez em uma tentativa de compensar parte do aumento de
preços e redução de consumo causado pela inflação.” Thoran Rodrigues, CEO e
fundador da BigDataCorp.
“O e-commerce se transforma, a cada ano,
em um aliado mais importante para o varejo, seja ele de pequeno, médio ou
grande porte. As compras online se tornaram, no decorrer dos últimos dois anos,
parte do dia a dia dos brasileiros; e os varejistas entenderam que o ambiente
virtual é fundamental para incrementar as vendas, principalmente em datas como
a Black Friday. O que assistimos este ano foi uma grande antecipação dos descontos,
que chegou a quase 50% duas semanas antes da data. Isso demonstra a preocupação
do lojista em garantir vendas durante todo o mês de novembro, com a capacidade
de entrega desses produtos vendidos até a Black Friday propriamente dita.” Felipe Facchini, Head
Geral de Negócios do PayPal Brasil
(*) Os valores citados são preços médios
dos sites, ou seja, a média do preço de todos os produtos vendidos em uma dada
loja virtual.
Metodologia
- A
BigDataCorp realizou a coleta dos sites para esse estudo a partir de
uma base de dados com endereços (URLs). Essa base foi construída por um
processo que roda há mais de oito anos e que visita mais de 1,5 bilhão de
sites no mundo inteiro. A empresa utiliza o processo de captura de dados
da internet extraídos de visitas a mais 35 milhões de sites brasileiros,
dos quais são extraídas informações estruturadas e seus links. Os sites são
acessados e se faz o download dos documentos HTML. São desconsiderados os
sites inativos, ou seja, os que estão fora do ar ou que não respondem a
visitas por quatro semanas seguidas. Também são desprezados os que, por
oito semanas consecutivas, não fazem qualquer alteração em seu conteúdo.
Assim, são considerados neste estudo mais de 17 milhões de sites ativos no
Brasil.
Sobre a BigDataCorp
A BigDataCorp é a plataforma de dados da
era digital. Líder na América Latina, opera um dos maiores processos de coleta
e estruturação de dados do mundo, capturando informações públicas de mais de
1,5 bilhões de sites globalmente. São mais de 100 petabytes de informação
tratadas diariamente para atender empresas de todos os segmentos e portes. Para
auxiliar nas mais diferentes demandas, os dados capturados dão origem a três
diferentes produtos: o BigBoost, API de consulta de dados de pessoas, empresas
e produtos; o BigID, um serviço completo de validação de identidade e prevenção
à fraude; e o BigMarket, uma plataforma para estudos de mercado através de
dados alternativos. A BigDataCorp é
brasileira, foi fundada em 2013 e possui escritórios no Rio de Janeiro, onde
está localizada sua sede, e em São Paulo. Conheça mais sobre a empresa
acessando www.bigdatacorp.com.br.
Sobre o PayPal
O PayPal permanece na
vanguarda da revolução dos pagamentos digitais há mais de 20 anos. Ao levar
cada vez mais tecnologia aos serviços financeiros e ao comércio, tornando-os
mais convenientes, acessíveis e seguros, a plataforma PayPal capacita os mais de
416 milhões de consumidores e comerciantes, em mais de 200 mercados, para
ingressar e prosperar na economia global. Para mais informações, visite paypal.com.
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