Como criar um perfil profissional no LinkedIn para conseguir emprego
Ederson Dé Manoel*
O LinkedIn é uma
plataforma forte para um profissional se mobilizar no mercado de trabalho. A
rede social pode funcionar como ponte para uma oportunidade de recolocação, mas
é preciso cuidado na hora de montar um perfil profissional.
Eis algumas vantagens
que o LinkedIn proporciona aos seus usuários:
- Aumenta a visibilidade do
currículo
Se antes era preciso
imprimir vários currículos e sair por aí entregando nas empresas, hoje em dia a
maior rede social corporativa da atualidade favorece bastante a vida dos
candidatos.
Ao manter uma conta no
LinkedIn, os usuários podem mostrar suas qualificações, conhecimentos e
experiências profissionais a recrutadores de empresas do mundo inteiro.
- Permite acompanhar vagas de
emprego com mais facilidade
Milhares de pessoas
estão no LinkedIn buscando um emprego, assim como inúmeras empresas dos mais
variados setores disponibilizam vagas.
Para quem procura uma
oportunidade, no menu “Vagas”, pode-se buscar um novo emprego preenchendo o
cargo, competência ou a empresa e, posteriormente, a cidade ou estado desejado.
Além disso, o próprio LinkedIn sempre faz recomendações aos candidatos com base
no currículo e histórico de pesquisas e interações.
- Estimula o “networking”
Assim como qualquer
outra rede social, o LinkedIn também foi criado para estabelecer
relacionamentos. Por isso, é fundamental manter uma interação com a rede de
contatos para se fazer presente e conhecer novas pessoas. A plataforma oferece
todos os recursos para você praticar social
selling, que são vendas realizadas através de relacionamento por
rede sociais.
- Ajuda a ficar por dentro das
novidades do mercado de trabalho
Para se atualizar a
respeito das movimentações e mudanças do mercado, é importante acompanhar as
publicações de outros profissionais e, principalmente, de páginas de empresas.
Saber de novos projetos, ações, campanhas relacionadas ao seu campo de atuação
ajuda a ter insights e criar estratégias profissionais.
Aliás, em se tratando
de estratégias, saber utilizá-las é essencial para impulsionar o perfil e
garantir uma maior possibilidade de conseguir um novo emprego.
Assim, para deixar seu
perfil mais atrativo para novas oportunidades, atente para:
- Manter o seu currículo sempre
atualizado
Não basta apenas criar
uma conta no LinkedIn e deixá-la estagnada, desatualizada e sem informações. É
necessário conservar as experiências, portfólio e especializações sempre
atualizados. Não se deve esquecer ainda de desenvolver um bom texto de resumo para
se apresentar a todos que visitarem a sua página.
Também deve-se incluir
palavras-chave relacionadas à área de atuação, pois recrutadores pesquisam uma
combinação de cargos, habilidades e outros filtros para encontrar os candidatos
certos.
Se possível, vale a
pena pedir a colegas, amigos ou até mesmo chefes para fazerem recomendações no
perfil, o que confere maior credibilidade ao que foi exposto.
- Escolher uma boa foto
No LinkedIn, a sua foto
de perfil deve, preferencialmente, transmitir mais profissionalismo e, por
isso, é muito importante que seja uma foto com uma boa resolução e que mostre
bem o seu rosto. Uma boa imagem de capa também favorece muito sua visibilidade.
- Usar a rede social com
frequência
Organize-se para,
frequentemente, publicar posts ou escrever artigos sobre a sua área de atuação.
Expor seus conhecimentos faz toda a diferença, pois demonstra suas áreas de
dominância e habilidades profissionais.
*Ederson Dé Manoel é Growth Hacker especialista em LinkedIn e Lead Generation. Pós-graduado em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atualmente dedica-se à projetos de Data Marketing, Growth Hacking e Gestão de Experimentos de Marketing Científico. Já atendeu clientes, como Google, Corinthians, Vogue, Netshoes, Faber Castell, Cerveja Proibida, Barcardi, Caixa, Everlasty, entre outros.
Nenhum comentário