Últimas

Como criar um perfil profissional no LinkedIn para conseguir emprego


Ederson Dé Manoel*

O LinkedIn é uma plataforma forte para um profissional se mobilizar no mercado de trabalho. A rede social pode funcionar como ponte para uma oportunidade de recolocação, mas é preciso cuidado na hora de montar um perfil profissional.

Eis algumas vantagens que o LinkedIn proporciona aos seus usuários:

  • Aumenta a visibilidade do currículo

Se antes era preciso imprimir vários currículos e sair por aí entregando nas empresas, hoje em dia a maior rede social corporativa da atualidade favorece bastante a vida dos candidatos.

Ao manter uma conta no LinkedIn, os usuários podem mostrar suas qualificações, conhecimentos e experiências profissionais a recrutadores de empresas do mundo inteiro.

  • Permite acompanhar vagas de emprego com mais facilidade

Milhares de pessoas estão no LinkedIn buscando um emprego, assim como inúmeras empresas dos mais variados setores disponibilizam vagas.

Para quem procura uma oportunidade, no menu “Vagas”, pode-se buscar um novo emprego preenchendo o cargo, competência ou a empresa e, posteriormente, a cidade ou estado desejado. Além disso, o próprio LinkedIn sempre faz recomendações aos candidatos com base no currículo e histórico de pesquisas e interações.

  • Estimula o “networking”

Assim como qualquer outra rede social, o LinkedIn também foi criado para estabelecer relacionamentos. Por isso, é fundamental manter uma interação com a rede de contatos para se fazer presente e conhecer novas pessoas. A plataforma oferece todos os recursos para você praticar social selling, que são vendas realizadas através de relacionamento por rede sociais.

  • Ajuda a ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho

Para se atualizar a respeito das movimentações e mudanças do mercado, é importante acompanhar as publicações de outros profissionais e, principalmente, de páginas de empresas. Saber de novos projetos, ações, campanhas relacionadas ao seu campo de atuação ajuda a ter insights e criar estratégias profissionais.

Aliás, em se tratando de estratégias, saber utilizá-las é essencial para impulsionar o perfil e garantir uma maior possibilidade de conseguir um novo emprego.

Assim, para deixar seu perfil mais atrativo para novas oportunidades, atente para:

  • Manter o seu currículo sempre atualizado

Não basta apenas criar uma conta no LinkedIn e deixá-la estagnada, desatualizada e sem informações. É necessário conservar as experiências, portfólio e especializações sempre atualizados. Não se deve esquecer ainda de desenvolver um bom texto de resumo para se apresentar a todos que visitarem a sua página.

Também deve-se incluir palavras-chave relacionadas à área de atuação, pois recrutadores pesquisam uma combinação de cargos, habilidades e outros filtros para encontrar os candidatos certos.

Se possível, vale a pena pedir a colegas, amigos ou até mesmo chefes para fazerem recomendações no perfil, o que confere maior credibilidade ao que foi exposto.

  • Escolher uma boa foto

No LinkedIn, a sua foto de perfil deve, preferencialmente, transmitir mais profissionalismo e, por isso, é muito importante que seja uma foto com uma boa resolução e que mostre bem o seu rosto. Uma boa imagem de capa também favorece muito sua visibilidade.

  • Usar a rede social com frequência

Organize-se para, frequentemente, publicar posts ou escrever artigos sobre a sua área de atuação. Expor seus conhecimentos faz toda a diferença, pois demonstra suas áreas de dominância e habilidades profissionais.

 

*Ederson Dé Manoel é Growth Hacker especialista em LinkedIn e Lead Generation. Pós-graduado em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atualmente dedica-se à projetos de Data Marketing, Growth Hacking e Gestão de Experimentos de Marketing Científico. Já atendeu clientes, como Google, Corinthians, Vogue, Netshoes, Faber Castell, Cerveja Proibida, Barcardi, Caixa, Everlasty, entre outros.

Nenhum comentário