Como evitar que a Black Friday se transforme em um pesadelo para os seus negócios
Reconhecida como um dos momentos de maior
aquecimento do comércio ao longo de todo ano, a Black Friday também representa
uma oportunidade excepcional para os cibercriminosos
São Paulo, 17 de novembro de 2021 – Está
se aproximando uma das datas mais aguardadas pelo comércio durante todo o ano:
a Black Friday, que em termos de aquecimento nas vendas se rivaliza com as
festas de final de ano. No dia 26 de novembro, milhões de consumidores
brasileiros navegarão pela Internet à procura das melhores ofertas, fazendo a
alegria dos varejistas. Porém, esta data também é aguardada com ansiedade pelos
cibercriminosos.
Com o crescimento exponencial das
compras online, os varejistas tornaram-se o alvo principal dos cibercriminosos.
No ano passado, 44% das organizações de varejo foram vítimas de um ataque de
ransomware e muitas pagaram um preço altíssimo. O custo médio de recuperação de
um ataque de ransomware no setor de varejo foi de quase US$ 2 milhões, de
acordo com o relatório
State of Ransomware in Retail 2021 da Sophos. Os custos incluíam tempo de
inatividade, tempo de entrada de pessoas, custo do dispositivo, custo da rede e
oportunidade perdida de negócio, com o resgate médio pago para recuperar dados
criptografados estimado em US$ 147.811.
“À medida que nos aproximamos da Black
Friday e da temporada de compras mais movimentada do ano, a comunidade de
cibercriminosos está atenta e também se preparando para maximizar seus lucros”,
alerta Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da Arcserve, o
provedor de soluções de proteção de dados e de combate a ataques de ransomware
mais experiente do mundo. Na visão da executiva, esta pode ser uma temporada
“tudo ou nada” para muitos varejistas, que enfrentam a ameaçadora realidade de,
caso se tornem vítimas de um bem-sucedido ataque de ransomware, terem que
encerrar as suas atividades mesmo com as vendas apresentando um bom desempenho.
“A adoção da melhor tecnologia do ponto
de vista de prevenção não dá a certeza de que os ataques criminosos irão
fracassar, sendo necessária a construção de uma estratégia robusta de proteção
e de continuidade para os negócios”, analisa Daniela, detalhando quatro
maneiras de manter os bandidos afastados para viabilizar um final de ano feliz
e lucrativo.
1: Obtenha o armazenamento de dados
certo
Os varejistas precisam gerenciar e
proteger muitos dados, desde números de cartão de crédito e endereços de e-mail
até informações de faturas. Ter a solução correta de armazenamento de dados
permite proteger esses dados críticos, mesmo na ocorrência de um ataque de
ransomware. Adotar uma solução imutável de armazenamento de dados capaz de
proteger as informações continuamente, tirando snapshots instantâneos a cada 90
segundos, pode ser a diferença entre crescer no segmento de atuação ou
simplesmente ter que sair do negócio. Desta forma é possível a recuperação das
informações mesmo no caso de um ataque bem-sucedido. Como esses snapshots
instantâneos são imutáveis, sempre haverá uma série de pontos de recuperação,
garantindo a segurança dos dados.
2: Fortaleça o elo mais fraco
Firewalls, proteção de end point e
segurança de e-mail são preocupações vitais. Porém, o backup e a recuperação
são uma parte crítica de uma solução global de segurança de TI. E se isto não
for feito corretamente, gerará o elo mais fraco do sistema. Ter um plano
abrangente de backup e recuperação é vital não só para proteger os dados no
caso de um ataque, mas também em incidentes básicos como quedas de energia,
falha de hardware ou simplesmente erro humano. E este plano deve ser
periodicamente testado.
3: Entenda que nem todos os dados são
iguais
A classificação por níveis de dados é
essencial para os varejistas. A abordagem envolve mover dados usados com menos
frequência, ou menos vitais, para níveis mais baixos de armazenamento gerando
menores custos e ampliando a capacidade de recuperação e disponibilidade. Nem
todos os dados têm a mesma importância. Não ter acesso a relatórios de vendas é
um problema menor do que o comprometimento de todos os endereços de entrega.
Assim, é essencial ter diferentes conjuntos de políticas com base na
importância dos dados e na rapidez necessária para acessá-los ou recuperá-los.
4: Proteja seus dados na nuvem
Muitos varejistas operam na nuvem e não
podem ignorar o fato de que eles, e não os provedores de serviços, são os
principais responsáveis pela proteção dos dados. É vital que os varejistas se
conscientizem desta responsabilidade, adotando as medidas de segurança
adequadas e testando regulamente a eficiência do plano de recuperação de dados
no caso de um ataque criminoso ter sucesso.
Sobre a Arcserve - A Arcserve, um dos cinco maiores fornecedores mundiais de proteção de dados, possui o mais amplo conjunto de soluções avançadas para gerenciar, proteger e recuperar todas as cargas de trabalho de dados, do pequeno e médio negócio às grandes corporações, independentemente da localização ou a complexidade. As soluções Arcserve eliminam a complexidade ao mesmo tempo em que trazem a certeza da melhor proteção de dados, com excelente relação custo-benefício, agilidade, sendo extremamente escalável em todos os ambientes de dados. Isto inclui on e off-prem (abrangendo DraaS, BaaS e Cloud-to-Cloud), infraestruturas hiperconvergente e de edge. As quase três décadas de IP premiado da empresa, aliadas ao foco contínuo em inovação, significa que parceiros e clientes, incluindo MSPs, VARs, LARs e usuários finais, têm a garantia do caminho mais rápido para cargas de trabalho e infraestruturas de dados da próxima geração. Uma empresa 100% canal, a Arcserve está presente em mais de 150 países, com 19.000 canais parceiros auxiliando a proteger ativos de dados críticos de 235.000 clientes. Explore mais em arcserve.com e siga @Arcserve no Twitter.
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