Embaré relança seus famosos caramelos no mercado
Com novo posicionamento e identidade
visual moderna, marca de 86 anos apresenta a nova cara dos “quadradinhos” que
marcaram gerações
A marca
Embaré fez muito sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990 com seus caramelos
“quadradinhos” e se mantém viva na memória afetiva de muitas gerações até hoje.
Buscando manter-se competitiva e atual, a empresa tem apostado em pesquisas de
mercado para desenvolver sua estratégia de rebranding e se aproximar do
público mais jovem.
“A proposta do reposicionamento é conquistar
as novas gerações, levando em conta a essência da empresa, do mercado e o
consumidor que nos trouxeram até aqui. Apesar do seu tradicionalismo, a Embaré
é uma empresa inovadora e moderna. E essa virada tem como objetivo estabelecer
um novo marco para marca com uma cara mais jovem e descolada, comenta Adriana
Antunes, Gerente de Marketing da Embaré.
Como
parte dessa iniciativa a empresa revitalizou as embalagens da sua linha de
caramelos tradicionais com um layout rico em cores vivas, trazendo mais
modernidade para o produto. A mudança na identidade visual também pode ser
percebida nas comunicações da marca nas redes sociais, que adotou criativos
mais “descolados” e adaptou seu tom de voz, criando uma linguagem mais próxima
do consumidor final. Acompanhando as tendências de consumo, a marca também
abriu as vendas de todo o seu mix em seu e-commerce, o aplicativo Sou
Camponesa, que também contempla sua linha de lácteos que tem o mesmo nome,
dando mais flexibilidade e comodidade para os consumidores adquirirem seus
produtos.
Neste
mês, a marca apresenta ao mercado sua nova campanha “Diversão ao Cubo”,
assinada pela agência MATCH Comunicação, de Recife, para mostrar o novo momento
dos caramelos. Com uma identidade visual moderna, a campanha busca transmitir
como o sabor dos caramelos podem elevar os momentos de diversão a máxima
potência. O plano de mídia conta com divulgação nos principais canais digitais,
além de ações com um time de influenciadores e ativações no PDV.
Atualmente,
a linha da Embaré conta com os tradicionais caramelos “quadradinhos”, além de
opções recheadas, toffees, iogurte, premium, balas mastigáveis, o tablete de
chocolate com laranja, além de embalagens presenteáveis. Famoso para os
brasileiros, a marca fez história ao longo dos anos e cativou uma legião de fãs
que ultrapassa gerações. Os caramelos seguem como uma das guloseimas preferidas
pelos consumidores do Brasil, conforme mostra a ‘Pesquisa de Preferência de
Marcas’ realizada pela SA Varejo em 2021, na qual o produto da Embaré conquista
o 6º lugar na categoria ‘Bala, caramelo, confeito drops e pastilha’. O estudo,
que contou com a participação de 3.622 varejistas de todo o país, mede o índice
de lembrança desse público em relação às marcas.
“Ao longo dos seus 86 anos a Embaré construiu
uma relação afetiva muito forte com seus consumidores, e apesar de todos os
nossos lançamentos, nosso mix contempla vários produtos que estão conosco desde
o início da nossa história, marcando momentos especiais na vida de muitos
clientes. Nossos caramelos sempre se diferenciaram pelo sabor, formato e por
derreterem na boca, já que ao contrário das balas nossos produtos levam leite
em sua composição. A experiência sensorial é um dos nossos principais
atributos, onde cada mordida desperta um sentimento especial no momento do
consumo: seja de prazer, alegria, diversão e até mesmo nostalgia para quem já
nos conhece há mais tempo”, completa Adriana.
Exportação
Devido
ao grande sucesso, hoje, a Embaré exporta seus caramelos para 45 países, nos
cinco continentes do mundo. Neste ano, a companhia retomou os mercados da
Índia, Bulgária e Egito e passou a exportar seus caramelos também para a
Somália, Mauritânia, Argélia e Libéria. Além disso, conquistou a Costco, do
Canadá, segundo maior varejista do mundo, com mais de 100 lojas no país e 12
milhões de associados (que correspondem a 43% da população).
O
catálogo de exportação da Embaré engloba mais de 40 versões dos caramelos, que
são o carro-chefe de exportação da companhia, tendo sua linha completa
exportada – desde os caramelos tradicionais (quadradinhos), recheados, toffees,
caramelos premium, até suas balas mastigáveis.
Segundo
o gerente de exportação da Embaré, Felipe Antunes, o mercado externo é muito
aberto em relação a novos sabores e produtos. “Com o intuito de alcançarmos
diferentes públicos, de maneira mais assertiva e visando ampliar as opções
oferecidas, estamos em constante trabalho junto aos nossos distribuidores para
entender quais os itens podem ter mais sucesso em cada um dos países. Sabores, tamanhos,
apresentações e outros aspectos são sempre avaliados. Atentos a isso, estamos
sempre inovando na formulação dos nossos produtos. Por exemplo, o Caramelo
Sugar Free, vem para atender um público que procura por opções de confeitarias
que entregam sabor e saudabilidade”, destaca Antunes.
Sobre
a Embaré
Fundada em 1935, a
Embaré possui fábricas em Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte e Patrocínio,
em Minas Gerais, que somam aproximadamente 51 mil m² de área construída e
contam com nove laboratórios próprios. Hoje a empresa tem capacidade de
processamento diário de 2,8 milhões de litros de leite. Atuante nas categorias
de laticínios e confeitaria, a Embaré possui um mix diversificado com mais de
100 produtos, fabricados nos mais altos padrões de qualidade. Sua linha de
lácteos é composta por leite em pó, leite UHT, leite condensado, creme de
leite, doce de leite, bebida láctea, manteiga e queijos. A Camponesa, marca que
assina a linha de lácteos da Embaré, encontra-se atualmente entre as três
marcas de leite em pó mais vendidas do Brasil, de acordo com o Instituto AC
Nielsen.
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