No Dia Mundial do Banheiro, conheça projetos e formas de ajudar a melhorar o saneamento básico no Brasil
Criado em 2003 pela ONU, o dia 19 de novembro
reforça a importância da mobilização a favor do saneamento básico para a
população, especialmente nas regiões mais carentes
Instituído como Dia Mundial do Banheiro,
pela ONU em 2003, o 19 de novembro, tem como objetivo alertar sobre a
importância da mobilização de todos para garantir o acesso ao saneamento
básico. Para se ter uma ideia, sete em cada dez brasileiros não têm a real
dimensão sobre a parcela da população desprovida de acesso a saneamento seguro.
25% não sabem nem se o esgoto de sua própria casa é tratado. É o que
aponta a pesquisa “Banheiros
Mudam Vidas: descobrindo como os brasileiros percebem o saneamento básico – e
como podemos nos engajar”, desenvolvida pela Kimberly-Clark, por
meio de sua marca Neve, em parceria com a consultoria Grimpa. O estudo inédito
trouxe achados que reforçam ainda mais a necessidade em se falar e discutir
sobre tema, especialmente em um cenário no qual muitos brasileiros ainda não
possuem acesso a esse direito básico.
Com o levantamento, que entrevistou
1.002 pessoas de norte a sul do país, de forma online, Neve buscou entender
como os indivíduos enxergam o problema do saneamento básico, o que esperam de
marcas e governo, e como encaram possíveis soluções – inclusive com o
envolvimento direto da sociedade civil. A pesquisa vem no momento em que se
debate o marco legal do saneamento, reforçando a importância do tema para o
país.
“Há mais de cinco anos a Kimberly-Clark
apresenta uma jornada de forte atuação do programa Banheiros Mudam Vidas no
Brasil, com iniciativas que já possibilitaram o acesso a banheiros seguros,
água potável e educação sobre higiene a mais de 1.200.000 pessoas em comunidades
vulneráveis no país”, declara Andréa Rolim, presidente da Kimberly-Clark no
Brasil. “A falta de saneamento afeta a saúde e a dignidade de bilhões de
pessoas em todo o mundo e, como companhia, queremos colaborar para transformar
essa realidade, para ampliar ainda mais as ações concretas, conversas e
fomentar articulações entre diversos atores em torno de um futuro mais
sustentável e saudável para toda a sociedade.”, continua a executiva.
Parte do subdimensionamento da situação
apontado pela pesquisa pode ser relacionado à falta de contato com essa
realidade. Quase 40% dos entrevistados afirmam sempre ter tido acesso ao
serviço e, portanto, esse não seria um tema sobre o qual refletem, normalmente.
Os problemas que mais ocupam o pensamento dos respondentes, atualmente, estão
diretamente relacionados ao contexto da pandemia da COVID-19: saúde (33%),
educação (21%) e desemprego (10%) são os mais indicados espontaneamente. E,
apesar de ocupar apenas a 9ª posição neste quesito – citado espontaneamente por
2% das pessoas -, quando comparado a outros itens de primeira necessidade, o
saneamento lidera as menções, aparecendo como mais importante para 60%, à
frente de energia elétrica (28%), gás de cozinha (8%) e celular com internet
(4%).
Ao delimitar os principais pontos que o
país deveria resolver nos próximos 10 anos, o tema também ganha importância,
subindo para 5º lugar na lista de prioridades. 90% acreditam que o Brasil só
vai conseguir evoluir como país quando um serviço como saneamento for universal
a toda população brasileira. Esses resultados podem ser associados à percepção
de que o investimento em saneamento básico impacta diretamente a saúde (88%) e
o meio ambiente (86%), evitando doenças e problemas de saúde (70%) e poluição
de solos e rios (50%). Por outro lado, as pessoas entendem que a falta do
serviço afeta negativamente a prevenção de doenças (89%) e a educação (65%).
Apesar disso, 80% ainda enxergam o
saneamento como um problema estrutural que não será resolvido no curto prazo.
Para 90% das pessoas a iniciativa privada deve se posicionar ativamente para
ajudar a minimizá-lo, e para 92% mudar essa realidade depende de um esforço
coletivo que envolva governo, empresas e cidadãos. Entretanto, mais da metade
dos indivíduos não conhece iniciativas – de caráter público ou privado – que
buscam solucionar o problema de saneamento do Brasil, e 74% não sabem como
poderiam contribuir.
Patrícia Macedo, diretora de marketing
da Kimberly-Clark no Brasil, destaca o desafio de aproximar o tema da
sociedade, reforçando o comprometimento de Neve com o saneamento básico,
território de atuação social da marca: “Temos orgulho de ter planejado e
executado ações diversas e consistentes ao longo destes anos, com a ajuda de
parceiros globais como Plan International e Water.org, mas também com parceiros
locais que trabalham com inovações desenvolvidas especialmente para os desafios
dos brasileiros, como é o caso das quatro startups impulsionadas com capital
semente e aceleração em nosso edital 2019-2020. Continuaremos atuando e
evoluindo em nosso papel como marca, articulando iniciativas e relacionamentos
que inspirem cada vez mais soluções para essa questão tão complexa”.
Os resultados encontrados na pesquisa
alertam sobre a situação do saneamento do país e sobre a percepção dos
brasileiros em relação ao tema. Assim, o dia do banheiro mostra-se ainda mais
importante, uma vez que é necessário a atenção de todos a todo momento para que
seja possível garantir esse direito básico a tantas pessoas que ainda não
possuem.
BANHEIROS MUDAM VIDAS
No Brasil, o projeto Banheiros
Mudam Vidas foi lançado pela Kimberly-Clark, por meio de Neve®, em
2016. A primeira etapa foi realizada na região da Amazônia Legal, em
parceria com o UNICEF e impactou 230 mil pessoas.
Em 2017, foi lançada a segunda
etapa, um piloto da marca apoiando o empreendedorismo social. Na
época, foi incentivado um projeto que criou uma tecnologia de
sanitário seco, chamada bason, para ser implementada em cidades que
não contam com acesso ao saneamento básico.
Em 2019, o projeto chegou em uma nova
etapa, buscando a ampliação do impacto. Foi lançado um edital para buscar
iniciativas com foco no desenvolvimento de soluções na área de saneamento
básico. 10 organizações apresentaram suas ideias e as quatro iniciativas
destaque foram contempladas com um capital-semente de R$ 50.000,00 cada
e mais seis meses de mentoria adicional.
Já 2021 começou com uma parceria entre
Banheiros Mudam Vidas e a Plan International, que permitiu a reforma de
banheiros em escolas públicas nas áreas rural e semiurbana de Teresina.
Nove banheiros foram renovados nas escolas Municipais Manoel Alves (Taboca do
Pau Ferrado), Arthur Medeiros (Comunidade Usina Santana) e no Centro de Ensino
de Tempo Integral José Pereira Filho (Comunidade Brasil). A parceria viabilizou
instalações sanitárias e higiênicas adequadas, além de incentivar boas práticas
de cuidados e lavagem de mãos entre estudantes e suas famílias.
Além disso, neste ano, Kimberly-Clark,
por meio de sua marca Neve, se uniu à Associação Brasileira de Engenharia
Sanitária e Ambiental, seção São Paulo (ABES)
– uma organização não governamental sem fins lucrativos, que tem como principal
objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade por meio
do conhecimento –, ao Pacto Global das Nações Unidas (Pacto) – uma chamada
para empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais
nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção –,
e à Water.org
- organização global sem fins lucrativos que auxilia famílias a terem água
potável e saneamento por meio de financiamento acessível -, para a produção de
conteúdo, articulação e amplificação do diálogo em torno do tema. Além das
entidades que serão beneficiadas com a doação e o financiamento coletivo: Plan International -
organização independente de causas humanitárias e desenvolvimento que trabalha
pelo direito das crianças e igualdade para meninas -, Redes da Maré -
Instituição da sociedade civil que tem por missão tecer as redes necessárias
para efetivar os direitos da população do conjunto de 16 favelas da Maré, no
Rio de Janeiro -, Projeto
Saúde & Alegria - iniciativa civil sem fins lucrativos que
atua na Amazônia brasileira com o objetivo de apoiar o desenvolvimento
comunitário integrado –, TETO
- ONG que atua para construção de residências e que trouxe o projeto Banheiros
Biodigestores (pré-fabricado e ecológico) –, e a própria Water.org.
O programa, neste ano, vai focar seus
esforços para estimular e fomentar o apoio público na questão do saneamento
básico e promover transformações reais. Por meio das doações, tanto da marca
como dos consumidores e apoiadores, Neve quer tangibilizar a melhora na vida
das pessoas com a construção de banheiros e do suporte e apoio no tema do
saneamento básico. Também há uma perspectiva de impacto com iniciativas de
educação sanitária e ambiental para atuar no fomento de políticas públicas.
"Precisamos quebrar esta dicotomia
entre a importância atribuída ao saneamento – que é real – e o baixo nível de
engajamento da sociedade como um todo no tema. Saneamento precisa passar de um
problema do futuro para um problema do presente, e todos precisamos fazer nossa
parte" declara Gary White, CEO e co-fundador da Water.org
PROJETOS BENEFICIADOS EM 2021
- Plan International:
A doação contribuirá com a reforma de três banheiros escolares na zona
rural de Teresina-PI, e com a difusão de conhecimentos sobre higiene
básica, hábitos saudáveis, saúde menstrual e igualdade de gênero.
- Redes da Maré:
A doação contribuirá para a construção do banheiro público dentro do
Galpão de Referência, que está em processo de reabilitação para se tornar
um novo espaço de convivência, com oficinas de geração de renda, polo de
acesso a direitos, cozinha comunitária e, claro, um espaço para higiene pessoal.
O Galpão de Referência fica na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, e
atende pessoas em situação de rua e de extrema precariedade.
- Saúde & Alegria:
A doação contribuirá para a instalação de banheiros e saneamento em uma
base de campo para famílias de comunidades tradicionais ribeirinhas
envolvidas na coleta de sementes florestais e na produção de mudas para
reflorestamento, na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra, Pará.
- TETO:
A doação vai para a instalação de banheiros comunitários com biodigestores
nas comunidades mais vulneráveis de até sete estados do Brasil, levando
saneamento básico aos moradores.
- org:
A doação ajudará famílias brasileiras a conseguirem um microcrédito que
permite ter acesso a água ou construir seus próprios banheiros. São famílias
que vivem em condições vulneráveis e que têm suas vidas transformadas após
conseguirem água e saneamento, pois isso traz saúde e oportunidades.
O público poderá conhecer todos os
projetos que serão beneficiados no site da iniciativa banheirosmudamvidas.com.br, onde
também poderá acessar a plataforma de financiamento coletivo e fazer a sua
doação para suas entidades preferidas.
Sobre a Pesquisa “Banheiros Mudam Vidas:
descobrindo como os brasileiros percebem o saneamento básico – e como podemos
nos engajar”
A pesquisa “Banheiros Mudam Vidas:
descobrindo como os brasileiros percebem o saneamento básico – e como podemos
nos engajar” foi realizada pela Kimberly-Clark, por meio de sua marca Neve®, em
parceria com a consultoria Grimpa, com o objetivo de compreender as percepções
e motivações dos brasileiros internautas em relação à questão do saneamento
básico no Brasil e suas implicações, explorando também expectativas e
oportunidades de soluções. Foram realizadas 1.002 entrevistas, a partir de uma
metodologia quantitativa online, com painel de internautas, por meio da
plataforma OnTheGo – chatbot pesquisador. A amostra foi composta de homens e
mulheres, das classes ABC1, com idade superior a 18 anos, usuários de papel
higiênico, residentes em todas as regiões do Brasil. A pesquisa completa está
disponível para download em www.banheirosmudamvidas.com.br.
Sobre Banheiros Mudam Vidas
Banheiros Mudam Vidas é um programa
global da Kimberly-Clark que está ativo em mais de 12 países, engajando
colaboradores, parceiros, consumidores, e que já impactou cerca de 5 milhões de
vidas promovendo o acesso ao saneamento básico e à água potável. Na América
Latina, o programa vem construindo futuros melhores ao financiar e acelerar
ações para salvar vidas e ajudar a resolver e apoiar a crise de saneamento por
meio de parcerias com as ONGs Plan International, Water for People e com
startups. A empresa investiu mais de USD 1,5 milhão por meio de suas marcas
Scott®, Suave® e Neve® nos últimos seis anos, levando mais saúde e dignidade
para comunidades vulneráveis em oito países da região e impactando mais de 1,3
milhões de pessoas, que agora têm acesso a banheiros limpos e seguros.
Sobre Neve®
Neve® é a marca brasileira de papel
higiênico da Kimberly-Clark, há mais de 50 anos reconhecida por sua tradição e
pioneirismo. Líder no segmento, tem como missão oferecer produtos de alta
qualidade concentrando esforços em inovação e responsabilidade socioambiental.
Seu portfólio conta com papéis de folha dupla, tripla, linha premium,
perfumados e lenços umedecidos. Para saber mais sobre a marca, acesse o site marcaneve.com.br e siga o perfil no Facebook e Instagram.
Sobre a Kimberly-Clark
A Kimberly-Clark – multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal – e suas marcas são parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, criamos produtos que contribuem para tornar a vida melhor. Presente no mundo desde 1872 e no Brasil há 25 anos, nosso portfólio de marcas inclui: Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll® e nossos produtos estão em primeiro ou segundo lugar nas categorias em que concorrem, em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre os 149 anos de sua história de inovação, acesse o site kimberly-clark.com.br e siga os perfis no Facebook e LinkedIn.
Nenhum comentário