Pesquisa mostra otimismo do carioca com a cidade em queda
Pesquisa mostra otimismo do carioca com a cidade em queda
Seguimos com a apresentação dos resultados da 2ª edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21. O objetivo do levantamento objetivo é compreender, ao longo do tempo, a percepção da população carioca sobre as ações do governo e as suas perspectivas. A pesquisa já mostrou a queda da popularidade de Eduardo Paes em 3 meses
Tanto em agosto de 2021 como agora em novembro, perguntamos aos entrevistados cariocas o quanto eles se sentem otimistas com a gestão municipal sob o comando do Prefeito Eduardo Paes. Os dados revelam que houve uma diminuição no nível de otimismo de 10,6 pontos percentuais nos últimos 3 meses.
Perguntamos também qual a expectativa dos moradores da cidade do Rio de Janeiro para o próximo ano e foi observada, de maneira semelhante, uma redução na percepção positiva: em agosto, 63,0% dos respondentes acreditavam que 2022 seria um ano melhor ou muito melhor; em novembro, esse percentual caiu para 55,1%.
ara a Pesquisadora do Instituto Rio21, Carolina Carvalho: “É compreensível que os níveis de otimismo e expectativa dos cidadãos se reduzam ao longo do tempo. No início do mandato havia um momento de euforia, que, neste caso, os dados demonstram ter se esvaído à medida que a população se familiarizou com a gestão governante. Nos últimos 3 meses, houve uma queda de, aproximadamente, 10 pontos percentuais tanto no número de entrevistados que se consideram muito otimistas ou otimistas com a atual gestão quanto de entrevistados que esperam que 2022 seja um ano muito melhor ou melhor para a cidade.”
Mas, apesar dessas duas perspectivas menos positivas constatadas nesse período, ser carioca ainda é um motivo de felicidade para um número significativo da população da capital fluminense: em agosto, 39,1% dos consultados pela pesquisa afirmaram que sentiam felizes ou muito felizes por serem cariocas; percentual que passou para 40,0% em novembro.
O gráfico abaixo mostra a evolução dos sentimentos levantados pela pesquisa ao longo do tempo.
Em novembro, foram ouvidos 1032 moradores da cidade do Rio de Janeiro, entre 03 e 16 de novembro de 2021, de forma presencial e online.
A próxima avaliação está prevista para ser realizada no mês de fevereiro, dando continuidade a um ciclo de pesquisas trimestrais, que deverá perdurar até o final desta gestão.
Por Ana Flávia Assumpção - Diretora de Pesquisa do Instiuto Rio21, Mestre em Ciências Sociais e pós graduanda em Pesquisa de Mercado.
Nenhum comentário