Sete dicas para formar sociedades vencedoras
Presidente da maior aceleradora de franquias do País lista pontos essenciais na hora de se escolher um sócio
Irmãos Castelo, sócios e fundadores da 300
Franchising
Divulgação
A formação de uma sociedade empresarial
é sempre um assunto delicado no mundo do empreendedorismo. No melhor dos
cenários, uma sociedade pode dar muito certo – sem conflitos, com ótimos
resultados operacionais e com ganhos financeiros para todos os envolvidos. No
pior, pode dar tudo errado, com desdobramentos que incluem problemas de
relacionamento, retorno abaixo do esperado e prejuízos econômicos, culminando
com brigas e até disputas judiciais.
Para evitar que uma parceria que começou com um sonho acabe se tornando um
pesadelo, o empreendedor precisa tomar alguns cuidados. Segundo o empresário
Leonardo Castelo, vencedor da categoria Emerging na 21ª edição do Prêmio
Empreendedor do Ano, considerado o Oscar do empreendedorismo, realizado pela
Ernst & Young (EY), uma das líderes globais de serviços de consultoria
empresarial, e Presidente da 300 Franchising, a maior aceleradora de franquias
do País, a análise do perfil do potencial sócio deve ser feita com muita
atenção. Sócio em mais de 80 franqueadoras, Castelo conhece bem os caminhos
para a construção de uma sociedade duradoura e de sucesso.
“A gente tem que evitar de errar na escolha das pessoas”, explica o empresário.
“Não existe pessoa ruim. Existe pessoa errada no momento errado, pessoa errada
na empresa errada. Ou seja, são ‘pessoas erradas’ por não acreditarem nas
mesmas coisas e nos mesmos valores que os sócios”.
Castelo enumera sete dicas para garantir que uma sociedade seja bem-sucedida,
trazendo frutos positivos para os envolvidos no negócio. Confira:
Alinhamento de propósito e valores
Não há problema em os sócios terem
visões diferentes sobre o negócio. “O importante é ambos estarem olhando para o
mesmo lado”, diz Castelo. Entretanto, os sócios precisam estar alinhados em
relação a propósitos e valores como velocidade, humildade e resiliência,
essenciais para o desenvolvimento e amadurecimento de um empreendimento.
Definição clara de responsabilidades, direitos
e deveres
O acordo dos acionistas e o contrato
social devem ter todos os papeis descritos de forma muito clara. “Não é perda
de tempo, é investir tempo”, comenta Castelo. “O Abílio Diniz tem uma frase:
‘prefiro brigar antes de assinar um contrato do que brigar depois’. E faz todo
sentido.”
Alinhamento de expectativas
Além das questões formais, os sócios
também precisam estar de acordo em relação ao que esperam um do outro, em
aspectos como previsão de resultados, expansão do negócio, capacidade de investimento
financeiro etc.
Complementariedade
Sócios que têm competências diferentes e
complementares somam mais ao negócio do que sócios com características
semelhantes. “Todo empresário tem de ter visão estratégica”, explica Castelo.
“É importante que o sócio tenha sua própria visão estratégica e seja melhor do
que eu em algum aspecto. Não adianta entrar em sociedade se, do lado de lá, o
sócio tem o mesmo tipo de visão do que eu.”
Alinhamento comportamental
Parceiros de negócios têm de estar
alinhados em relação ao comportamento que esperam de quem está do outro lado.
Neste aspecto, ganham importância temas como dedicação de tempo ao negócio e
modo de comunicação e relacionamento interpessoal. “São essas variáveis que, no
longo prazo, fazem com que se construa uma relação equilibrada”, diz Castelo.
Admiração recíproca
Uma relação entre sócios funciona melhor
quando os componentes de uma sociedade nutrem admiração um pelo outro. Com
isso, eventuais erros são melhor entendidos como parte do processo de amadurecimento
do negócio, sem que as relações sejam estremecidas. “Ninguém joga na cara
quando o outro erra. Toda vez que se erra é tentando acertar”, comenta Castelo.
“A gente faz muito teste rápido. E mais erra do que acerta. A cada 10 erros,
temos um acerto. Mas, quando algo dá certo, você já sabe as outras nove coisas
que não dão certo. E fica mais fácil para corrigir rumos.”
Contratação de pessoas alinhadas com os
mesmos propósitos
Não adianta os sócios estarem plenamente
alinhados em todos os aspectos se as pessoas que formarão as equipes de
trabalho não estiverem também alinhadas. “Devemos procurar contratar pessoas
que estejam alinhadas com o nosso propósito e os nossos sonhos”, argumenta o
CEO da 300 Franchising. “A coisa mais errada que pode acontecer é, depois de 60
dias na equipe, a pessoa dizer que não acredita no projeto ou não acredita no
mesmo sonho dos empreendedores”.
Sobre
a 300 Franchising
A
aceleradora de franquias 300 Franchising, empreendimento liderado pelos irmãos
Leandro e Leonardo Castelo, fundadores da Ecoville - a maior rede de produtos
de limpeza com centenas de lojas espalhadas pelo país - e Empreendedores do ano
EY e Endeavor, reúne 45 marcas de franquias e conta com um faturamento anual de
1 bilhão. O objetivo dos irmãos Castelo é tornar a 300 Franchising a maior
empresa de aceleração de franquias do Brasil. Até o fim de 2021, a meta é
contar com 100 marcas aceleradas, chegando a um ritmo de pelo menos 300
contratos de franquias por mês.
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