5 meios de pagamentos digitais para o varejo ficar de olho em 2022, segundo a Certsys
De superapps a pagamentos por voz, companhia de
TI, especialista em inovação e transformação digital, aponta as tendências mais
quente para aprimorar a experiência do cliente na hora de pagar a conta
Melhorar a jornada de
consumo do cliente, superapps, open banking, mobile wallets e pagamento por
voz. Estas serão as tendências mais quentes para o varejo brasileiro ficar de
olho no próximo ano quando o assunto for propiciar novas vias de pagamento ao
consumidor, segundo a Certsys, companhia de TI, especialista em inovação e
transformação digital.
“Todos
sairão ganhando! Para as empresas trará a possibilidade de realizar transações
com agilidade, além de alavancar a competitividade no mercado. Já para o
consumidor, fora o quesito facilidade, essas novas frentes promoverão a
inclusão e o poder de compra, já que mais gente estará pronta para o consumo”,
explica Wander Cunha, Chief Revenue Office (CRO) da Certsys.
Um estudo
realizado em conjunto pelas consultorias PwC e Strategy&, aponta que o
número de transações sem dinheiro em espécie na América Latina deve aumentar em
52% até 2025 e, depois, em 48% até 2030. Acrescido a este cenário, tem o fato
da pandemia do coronavírus alterar a forma com que os brasileiros pagam as suas
compras.
“A
digitalização reduz a passos largos o uso de cheques e dinheiro em espécie, que
são ineficientes, tem maiores riscos de fraudes e furtos, e demandam estruturas
onerosas de segurança física e transporte de dinheiro. Em 2022, o varejo terá
essa consciência de maneira prática, excluindo estes e outros gargalos que
tracionam o onboarding do stakeholder”, completa Cunha.
De acordo com a
Certsys, os cinco principais meios de pagamento serão:
1-) Unificação da
jornada do cliente
Um
único gateway de pagamentos inteligente e uma experiência do cliente integrando
o online com o offline de forma fluida e eficiente. Esta proposta é uma
evolução que traz diversos ganhos de eficiência e produtividade ao mesmo tempo
que fideliza os clientes. Porém, ainda não vê este nível de integração com
frequência no varejo. Lembrando que 75% dos millenials estão dispostos a pagar
mais por melhores experiências, segundo dados da PwC. Ou seja, quanto mais ágil
a experiência maior será o encanto do consumidor pela marca/empresa.
2-) A popularização do
pagamento por super aplicativos como o WhatsApp
Atrelado
a uma interação por inteligência artificial eficiente, isto pode transformar a
experiência de pagamento do cliente antes, durante e depois. Desenvolver
aplicações focadas nesses super aplicativos pode ser de suma importância para
atração de consumidores no futuro.
3-) Open banking
Permitirá
a criação de fintechs ainda mais poderosas, que poderão analisar o cliente,
resolver o crédito, realizar créditos de fidelidade e processar o pagamento em
uma mesma operação. É muito importante entender e prever como será o
ecossistema de empresas que será criado com a disseminação do open banking.
Parcerias corretas também podem gerar um impacto direto em resultados.
4-) Mobile wallets
Já
presentes no mercado, em 2022, este modelo expandirá em funcionalidades.
Private Labels de wallets podem trazer novas oportunidades para fidelização e
exploração de serviços financeiros. Neste caso poderá integrar a mobile wallet
com os sistemas de loja e do e-commerce para transações imersivas, envolvendo
pagamentos, cash-backs e formas de crédito inovadoras.
5-) Pagamento por voz
Outro
tipo de biometria que ficará cada vez mais viável nos próximos anos, melhorando
a experiência e reduzindo o volume de fraudes.
Sobre a
Certsys
A transformação
digital deve ser contínua e baseada em pessoas para gerar resultados efetivos
aos negócios. Essa é a premissa da Certsys, que há 14 anos atua como consultora e parceira de
estratégia de negócios digitais de grandes empresas dos setores financeiro,
governamental, securitário, varejista, industrial, entre outros. Para apoiar na
evolução dos negócios das companhias, oferece um portfólio com soluções de
parceiros internacionais, além de criações customizadas desenvolvidas por seu
laboratório de inovação nas áreas de Cloud, DevOps & Plataform, Data &
Analytics, Hyperautomation & CX, Data Protection & Compliance. A
Certsys atualmente emprega mais de 550 profissionais.
Para saber mais visite:
Site: www.certsys.com.br
Facebook: www.facebook.com.br/certsys
LinkedIn: www.linkedIN.com/company/certsystecnologia
Instagram: https://www.instagram.com/certsys
Nenhum comentário