Adobe projeta o futuro dos bancos no Brasil
Novo estudo da empresa aponta que a maioria dos
bancos assiste, em 2021, a um aumento incomum de visitantes em canais móveis e
digitais, mas somente um terço deles estava preparado para reagir às
transformações provocadas pela pandemia
São Paulo, dezembro de 2021 - De acordo com o estudo “2021 Adobe
Digital Trends Report: Financial Services in Focus”, 54% dos bancos
experimentaram um crescimento incomum de visitantes em canais móveis e
digitais. No entanto, o relatório aponta que apenas um terço das instituições
financeiras estava preparado para reagir às mudanças provocadas pela pandemia.
Apesar desses desafios, o diretor de
Estratégias de Serviços Financeiros da Adobe, Christopher Young, ressalta que
há tendências que continuarão sendo relevantes para o futuro do setor financeiro,
principalmente as que dizem respeito à experiência dos clientes com seus
bancos.
“Os consumidores continuarão seu próprio
processo de digitalização, buscando serviços online para resolver problemas de
forma ágil", explica Young. “Nesse sentido, as empresas do setor devem
colocar cada vez mais os clientes no centro das suas decisões
estratégicas."
Na opinião de Young, adotar um modelo de
negócio centrado no consumidor significa que os bancos devem ter uma cultura
data-driven, em que os dados possam ser facilmente ativados para criar uma
experiência digital personalizada e omnichannel em todos os pontos de contato
com o consumidor.
Ações prioritárias para conquistar mais
clientes
Outra pesquisa da Adobe, intitulada
"The State of Digital Transformation in Financial Services 2021",
mapeou as três principais ações que devem ser prioridade para as instituições
financeiras que desejam conquistar mais consumidores: criar produtos digitais
que gerem engajamento nos canais; otimizar as funcionalidades do autosserviço;
e obter insights mais profundos do consumidor para entender as necessidades em
evolução a partir do uso de dados.
“O banco do futuro foca no resultado e
no bem-estar financeiro do cliente, entregando uma experiência útil e rápida
para resolução de problemas no ponto de contato certo”, afirma Young. “Esse
ecossistema que está transformando o futuro dos bancos é formado por
empreendedores e líderes curiosos que querem testar e inovar utilizando
tecnologias que unificam dados e conteúdo, e ofertando de maneira efetiva a
experiência financeira do hoje e do amanhã.”
Esses e outros insights sobre o setor
financeiro no Brasil podem ser acessados neste link.
Sobre a Adobe Systems Incorporated
A Adobe está mudando o mundo por meio de experiências digitais. Para mais informações, visite www.adobe.com/br
Nenhum comentário