Como as ferramentas de workflow podem auxiliar na gestão das empresas de saúde
Por Raphael Gordilho
A adoção de tecnologia por parte das
instituições de saúde teve um crescimento exponencial nos últimos anos. A maior
parte das implementações são voltadas ao consumidor final, ou seja, ao cuidado
do paciente. No entanto, a gestão hospitalar é um tema que tem ganhado
relevância e desempenhado um papel fundamental no background das instituições.
Neste sentido, fora dos holofotes, as ferramentas de workflow tem sido a base
operacional para que as empresas de saúde consigam alcançar um dos seus
principais objetivos: o atendimento de qualidade.
Para que este cenário seja mais visível, é
preciso entender o que são e qual o papel desses sistemas dentro da gestão de
um hospital ou clínica. De um modo geral, as ferramentas de workflow são
tecnologias desenvolvidas para mapear, organizar e melhorar o fluxo de trabalho
dentro das empresas.
A critério de exemplo, imagine o setor de compras e estoque
de um estabelecimento de saúde, cuja necessidade é de que os suprimentos
estejam sempre à disposição dos profissionais de saúde. Esse processo inclui
responsabilidade e um fluxo complexo de trabalho. A partir disto, quando
exercido manualmente, esse fluxo torna-se suscetível a gaps ou falhas durante o
percurso. É neste momento que a tecnologia e as ferramentas de workflow
desempenham seu papel, por serem responsáveis por automatizar e organizar este
processo, apontando falhas para que possam ser corrigidas em tempo real e com
decisões assertivas, não afetando, assim, o atendimento final do
estabelecimento e garantindo benefícios para a gestão da organização.
Principais vantagens das ferramentas de
workflow para o setor de saúde
Embora os hábitos estejam mudando, a adoção
de tecnologia e a troca de sistemas legados por novos ainda são grandes
desafios dentro das instituições de saúde, principalmente entre as de pequeno e
médio portes. No entanto, o futuro do setor, e de todo o ecossistema de saúde,
depende do desenvolvimento tecnológico, que impulsiona desde as áreas de
retaguarda, como estoque e suprimentos, até a linha de frente com o atendimento
dos profissionais de saúde.
Diante deste contexto, entendemos que a
implementação destas ferramentas tecnológicas de fluxo de trabalho traz
diversos benefícios para o desenvolvimento das instituições. Mas, quais são
estas vantagens?
Logo de início, podemos entender que, ao
propor soluções assertivas, com predições inteligentes, estes sistemas
possibilitam uma melhora substancial na eficiência operacional das instituições
e, consequentemente, na redução de custos desnecessários, desperdícios e
perdas. Além disto, implementar inteligência e previsibilidade aos processos,
não apenas evita custos, como garante a geração de receita de maneira mais
eficiente.
Se economicamente as ferramentas de
workflow trazem pontos positivos, para a gestão como um todo não é diferente. A
utilização destes sistemas promove uma melhor distribuição de trabalho,
inclusive entre as unidades, uma vez que as ferramentas digitais são mais
eficazes para o acompanhamento e a gestão de equipes. Além disto, contar com recursos
tecnológicos como este garante o controle necessário para evitar a perda de
negócios por falta de suprimentos.
De todos os ângulos, a adoção deste tipo de
tecnologia faz-se positiva e necessária para o desenvolvimento da gestão das
empresas. No entanto, para as grandes instituições ou redes populares de saúde,
essa implementação acontece de maneira mais fácil, já que estas conseguem
diluir o valor da implantação destes sistemas. Para os pequenos e médios o
caminho é mais complexo, mas uma das principais alternativas é recorrer a
soluções mais especializadas e baratas (SaaS), para que assim consigam sanar
a carência de tecnologia e sistemas inteligentes e otimizar seus processos e
serviços.
Dr. Raphael Gordilho é Cofundador da Zaga, Healthtech que otimiza processos de gestão de compras e suprimentos na área da saúde.
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