Dark kitchen é a nova tendência do mercado de alimentação
Mais
de 50% das franquias brasileiras adotaram o formato em 2021; entre as vantagens
da modalidade está o baixo investimento para começar o negócio
O conceito de
dark kitchen surgiu há cerca de 30 anos nos Estados Unidos, mas só ganhou força
no Brasil em 2020, com a pandemia e a necessidade de lockdown em todo o país. O
termo dark kitchen, traduzindo para o português, significa cozinha escura ou
cozinha fantasma, são locais que funcionam apenas para o preparo dos alimentos e
entrega, ou seja, não contém mesas, balcão, garçom ou fachada.
A principal
vantagem desse formato está na possibilidade de iniciar um negócio com um
investimento bem mais baixo do que uma modalidade presencial.
A empresária Carla
Parizzi, por exemplo, conseguiu montar o seu negócio na cozinha de um
restaurante que só funcionava no horário do almoço. “A cozinha do restaurante
em que opero minha empresa ficava fechada durante o jantar, assim, ao invés de
precisar montar uma nova estrutura, aluguei o espaço durante o horário noturno.
O negócio deu tão certo, que a empresa se tornou uma franquia e agora
empreendedores de todo o Brasil podem aplicar o modelo de negócio que
desenvolvi. É possível, por exemplo, adaptar a cozinha da residência – seguindo
todas as normas brasileiras – e começar o próprio negócio”, explicou a
proprietária da franquia Frango
Frito D’Oeste.
De acordo com a
Associação Brasileira de Franchising (ABF), o formato de dark kitchen está
sendo adotado por 57,4% das franquias no Brasil e esse crescimento segue em
todo o globo. A Uber, por exemplo, divulgou que o seu ramo de entrega de
comidas, Uber Eats, registrou um aumento de 224% no mundo no quarto trimestre
de 2020.
“A
versatilidade e a operação enxuta fazem desse formato uma excelente opção para
aqueles que não querem ou não podem investir muito para começar uma franquia.
Na modalidade dark kitchen é possível economizar cerca de 40% na implantação e
reduzir os custos fixos, uma vez que há diminuição no número de funcionários e
em outras despesas mensais”, explicou Fred Henrique, especialista em expansão
de franquias.
Para 2022, a
expectativa é que essa tendência continue em alta e se consolide no mercado.
Para conhecer mais sobre a franquia Frango Frito D’Oeste e saber como se tornar um franqueado, entre em contato através do Instagram da empresa: www.instagram.com/frangodoeste ou pelo WhatsApp (49) 9186-8764.
Nenhum comentário