Dia de Doar mobiliza mais de 2 milhões e 300 mil reais em doações online com ações espalhadas pelo país
Mobilização realizou 30 campanhas comunitárias
e contou com ações em diversas cidades do país e também de empresas
Dia de Doar Araçatuba
Divulgação
No dia 30 de novembro, milhões de
pessoas se engajaram para celebrar a generosidade no Brasil, fazendo parte do
Dia de Doar. De acordo com os dados iniciais levantados pela iniciativa, foram
mobilizados mais de R$ 2,3 milhões em doações online no dia 30. No total, mais
de 23 milhões de pessoas foram alcançadas pelas redes sociais com a mensagem
sobre doação.
“Nós percebemos o país prestando cada
vez mais atenção ao tema da doação, falando sobre e ela e praticando a
generosidade, em um ano em que o Dia de Doar saiu do virtual, depois de 2020, e
esteve presente também nas ruas”, afirma João Paulo Vergueiro, diretor
executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR),
organização que lidera o Dia de Doar no Brasil.
Para conhecer parte do impacto do Dia de
Doar, a iniciativa conta com um Programa de Dados e parceria com as empresas
Abacashi, Altrus, Apoia.se, Arredondar, Benfeitoria, BSocial, Catarse, Doação
Solutions, Doare, grifa.me, iFood, Reapp, Sharity, Stilingue, Trackmob e
Vakinha.
As ações do Dia de Doar mobilizaram
organizações sem fins lucrativos, pessoas físicas, órgãos públicos e empresas,
que puderam realizar campanhas de doações em dinheiro, conscientização e também
em cestas básicas, alimentos, fraldas, entre outros.
Na cidade de Jaboticabal, no interior de
São Paulo, por exemplo, aconteceu o “Pedal Solidário”, no dia 28 de novembro. O
evento arrecadou cerca de 300 litros de leite que foram distribuídos em 17
instituições participantes do Dia de Doar. Já no Hospital do Câncer de
Uberlândia, em Minas Gerais, o grupo Luta Pela Vida, conseguiu arrecadar mais
de R$ 24 mil, que será utilizado em prol dos mais de 8.200 pacientes
oncológicos da instituição.
O Dia de Doar também fortaleceu o
jornalismo brasileiro, em uma grande coalizão. A Associação de Jornalismo
Digital (Ajor) reuniu 28 organizações jornalísticas para reforçar o movimento
de doar para organizações que produzem conteúdo de qualidade e que informam
todos os dias a população.
Campanhas comunitárias aumentaram em
160% em 2021
Este ano, o Dia de Doar teve um aumento
em 160% nas campanhas comunitárias ativas pelo país, e algumas cidades
participaram pela primeira vez, como Várzea Paulista, Pelotas e Currais Novos.
Para incentivar a realização das campanhas comunitárias, o movimento lançou um
edital com um incentivo de R$ 400, para a criação de 20 campanhas comunitárias
e coalizões e contou com grande adesão, com mais de 150 inscrições, sendo 14
apoiadas.
O #DoaVárzea é uma das campanhas
comunitárias que recebeu o incentivo do edital do Dia de Doar para impulsionar
a campanha local. “Fizemos um panfletaço que contou até com a ajuda e
divulgação do prefeito da cidade, ou seja, superou todas as expectativas e deu
lindos frutos e parcerias incríveis. Doar é realmente um ato de amor e muda
mundos, como o próprio slogan da campanha diz, e eu acredito muito nisso”,
afirma Aparecida Magali de Almeida Sousa, líder do #DoaVárzea. A ação também
contou com a participação de cinco instituições da cidade: Ajude, Cursinho para
Todos, Fundo Social de Solidariedade, Sítio Agar e SOS Cristão.
Participando também pela primeira vez, o
#DoaPelotas, realizado no Rio Grande do Sul, promoveu um passeio ciclístico
para entregar panfletos e destacar o Dia de Doar para a população. No dia 30, a
campanha comunitária reuniu 25 instituições de vários segmentos, que necessitam
de doações para suas ações durante o ano, com a intenção de apresentar à
população as organizações da cidade.
Com o sucesso da campanha, a prefeita de
Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, assinou a Lei 7.008/2021, que instituiu o Dia
de Doar no calendário oficial da cidade, com o objetivo de mobilizar a
população e promover a cultura da doação para fins filantrópicos. “Com o Dia de
Doar, mostramos que a união faz a força e que precisamos da ajuda de todos para
podermos ajudar outras pessoas. Creio que esta união foi o ponto forte”,
comenta Luana Braga, presidente da Associação de Pais de Down de Pelotas -
APADPEL e organizadora do #DoaPelotas.
Já o #DiadoDarCurraisNovos, no Rio
Grande do Norte, as ações planejadas na cidade foram doações de fraldas
geriátricas, cestas básicas, brinquedos e recursos financeiros. “Superou as
expectativas, pois esperávamos conseguir parte das nossas metas e conseguimos
atingir a meta de 200 pacotes de fraldas geriátricas para o Lions, as cestas
básicas para cada família da comunidade Negros do Riacho e brinquedos para o
Natal. Além disto conseguimos biscoitos e outras guloseimas, que irão
incrementar o Natal da Comunidade Negros do Riacho, e lençóis para doação aos
mais velhos da comunidade”, pontua Adaildo Benedito dos Santos, Mobilizador e
Tesoureiro ONG AGENTES DA PAZ e líder do #DiadoDoarCurraisNovos.
Outras campanhas comunitárias e
coalizões realizadas foram: #DiadeDoarRN #DoaBahia, #DoaPirassununga
(SP), #DoaPiracaia (SP), #DoaItamaraju (BA), #DoaJabotical (SP), #DoaMG,
#DoaRioVerde (GO), #DoaSorocaba (SP), #DoaMauá (SP), #DoaSergipe, #DoaTaboão
(SP) #DoaAraçatuba (SP), #DoaItabira (MG), #DoaBlumenau (SC), #IndaialSolidária
(SP), #DoaPilarzinho (PR), #DoaFloripa #DoaLeopoldina (bairros de SP),
#DoaSãoJosé (SP), #DoaCampinas (SP), #DoaPelotas (RS) e #DoaPoçosdeCaldas (MG).
Iniciativa privada também fez parte do
movimento
O Dia de Doar também levou a
solidariedade para dentro das empresas. O aplicativo iFood uniu a generosidade
dos brasileiros com a conexão da tecnologia e ajudou organizações que mais
necessitam de ajuda. Os usuários puderam doar qualquer quantia, no momento de
finalizar o pedido pelo aplicativo, para as ONGs parceiras da empresa, como a
Ação da Cidadania, Gastromotiva, Orgânica Solidário, Gerando Falcões, CUFA, SOS
Mata Atlântica e Todos pela Educação. Já a Casa Bauducco, junto com o Instituto
Fazendo História, arrecadou dinheiro com a venda de fatias de panettone e
chocottone nas lojas da Casa Bauducco, destinado ao projeto “Famílias
Acolheadoras”.
Participando há três anos do Dia de
Doar, a Smiles, programa de fidelidade da Gol, também não ficou de fora do
movimento e promoveu o “Milhas do Bem”. A cada milha doada pelos clientes, a
Smiles doou para as instituições uma quantia em dinheiro para a manutenção de
projetos parceiros. Atualmente, a plataforma trabalha com diversos projetos,
como o Centro Social Cardeal Dom Serafim, Rede Cruzada, Instituto Reação,
Instituto Proa, Já Brasil e Parceiros Voluntários, que promovem ações de
impacto social voltadas, principalmente, para crianças e adolescentes.
Outras empresas que também aderiram ao
Dia de Doar foram Privalia, Quitanda, Burger King Brasil, Petz, NK Store, Pão
de Açúcar e Minuto, MDC Energia, Shoulder, Track&Field, Carello, Tricard,
entre outros.
Como surgiu o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento
mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu
pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na
terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária
à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013
e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado
pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de
Doação. Neste ano, contou com parceria de comunicação do Instituto Mol e patrocínio
do Movimento Bem Maior, Fundação José Luis Egydio Setúbal e o Morro do
Conselho.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. Mais informações, acesse www.diadedoar.org.br ou pelas redes sociais @diadedoar.
Nenhum comentário