Últimas

Especialista aponta a importância da leitura para uma melhor compreensão da sociedade

Confira dicas de livros que contribuem para o repertório político e social

É certo afirmar que a leitura é exercício fundamental para melhorar a nossa compreensão sobre o espaço em que vivemos e as relações que nele estabelecemos. A partir dela, nos tornamos capazes de formar uma opinião crítica sobre os acontecimentos políticos e sociais da atualidade.

Além de enriquecer o nosso repertório, os livros estimulam a nossa imaginação e o intelecto, assim como apuram nossas habilidades de pensamento.

Eduardo Villela, book advisor e profissional com mais de 16 anos de experiência no mercado editorial, acredita que a nossa conscientização política e social é construída principalmente pela família, escola e livros.

"O conhecimento obtido por meio da leitura de bons livros de História, Política e Ciência Sociais possibilita a ampliação da nossa capacidade de questionar e desenvolve o nosso espírito crítico. Por meio da leitura, somos capazes de nos tornarmos agentes transformadores da sociedade e do meio em que vivemos", diz.

A partir disso, o especialista trouxe dicas de obras que muito podem agregar ao repertório político e social de quem as ler. Veja:

Como as democracias morrem? - Uma análise contundente e iluminadora sobre as ameaças às democracias em todo o mundo, feita por Steven Levitsky e Daniel Ziblatt. É um alerta fundamental para preservamos liberdades e direitos, os quais foram conquistados com muito sangue, suor e lágrimas ao longo dos últimos 250 anos, e evitarmos o avanço do autoritarismo e ditaduras;
A elite do atraso: da escravidão a Bolsonaro - uma análise interessante e provocativa sobre como se dão as relações sociais no país, fazendo um mergulho no jeito de ser da elite brasileira;
Os donos do poder: Formação do patronato político brasileiro - grande clássico escrito por Raymundo Faoro, o livro continua muito atual e é leitura fundamental para o bom entendimento da forma como o Estado brasileiro funciona e os nossos governos atuam;
Brasil: uma biografia - nesta obra as autoras Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling trazem uma análise atual e surpreendente da História do Brasil, propondo reflexões que fogem de visões históricas tradicionais;
A história do Mundo para quem tem pressa - escrito por Emma Marriot, a leitura é um guia sintético, mas abrangente, para tudo o que o leitor precisa saber sobre os acontecimentos mais importantes da história. Desde as antigas civilizações até o final da Segunda Guerra Mundial e a criação da ONU;
Barack Obama: Uma terra prometida - escrito a partir de suas memórias presidenciais, Barack Obama narra, nas próprias palavras, sua trajetória de vida, desde quando era um jovem em busca de sua identidade até se tornar o líder da maior democracia mundial. Nesta autobiografia ele descreve sua formação política e os momentos marcantes do primeiro mandato de sua presidência histórica.

O book advisor finaliza dizendo que, "a leitura de bons livros estimula a consolidação de valores essenciais para uma sociedade livre, diversa e mais justa. Ela é uma poderosa vacina contra a ignorância, a manipulação e o autoritarismo."

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias/autobiografias, livros de família e ficção infantojuvenil e adulta.

Nenhum comentário