FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO CHEGA À SUA 16ª EDIÇÃO E CELEBRA O PROTAGONISMO FEMININO NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA
COM 38 FILMES NA
PROGRAMAÇÃO, EVENTO ACONTECE DE 10 A 17 DE DEZEMBRO DE FORMA HÍBRIDA E GRATUITA
** A diretora argentina Liliana Romero é
homenageada nesta edição com uma programação, incluindo seu mais
recente longa de animação, “O Gigante Egoísta”, com estreia na plataforma Sesc
Digital
**
Pré-Estreia Nacional de “Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo”, documentário de Taciana Oliveira, em sessão única presencial,
no CCSP
** “Desterro”, de Maria Clara
Escobar, o premiado “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, e “As Almas que dançam no
escuro”, de Marcos DeBrito, serão exibidos pela
primeira vez numa sala de cinema em São Paulo
** Filmes inéditos de ficção e documentários
da cinematografia emergente latino-americana como “Anos Curtos, Dias Eternos”, de Silvina Estévez (Argentina), “LXI (61)”, de Rodrigo Moreno del Valle (Peru), “A Grande Viagem ao Pequeno País”, de Mariana Viñoles
(Uruguai), entre outros, também estão na mostra Contemporâneos.
** O longa “Abajures”, da cineasta paraguaia Paz Encina, estreia no festival e
diretora participa de Masterclass 'Mil Ventos na Encenação de
Documentários'
** Novidade: Foco Cinema Afro-Colombiano traz um recorte de filmes realizados e protagonizados por pessoas
afrocolombianas
* A mais nova safra do cinema latino-americano com títulos inéditos no Brasil e destacados em importantes festivais
como Doc Buenos Aires, SANFIC, FICCI, Biarritz, Viña del Mar, FIDBA, Festival
de Havana, IFF Panamá, Toronto, Hot Docs Canadá, entre outros.
A 16ª edição do Festival de Cinema
Latino-Americano de São Paulo acontece de 10 a 17 de dezembro, em edição híbrida com parte da programação
disponibilizada online e outra parte presencialmente no Circuito Spcine em São Paulo. A
programação é totalmente gratuita.
Com um total de 38
filmes, entre longas e curtas de 12 países, o festival se firma como uma das mais importantes vitrines destas
cinematografias junto ao público brasileiro. Este ano o evento celebra o
protagonismo feminino na indústria cinematográfica da América Latina e Caribe, em
suas mais diversas vertentes: direção, atuação, produção, fotografia, com
filmes inéditos, debates, masterclass e uma homenagem à diretora argentina Liliana Romero.
A Cerimônia de Abertura acontece no dia 10/12, sexta, às 19h, online, com uma
breve apresentação dos diretores e parceiros do festival. Após a cerimônia, os
filmes estarão liberados nas plataformas
do festival, “Sesc Digital”, “Spcine Play” e “InnSaeitv”, e também nas sessões
presenciais, no Centro Cultural São Paulo e Spcine Roberto Santos,
conforme a programação.
A tradicional mostra Contemporâneos reúne as mais recentes produções cinematográficas latino-americanas
e caribenhas, sendo a maioria inéditas no circuito comercial. Um
dos destaques, é a première nacional de “Clarice Lispector - A
Descoberta do Mundo”, da diretora pernambucana
Taciana Oliveira, com registros e imagens de arquivo inéditos sobre a
escritora, apresentando novas faces desta que é uma das mais importantes
expoentes da história da literatura brasileira. O filme será exibido somente de forma presencial, no
Centro Cultural São Paulo.
Também em destaque a mais recente obra da cineasta paraguaia Paz Encina, o filme “Abajures”, inédito no Brasil e que acaba de estrear no
circuito de festivais no Doc Buenos Aires. Em seu terceiro longa-metragem,
realizado durante a pandemia da COVID19, a diretora regressa ao tema de todos
os seus filmes: a memória histórica de seu país, o Paraguai, e em particular de
uma das ditaduras mais longas e obscuras da América Latina, a de Alfredo
Stroessner (1954-1989). A diretora é convidada do
festival e participa de uma masterclass online.
A cinematografia emergente latino-americana - mais uma vez - está
presente no festival com várias pré-estreias de longas-metragens também com
foco no protagonismo feminino. Entre elas, os documentários argentinos “O Sonho da Montanha”, de Ailén Herradón,
sobre os esforços de uma comunidade para conservar suas origens mapuches, e “Anos curtos dias eternos”, de Silvina Estévez,
sobre a maternidade. O delicado drama de ficção venezuelano “Um lampejo interior”, protagonizado por
Silvia, uma mulher forte que padece de uma séria doença e precisa traçar o seu
destino e de sua filha, e o filme de suspense "Matar a la Bestia", de Agustina San
Martín, uma coprodução Argentina, Brasil e Chile, também estreiam no Brasil.
Inéditos em São Paulo, a ficção “A grande viagem ao país
pequeno”, da diretora uruguaia Mariana Viñoles, sobre refugiados
sírios no Uruguai, e “Hope, Soledad”, da diretora mexicana Yolanda Cruz, sobre os dramas
pessoais de duas mulheres imigrantes no México, são alguns destaques.
Os filmes brasileiros trazem um olhar diferente que visibilizam
a pluralidade do cinema nacional. Alguns títulos serão exibidos pela primeira
vez numa sala de cinema de São Paulo, como o premiado “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, o documentário “Ossos da Saudade”, de Marcos Pimentel, o suspense "As Almas que dançam no escuro”, de Marcos DeBrito, o drama “Desterro”, de Maria Clara Escobar, inédito
em São Paulo, e o híbrido “Alianças Profanas - esquizoanálise de uma mente fragmentária”, de Well Darwin, inédito no Brasil. O público deverá consultar a programação e confirmar a disponibilidade de cada filme.
A diretora argentina Liliana Romero é a grande homenageada
desta edição e ganha uma programação especial voltada ao reconhecimento de suas
obras, entre longas e curtas premiados em importantes festivais internacionais,
incluindo o seu mais recente trabalho, o longa de animação, “O Gigante Egoísta”. A diretora, que trabalha
em cinema de animação desde os anos 90 e transita por diversas técnicas em cada
um dos seus trabalhos, participa do encontro virtual “A Arte da Animação, Técnicas
e Adaptações”, na plataforma do Sesc Digital e no Youtube do festival.
A sessão Contemporâneas no Curta lança um olhar para a realização nos últimos anos de cineastas
brasileiras com obras potentes, ousadas e questionadoras. Entre os filmes
que integram esta sessão está o documental “Igual/Diferente/Ambas/Nenhuma”, de Adriana Barbosa e Fernanda Pessoa, selecionado para o Festival
Internacional de Cine de Huesca, a ficção “Menarca”, de Lillah Halla, que teve estreia mundial na Semana da Crítica de
Cannes, integrou o Festival de Havana e foi premiado como melhor filme do
público no Cinelatino de Toulouse.
A programação traz uma novidade o 'Foco Cinema Afro-Colombiano', com 4 títulos produzidos, realizados e
protagonizados por pessoas afrocolombianas trazendo histórias que propõem vias de acesso a outras realidades
sócio-históricas e culturais como as dos afrodescendentes na América Latina.
São eles: “Fullhd”, de Catalina Navas e
Carolina Torres, “Marímbula”, de Diana Kuéllar, “O Homem Universal”, de Andrés Morales e “O Mal dos Sete Dias”, de Victor Alfonso González Urrutía.
Para finalizar o Festival preparou a ‘Coleção Marcelo Sampaio’ com uma seleção de 7
títulos entre longas e curtas assinados pelo diretor. Entre eles: “Eldorado - Mengele Vivo ou Morto?”, “Trilha dos Ratos - A Fuga de Nazistas para América”, e os curtas “O Escritor Das Ruas”, “O
Guardado”, “Pixote 30 Anos Depois” e “A Menina da Estrada”.
Atividades Paralelas
O 16º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo promove
uma série de encontros virtuais com nomes expressivos ligados à realização,
produção e circulação de produtos audiovisuais latino-americanos. Entre eles, a
Masterclass Mil Ventos na Encenação de Documentários, com a diretora paraguaia Paz Encina; o Encontro de Mulheres e a Indústria Cinematográfica
Latino-Americana, o Encontro Circuitos de
Distribuição e Exibição Cinematográfica na América Latina, e o Encontro A Arte da Animação, Técnicas
e Adaptações, com a homenageada Liliana Romero, que irá compartilhar ideias e experiências sobre a importante contribuição
que as mulheres vem realizando historicamente no universo da animação
latino-americana.
A direção do 16º Festival de Cinema
Latino-Americano de São Paulo é assinada por João
Batista de Andrade, Jurandir Müller, Maria
Tereza Urias e Vicky Romano. O evento é realizado
pela Paleotv, com patrocínio da Spcine, empresa pública de cinema e audiovisual
ligada à Prefeitura de São Paulo, e correalização do Sesc São Paulo. Conta com
o apoio dos consulados sediados em São Paulo dos seguintes países: Argentina,
Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai.
Consulte a programação completa no site: www.festlatinosp.com.br
Atividades paralelas e Cerimônia de Abertura: youtube.com/festlatinosp
Serviço:
16º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
10 a 17 de dezembro de 2021
híbrido - online e presencial
plataformas: Sesc Digital, Spcine Play e InnSaeitv
presencial: Circuito Spcine
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1.000
Spcine Roberto Santos - R. Cisplatina, 505 - Ipiranga
Toda programação gratuita
realização: Paleotv
patrocínio: Spcine
correalização: Sesc São Paulo
parceria: consulados sediados em São Paulo - Argentina, Chile,
Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai
plataformas parceiras: Sesc Digital, Spcine Play e InnSaeitv
assessoria de comunicação:
ATTi Comunicação
Eliz Ferreira e Valéria Blanco (11) 3729.1455 / 3729.1456 / 9
9105.0441
PROGRAMAÇÃO
CERIMÔNIA DE ABERTURA (10 de Dezembro de 2021 - 19h)
Cerimônia de Abertura
(online)
Abertura da Programação
Completa
PROGRAMAÇÃO DE FILMES (10
a 17 de Dezembro de 2021)
MOSTRA CONTEMPORÂNEOS
Abajures, de Paz Encina (online
e presencial - estreia Brasil)
Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo, Taciana Oliveira (presencial - estreia Brasil)
A grande viagem ao país pequeno, de Mariana Viñoles (online e presencial - estreia Brasil)
Alianças Profanas, de Wellington Darwin (online e presencial - estreia Brasil)
Anos curtos dias eternos, de Silvina Estevez (online e presencial - estreia Brasil)
A opção zero, de Marcel Beltrán (online
e presencial - estreia Brasil)
As almas que dançam no escuro, de Marcos DeBrito (online e presencial - estreia São Paulo)
Carro Rei, de Renata Pinheiro (presencial
- estreia São Paulo)
Desterro, de Maria Clara Escobar (presencial
- estreia São Paulo)
Distopia, de Michel La Torre (online e presencial - estreia
Brasil)
Êxtase, de Moara Passoni (online e presencial)
Hope, Soledad, de Yolanda Cruz (online - estreia Brasil)
LXI (61), de Rodrigo Moreno del Valle (online e presencial -
estreia Brasil)
Matar a la bestia, de Agustina San Martín (online e presencial -
estreia Brasil)
Ninho, de Josefina Pérez-García e Felipe Sigala (online e
presencial - estreia Brasil)
O Sonho da Montanha, de Ailén Herradón (online e presencial -
estreia Brasil)
Ossos da Saudade, de Marcos Pimentel (online e presencial -
estreia São Paulo)
Porto Escondido, de Gabriela Paz Ybarnegaray (online e
presencial - estreia São Paulo)
Um lampejo interior, de Luis Rodríguez e Andrés Rodríguez
(online e presencial - estreia Brasil)
FOCO CINEMA AFRO-COLOMBIANO
Fullhd, Catalina Navas e
Carolina Torres (online - estreia Brasil)
Marímbula (Marimbula), de
Diana Kuéllar (online - estreia Brasil)
O Homem Universal, de
Andrés Morales (online - estreia Brasil)
O Mal dos Sete Dias, de
Alfonso González Urrutía (online - estreia Brasil)
HOMENAGEM LILIANA ROMERO
Anida e o Circo Flutuante,
de Liliana Romero (online - estreia Brasil)
Contos da Floresta, de
Liliana Romero (online)
Martín Fierro O Filme, de
Liliana Romero (online - estreia Brasil)
O Gigante Egoísta, de
Liliana Romero (online - estreia Brasil)
CONTEMPORÂNEAS NO CURTA
Barbie & Bob, de
Raissa Gregori (online e presencial)
Carne, de Camila Kater
(online e presencial)
Igual/Diferente/Ambas/Nenhuma,
de Adriana Barbosa e Fernanda Pessoa (online e presencial - estreia São Paulo)
Menarca, Lillah Halla
(online e presencial - estreia São Paulo)
Rã, de Ana Flávia
Cavalcanti e Julia Zakia (online e presencial)
COLEÇÃO MARCELO SAMPAIO
Longas-metragens
La Plata Yvyguy - Enterros
e Guardados, de Marcelo Sampaio e Paulo Alvarenga (online)
Eldorado - Mengele Vivo ou
Morto?, de Marcelo Sampaio (online)
Trilha dos Ratos - A Fuga
de Nazistas para América, de Marcelo Sampaio (online e presencial - estreia São
Paulo)
Curtas-metragens
O Escritor Das Ruas, de
Marcelo Sampaio e Tote Sutino (online)
O Guardado, de Marcelo
Sampaio (online)
Pixote 30 Anos Depois, de
Marcelo Sampaio (online)
A Menina da Estrada, de
Marcelo Sampaio (online)
ATIVIDADES
Encontro Circuitos de Distribuição e Exibição Cinematográfica na
América Latina
As políticas públicas de fomento às produções e co-produções
cinematográficas latino-americanas aproximaram o cinema de toda a região de seu
público nos últimos anos. Mas ainda existe uma enorme fragilidade na etapa de
inserção dos filmes latino-americanos no circuito comercial de exibição, fator
que sobrecarrega e amplia a responsabilidade das mostras e festivais de cinema.
Com este e outros pontos para o debate, o objetivo do encontro é problematizar
acerca da expansão do circuito de mostras e festivais de cinema, as formas dos
filmes chegarem ao público latino-americano, a difusão dos filmes e as
diferenças entre o circuito de cinema comercial e o alternativo.
Mediação: Ester Fér
Convidados: em confirmação
Data: 12/12/2021
Horário: 16h00
Encontro Mulheres e a Indústria Cinematográfica
Latino-Americana
Ainda é um grande desafio
encontrar espaços de fala e de debate que fomentem a geração e a ampliação da
presença feminina no cinema, a fim de alcançar mudanças significativas na
indústria cinematográfica a respeito da igualdade de gênero. Na América Latina,
como em todo o mundo, as diferenças de oportunidades entre homens e
mulheres nos trabalhos envolvidos com o audiovisual são desiguais e abissais. E
muitas vezes, as possibilidades de mudança dessa realidade aparecem somente
entre colegas mulheres, que se fortalecem lutando para que os espaços
geralmente ocupados por homens, sejam também ocupados por mulheres. Este
encontro traz experiências de mulheres, que representam outras mulheres, e que
unidas em seus agrupamentos propõem refletir, cuidar e transformar a atuação
cinematográfica e seus direitos como trabalhadoras audiovisuais.
Mediação: Fernanda Pessoa
Convidadas: em confirmação
Data: 13/12/2021
Horário: 16h00
Masterclass Mil Ventos na Encenação de Documentários com a cineasta Paz Encina
Como conformo uma posta em cena na imagem documental? Como filmo a
ausência? Onde está a minha voz? Qual é o gesto da espera? Qual é a cor da
minha memória? Qual é a imagem da Memória? Mil Ventos. Uma conversa com Paz
Encina.
Convidada: Paz Encina
Data: 15/12/2021
Horário: 17h00
Encontro A Arte da Animação, Técnicas e Adaptações, por Liliana
Romero
A cineasta argentina Liliana Romero trabalha com audiovisual desde
os anos 90, e sua carreira está dedicada especificamente às produções de
animação. Neste encontro, mediado por uma das criadoras do Festival Anima
Mundi, Aída Queiroz, a homenageada desta edição do festival é convidada a
compartilhar ideias e experiências sobre o importante aporte que as mulheres
vem realizando historicamente no universo da animação latino-americana, quais
as diferenças deste protagonismo feminino desde os 90 até hoje e como a
visibilidade desse trabalho segue sendo ampliada a cada ano. A conversa também
trata do diálogo sobre as técnicas de animação que Liliana utiliza para
realizar seus filmes, seu crescimento profissional, o trabalho em equipe e
quais são os seus projetos no futuro próximo.
Mediação: Aída Queiroz
Convidada: Liliana Romero
Data: 16/12/2021
Horário: 20h00
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO (17 de Dezembro de
2021 - 20h)
Cerimônia de Encerramento
(online)
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