Gasolina fecha o ano com alta de 46,7% em comparação a 2020, e etanol 56,5% mais caro, aponta Ticket Log
Durante o Natal, motoristas brasileiros pagaram
R$ 6,837 pelo litro da gasolina e R$ 5,680 do etanol, altas de 45,17% e 53,68%
respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2020
Apesar da tendência de estabilidade, o
ano termina com a gasolina e o etanol custando mais caro no bolso dos
brasileiros, se comparado ao mesmo período de 2020 – é o que aponta o último
levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). O mês de dezembro fechou
com a gasolina custando em média R$ 6,890 nos postos de abastecimento, alta de
46,7% em relação a dezembro do ano passado, quando custava R$ 4,696. No
comparativo com o mês de novembro, o combustível ficou 0,52% mais barato em
dezembro, passando de R$ 6,926 para R$ 6,890, mantendo quedas identificadas na
primeira quinzena deste mês.
Já o etanol, com valor médio atual de R$
5,779, registrou acréscimo de 56,5% em relação a dezembro do ano anterior. Bem
como a gasolina, o combustível vem apresentando queda desde a primeira quinzena
de dezembro e o valor, que fechou novembro a R$ 5,853, baixou para R$ 5,779,
uma economia de 1,26%. “Assim como no início de dezembro, o Índice de Preços
Ticket Log (IPTL) identificou novamente uma tendência de estabilidade no ritmo
de alta dos preços dos combustíveis. Porém, as médias continuam elevadas e o
valor da gasolina e do etanol ainda pesa no bolso dos motoristas brasileiros”
destaca Douglas Pina, Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.
Apesar de ter a maior variação de baixa
no valor, de 1,54%, em relação a novembro, o Centro-Oeste permanece no ranking
da Região com a gasolina mais cara do país, cobrada a R$ 6,951. Em
contrapartida, o Centro-Oeste comercializou o etanol mais barato, a R$ 5,346, e
com a maior redução de preço, de 6,80%. Já o Sul se destacou na análise com a
gasolina mais barata, comercializada a R$ 6,723, e o etanol mais caro
(R$6,188).
No recorte por Estado, o Rio de Janeiro
continuou vendendo a gasolina mais cara do País, a R$ 7,282, e o Amapá a mais
barata, a R$ 6,388. A gasolina que sofreu maior aumento foi a de Roraima, que
passou de R$6,846 para R$6,931, um acréscimo de (1,24%). Já a que apresentou
maior redução (3,50%) foi a gasolina do do Rio Grande do Norte, que passou de
R$7,149 para R$6,899.
Ainda na análise por Estado, Roraima
também se destaca com o maior aumento no valor do etanol, de 3,49%, passando de
R$6,184 para R$6,400. O Rio Grande do Sul teve a maior média do país, com R$
6,983. Já o Estado do Mato Grosso, registrou a maior redução no valor do etanol
(4,50%), e passou de R$5,461 para R$5,215. São Paulo também teve grande representatividade
na baixa de valor desse combustível, sendo o Estado a cobrar o menor valor
médio (R$ 5,078) e a apresentar uma das maiores baixas também, de 4,22%.
“Vale ressaltar que na relação 70/30, a
gasolina continua sendo a opção mais vantajosa para os motoristas abastecerem,
de acordo com o mesmo levantamento da Ticket Log. Exceto para o Estado de Goiás
que tem o etanol como o mais favorável e para Santa Catarina, Amapá e Distrito
Federal, onde não foi possível analisar”, explica Douglas Pina, Head de Mercado
Urbano da Edenred Brasil.
Combustível mais caro neste Natal
Os dados do IPTL também identificaram
que nos dias 24, 25 e 26 de dezembro deste ano, feriado do Natal, os
brasileiros pagaram 45,53% mais caro pela gasolina, se comparado ao mesmo período
do ano passado. O combustível, que no Natal de 2020 custava em média R$ 4,710,
neste ano passou para R$ 6,837. Também houve uma diferença no valor durante os
três dias - no dia 24/12 a média nacional estava a R$ 6,834 e no dia 26/12 o
valor já estava em R$ 6,847.
Já o etanol, também apresentou acréscimo
expressivo em relação ao Natal anterior, de 53,68%, passando de R$ 3,696 para
R$ 5,680. A variação ao longo dos três dias de feriado foi mais significativa
do que a gasolina - no dia 24/12 o valor estava R$ 5,654 e no dia 26/12 em R$
5,695.
O IPTL é um índice de preços de
combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos
credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da
quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma
média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e
soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de
experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções
modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
Sobre a Ticket Log
A Ticket Log tem o propósito de
valorizar o tempo das pessoas para que possam aproveitar mais e melhor a vida.
A marca conecta pessoas e empresas, por meio de soluções inovadoras e digitais
de gestão de frotas e mobilidade, disponíveis para empresas de todos os
segmentos e tamanhos, simplificando a mobilidade urbana com informação e
inteligência.
Com mais de 30 anos de experiência no
mercado e 30 mil empresas-clientes, a Ticket Log administra 1 milhão de
veículos e quase 2,5 bilhões de litros de combustível ao ano. Além disso, conta
com uma rede de aceitação mais de 43 mil parceiros credenciados, dentre eles
postos de combustível, oficinas mecânicas e tantos outros serviços de
mobilidade.
A Ticket Log é uma marca da Edenred,
empresa global e digital de serviços e pagamentos que atua como companheira de
todas as horas para os trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta
mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e mais de 850 mil
empresas-clientes, em 46 países, administrando transações de mais de 7,1
bilhões de litros de combustível por ano.
Saiba mais
Site: https://www.ticketlog.com.br/
Blog: https://www.ticketlog.com.br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/
Instagram: https://www.instagram.com/
Facebook: https://www.facebook.com/
Sobre a Edenred
A Edenred é uma marca global e digital
de serviços e pagamentos que atua como companheira de todas as horas para os
trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de
usuários, 2 milhões de estabelecimentos e mais de 850 mil empresas-clientes, em
46 países.
A Edenred oferece soluções de pagamento
para fins específicos e, no Brasil, sua atuação conta com três linhas de
negócios: Benefícios ao Trabalhador, com a marca Ticket; Fleet & Mobility,
com as marcas Ticket Log e Repom; e Pay, com a Edenred Soluções Pré-Pagas. São
mais de 130 mil empresas-clientes, 7 milhões de empregados beneficiados e 455
mil comerciantes credenciados no país.
Essas soluções melhoram o bem-estar e o
poder de compra dos usuários, fortalecem a atratividade e a eficácia das
empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. Além disso,
ampliam o acesso a uma alimentação mais saudável, a produtos mais ecológicos e
a opções de mobilidade.
Em 2020, o Grupo movimentou um volume de
negócios de aproximadamente € 30 bilhões, principalmente com o uso de
aplicativos móveis, plataformas on-line e cartões.
Saiba mais
Site: www.edenred.com.br
LinkedIn: www.linkedin.com/company/
Nenhum comentário