Para superar gargalos logísticos, Maersk amplia investimentos em toda a cadeia logística
A A.P. Moller - Maersk tem investido na produção de contêineres e navios, além de aumentar investimentos em depots, caminhões e ferrovias
Em meio à maior crise
portuária global em 65 anos e com uma pandemia obstinada que se recusa a ceder
completamente, a A.P. Moller - Maersk está liderando na busca por soluções e
melhoria da cadeia global de suprimentos.
Há cerca de 350 navios
de transporte de contêineres em todo o mundo estacionados fora de seus portos
designados e sem espaço para atracar. Com 90% do comércio internacional
realizado por via marítima, esta questão global não está apenas impactando a
importação e exportação, mas também criando gargalos logísticos.
Divulgação Maersk |
Embora seja um problema que já existe há muitos anos, o ecossistema em evolução do comércio internacional deve ser considerado. A atual crise logística atinge também a América do Sul.
Para compreender totalmente as complexidades da situação, seus impactos e identificar possíveis soluções, a Maersk tem buscado desenvolver a logística global, não apenas em termos de infraestrutura, como também digitalmente e sustentavelmente - tomando o protagonismo na questão da descarbonização e na transformação digital do setor logístico.
Com o comércio global
interrompido, houve pouco ou nenhum investimento em desenvolvimento no ano passado.
Agora, as empresas de navegação estão sendo forçadas a evoluir rapidamente para
atender ao aumento na demanda, que engloba não somente a produção de novos
contêineres e navios, mas a melhoria de estrutura nos portos globais.
Neste contexto, a Maersk tem ido além dos portos, visando o desenvolvimento de
uma logística de ponta a ponta, que vai desde a planta produtora até o ponto de
venda, integrando todos os processos da cadeia e mitigando os gargalos
logísticos.
Desenvolvimento uma
logística integrada
Julian Thomas - Maersk Divulgação Maersk |
O presidente da Maersk para a Costa Leste da América Latina, Julian Thomas,
destaca a importância de desenvolver uma integração no setor, pois toda a
cadeia logística se compromete quando há um aumento significativo no volume
transportado, causando gargalos em todas as etapas. “Se temos um aumento de
demanda nos navios, precisamos desenvolver os portos e, consequentemente, o
modal ferroviário, que irá transportar a carga para outras regiões. Tudo está
interligado”, explica.
Visando atender à necessidade crescente de contêineres, o grupo iniciou uma
série de ações para mitigar a escassez e otimizar a logística global.
“Disponibilizamos todos os nossos navios e liberamos a capacidade ociosa.
Também reforçamos outros meios de transporte como barcaças, trens, caminhões,
depots e feeders. Nós também reposicionamos os navios entre as rotas de
comércio e portos de modo a obter maior eficiência”, destaca.
“O aumento de frete tem
impactado os contratos spots. Os clientes com contratos de longo prazo, por sua
vez, têm os seus valores honrados pela empresa. Essa parceria de longo prazo
traz mais confiabilidade no serviço, o que beneficia tanto o armador quanto o
cliente”, explica Thomas.
Mais flexibilidade,
agilidade e resiliência
O presidente da Maersk
explica que o cenário atual de oferta e demanda fez com que as taxas de frete
aumentassem, mas esta não é uma situação de longo prazo nem um cenário
bem-vindo para as companhias de navegação. “Com uma lucratividade histórica de
apenas 2% - inferior ao custo de capital - as operadoras não podem investir em
medidas como capacidade de buffer e projetos de rede mais flexíveis”.
“Precisamos de uma nova
maneira de ver as coisas, com flexibilidade, agilidade e resiliência atribuindo
um valor no custo do produto. É por isso que, para construir a resiliência
necessária e evitar uma situação semelhante no futuro, os remetentes,
despachantes e outras partes interessadas precisam perceber que há um custo
associado a tornar as cadeias de suprimentos mais resilientes”, analisa.
"Dito isso, no entanto, esses custos iniciais mais altos resultarão em ganhos significativos de longo prazo para os clientes, à medida que o ecossistema melhora em geral. Então, o que precisamos fazer é descomoditizar o transporte e criar uma mentalidade de parceria”, continua.
Infográfico - Maersk Divulgação Maersk |
Perspectivas para 2022
Para o
próximo ano, Thomas acredita em um mercado mais preparado. “Com base nos
pedidos feitos atualmente, é esperado um aumento da capacidade de navios em 22%
do mercado mundial”, destaca. A entrega dos navios está programada para o
período de 2021 a 2025, com maior volume em 2023.
Em relação aos
contêineres, o presidente da Maersk destaca algumas ações. "Estamos
adquirindo novos contêineres e conseguimos diminuir o tempo que o contêiner
leva para sair e voltar do porto, ganhando mais agilidade no processo. Além
disso, esperamos que as restrições impostas pela pandemia de covid-19 sejam
reduzidas com o aumento da vacinação”, analisa.
Em se tratando das
demandas, o volume deve permanecer nos níveis atuais do segundo semestre de
2021, com previsão de aumento entre 2 e 4% em 2022.
Sobre a A.P. Moller -
Maersk
A A.P. Moller - Maersk é uma empresa de logística de contêineres integrada que
trabalha para conectar e simplificar as cadeias de abastecimento de seus
clientes. Como líder global em serviços de transporte marítimo, a empresa opera
em 130 países e emprega aproximadamente 80 mil pessoas.
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