Pesquisa da Anfavea e da Webmotors revela que 95% dos entrevistados pretendem comprar ou trocar de carro em 2022
Estudo realizado com mais de 2 mil usuários da
plataforma aponta aumento no interesse por usados e seminovos
Dezembro de 2021 – A Associação Nacional dos Fabricantes de
Veículos Automotores (Anfavea) e a Webmotors anunciam os resultados da já
tradicional pesquisa de intenção de adquirir veículos. Em comparação com o ano
passado, o interesse em comprar e/ou trocar de veículos se mantém estável para
2022, com 95% – apenas um ponto abaixo de 2021. Já o intuito de adquirir carros
usados e seminovos continua a crescer, como reflexo da crise de abastecimento
do setor.
O estudo foi realizado com 2.426
usuários da Webmotors em todo o País, sendo 89% homens com idade entre 36 e 45
anos. A maioria é da região Sudeste (59%), seguido por Sul (18%) e Centro-oeste
(11%). Com relação ao ano passado, houve aumento de 2 pontos percentuais na
participação de mulheres (10%).
As respostas foram divididas entre os
que têm um ou mais carros (77%) e os que não possuem veículo (23%). Entre os
proprietários, a intenção de comprar um carro usado em 2022 aumentou 4 pontos
percentuais (85%). A mesma tendência foi percebida entre aqueles que ainda não
têm um veículo: 93% demonstraram interesse, um aumento de 5%.
A pesquisa revelou ainda que apenas 16%
dos entrevistados efetuaram a compra ou troca de carro este ano, sendo mais da
metade (54%) por ter conseguido uma boa oportunidade.
“Acompanhamos, durante o ano, o aumento
na compra de veículos usados e seminovos em resposta à falta de abastecimento
de peças para as montadoras. Acreditamos que esse setor deva se manter
aquecido até, pelo menos, o fim do primeiro semestre de 2022, quando as
montadoras esperam normalizar a produção”, explica o CEO da Webmotors, Eduardo
Jucevic.
Já Luiz Carlos Moraes, presidente da
Anfavea, reforça a importância da pesquisa para entender o comportamento do
consumidor no cenário atual. “Buscamos entender quais são as necessidades do
consumidor e identificar as tendências ou padrões. Acompanhamos de perto todas
as movimentações no setor para termos um melhor entendimento do comportamento
dos consumidores”, afirma.
Quando questionados sobre o tipo de
motor, 66% dos usuários que já possuem carro demonstraram interesse em um
modelo flex, 13%
ficariam com os motores a gasolina e outros 11%, a diesel. Os índices
daqueles que não possuem carro foram 74%, 16% e 4%, respectivamente.
Embora uma minoria tenha demonstrado
desejo de comprar um carro híbrido ou elétrico, é possível observar que o
consumidor já conhece os benefícios, como economia de combustível, conservação
do meio ambiente e redução de ruído. Em média, 60% considerariam pagar um valor
mais elevado por esse tipo de tecnologia.
Carroceria
Entre os entrevistados que já têm
carros, 37% possuem modelo hatch
ou sedã (32%). Embora a pesquisa revele um aumento de 5% na vontade de
adquirir um modelo SUV (41%), os modelos hatch
(16%) e sedã (30%) aparecem como as compras prováveis por causa dos preços mais
acessíveis. Para os 23% de entrevistados que não têm um automóvel, a opção por
um modelo hatch
fica em destaque (39%), seguido pelos sedãs (32%). O modelo SUV aparece em
terceiro lugar, com 21%.
Pagamento
Para realizar a compra, 84% dos
participantes pretendem dar o carro atual como forma de pagamento, mesmo
comportamento registrado em 2021. Sobre outras formas de pagamento, as opções
de financiamento parcial (57%) e total (8%) ainda aparecem como destaque (65%),
ante 31% dos que pagariam à vista, seguido por 4% que fariam um consórcio ou leasing. Entre os
entrevistados que não possuem carro, 41% optaram pelo crédito parcial, 27% pelo
pagamento à vista e 26% pelo crédito total.
Em relação ao ano anterior (44%),
notou-se uma diminuição de 4% na intenção de adquirir um financiamento parcial
(41%), com um aumento de 3% para aqueles que desejam financiar todo o valor.
“Embora haja diferenças entre as formas
de pagamento desejadas por usuários que têm ou não um carro, ainda vemos um
cenário de desconfiança quanto à economia, com aumento de até 4 pontos
percentuais na intenção de comprar o carro à vista – no caso daqueles que têm
carro – para não acumular dívidas longas”, aponta Jucevic.
Sem intenção de compra ou troca
Do total de entrevistados, 5% declararam
não ter intenção de comprar ou trocar de automóvel em 2022. Os principais
motivos para a decisão são: a alta dos preços (53%), dos juros bancários (23%)
e dos combustíveis (15%), reflexos da pandemia no Brasil (15%) e a incerteza
financeira/manutenção do emprego (11%). Em 2020, dentro do cenário mais duro da
pandemia, as razões para não comprar um veículo no ano seguinte refletiam a
insegurança financeira e outras formas de mobilidade. O reflexo da pandemia,
anteriormente citado por 33% dos respondentes, este ano caiu para 15%.
Os consumidores receosos consideram
investir o dinheiro (58%) ou viajar (24%). Indagados sobre quais tipos de ações
de bancos, governo e montadoras poderiam fazê-los mudar de ideia, os destaques
foram redução nos impostos (54%), no combustível (46%) e nas taxas de juros
(39%).
Clique
aqui para acessar a pesquisa completa.
Sobre a Webmotors
A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a
primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e
atualmente é o principal portal de negócios e de soluções para o segmento
automotivo.
Criada em 1995, no início da internet no
Brasil, a empresa passou a ter o Grupo Santander Brasil como seu principal
controlador a partir 2002 e, em abril de 2013, celebrou a chegada da Carsales
(empresa australiana de tecnologia, especializada no segmento automotivo), que
adquiriu 30% do capital acionário da Webmotors e contribuiu ainda mais para a
aceleração do seu crescimento nos últimos anos.
A Webmotors conta com mais de 30 milhões de visitas mensais, entre usuários e clientes, que contam com um amplo e completo portfólio de serviços, que vai desde anúncios, tabelas de preço e conteúdo para o cliente final até soluções de gestão de inteligência de dados para lojas, concessionárias e montadoras.
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