Suspeita de fraude em compras online entre Black Friday e Cyber Monday diminui 37% em relação ao ano passado
Levantamento da TransUnion analisa taxa de
tentativa de fraude no e-commerce durante este período
São Paulo, Brasil, 15 de dezembro de 2021
– A TransUnion (NYSE: TRU), empresa global de informações e insights, divulga
novas tendências globais de fraude no comércio eletrônico. A pesquisa cobriu o
período mais movimentado da temporada de compras, começando pelo dia anterior a
Black Friday até a Cyber Monday de 2021. A análise constatou que 17,46% de
todas as transações globais de comércio eletrônico, entre os dias 25 e 29 de
novembro, foram potencialmente fraudulentas.[1]
No Brasil, 2,81% delas foram consideradas suspeitas de ação de fraudes.
A porcentagem global de
supostas transações fraudulentas é 3,74% maior do que o mesmo período do ano
passado, cinco dias antes da Cyber Monday. Em transações originárias do Brasil,
o percentual diminuiu 37,21% em relação à mesma época de 2020. Essas
descobertas são baseadas em informações de bilhões de transações contidas no
pacote de soluções de análise de fraudes da TransUnion – portifólio TruValidate™
A análise também
constatou que as duas principais formas globais pelas quais ocorreram
tentativas de fraudes online durante esse período foram: acesso a diversas
contas pelo mesmo dispositivo e reincidência, quando a conta ou o dispositivo
já sofreram fraude anteriormente.
Número de tentativas de fraude digital durante
o período de Black Friday
País ou região |
25 a 29/11 de 2021 |
25 a 29/11 de 2021 |
Variação percentual |
Brasil |
2,81% |
4,48% |
-37,21% |
Global |
17,46 |
16,83% |
+3,74% |
Além disso, a TransUnion divulgou a análise sobre o percentual de supostas
transações fraudulentas de comércio eletrônico no Brasil, durante o período da
Black Friday comparado ao resto do ano. A análise foi feita de 2019 a
2021."A temporada de compras de fim de ano é um momento popular para
pessoas mal-intencionadas se envolverem em atividades fraudulentas,
particularmente no setor de comércio eletrônico e varejo", diz Shai Cohen,
vice-presidente sênior de soluções globais de prevenção à fraude da TransUnion.
“As compras online se estabilizaram como preferência para a maioria dos
compradores e essa tendência foi ainda mais acelerada devido à pandemia da
COVID-19. Os consumidores querem fazer compras com varejistas online que não só
ofereçam uma experiência perfeita para o usuário, mas também levem a segurança
e a privacidade do consumidor a sério. É imprescindível que essas empresas usem
ferramentas adequadas para detectar fraudes ao primeiro sinal de alerta sem
atrapalhar a jornada do consumidor."
Porcentagem de suspeita de fraude online –
Black Friday vs. Geral
País |
Black Friday 2021 |
Geral 2021 |
Black Friday 2020 |
Geral 2020 |
Black Friday 2019 |
Geral 2019 |
Brasil |
2,81% |
4,85% |
4,48% |
20,58% |
6,32% |
15,09% |
Global |
17,46% |
14,04% |
16,86% |
14,66% |
17,16% |
10,94% |
Porcentagem
de tentativas de fraude digital feitas por smartphones durante o período da
Black Friday
|
2021 |
2020 |
2019 |
Global |
45,62% |
52,45% |
62,77% |
A TransUnion monitora tentativas de fraude digital relatadas por empresas de
diversos setores como games, serviços financeiros, saúde, seguros, varejo,
viagens e lazer, entre outros. As conclusões são baseadas na inteligência de
bilhões de transações em mais de 40 mil sites e aplicativos contidos no
principal conjunto de soluções de análise de identidade, autenticação baseada
em riscos e análise de fraudes, o TransUnion TruValidate™.
Declínio de tentativas
suspeitas de fraude, à
medida que os consumidores expressam preocupação
O declínio da suspeita
de fraude digital durante os dias mais movimentados da temporada de compras de
fim de ano ocorreu à medida em que os consumidores expressaram mais
preocupações em serem vítimas. O Consumer Pulse, do 4º trimestre de 2021, da
TransUnion, constatou que 92% dos consumidores brasileiros estão preocupados em
serem vítimas de fraudes online nesta temporada de festas.
O mapeamento de
tendências de fraude completo realizado no período pela TransUnion pode ser
acessado aqui.
Nele constam informações sobre como esses dados variam de acordo com os países
selecionados, de que forma o smartphone está desempenhando um papel crítico na
fraude digital no período de fim de ano, quais dias durante a temporada de
compras das festas são mais populares para fraudes, entre outras abordagens.
[1] O percentual de tentativas suspeitas de
fraude digital leva em conta aquelas que os clientes TruValidate™ negaram ou
revisaram devido aos indicadores fraudulentos em comparação com todas as
transações suspeitas de fraude.
Sobre a TransUnion
A TransUnion é uma
empresa global de informações e insights que traz a confiança para que
companhias e consumidores alcancem grandes realizações na economia moderna.
Fazemos isso fornecendo
um olhar multidimensional de cada pessoa para que possam ser representadas de
forma confiável e simétrica no mercado, possibilitando maior inclusão
financeira. Como resultado, as empresas e os consumidores podem realizar
transações com confiança, auxiliando na conquista por resultados. Chamamos isso
de Informação para o Bem®.
A TransUnion está há 50
anos no mercado, com presença em mais de 30 países e em cinco continentes.
Opera no Brasil desde 2012, com o propósito de Ajudar a Melhorar a Qualidade de
Vida das Pessoas. A companhia cria oportunidades econômicas, empodera consumidores
e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos que incluem Serviços
Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, FinTechs, Indústrias e PMEs –
Pequenas e Médias Empressas.
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