Documentação digital se torna essencial para serviços financeiros
Novo estudo da Forrester Consulting revela que
o processo de documento digital tem beneficiado as organizações financeiras em
vários níveis
São Paulo, janeiro de 2022 - O novo estudo da Forrester Consulting
"Digital Document Processes In 2020: A Spotlight on Financial
Services", encomendado pela Adobe, entrevistou 90 tomadores de decisão
sênior de TI e negócios em todo o mundo para mapear as principais descobertas
com a digitalização do setor financeiro. A pesquisa revela que os processos de
documentos digitais, principalmente as assinaturas eletrônicas, mudaram de um
item de ação operacional para uma iniciativa estratégica primordial.
Dos entrevistados 72% consideram os
processos de documentos digitais essenciais para o funcionamento de seus
negócios, enquanto 59% planejam aumentar seus gastos com digitalização de mais
processos nos próximos anos. Essa mudança de ênfase se aplica tanto ao
back-office quanto aos processos voltados ao cliente.
O levantamento mostra também que as
organizações de serviços financeiros descobriram que os processos de documentos
digitais são mais do que ferramentas operacionais, uma vez que melhoram a
experiência do cliente (CX) e a experiência do funcionário (EX). Ao todo, 37%
dos entrevistados vincularam o aumento da satisfação do cliente aos processos
de documentos digitais, ao passo que 40% os consideram essenciais para aumentar
a produtividade dos colaboradores.
De acordo com o estudo, as organizações
de serviços financeiros estão entendendo agora que a digitalização de processos
de documentos pode desbloquear novas oportunidades de receita, permitindo que
os clientes aproveitem mais rapidamente os serviços relacionados àqueles que já
utilizam. Entre as empresas financeiras, 34% concordam que os processos de
documentos digitais possibilitam que elas busquem novas oportunidades e
clientes.
Marco para maturidade digital das
empresas
As organizações financeiras descobriram,
conforme a pesquisa, que os recursos avançados dos processos de documentos
digitais fornecem novos recursos de business intelligence e percepções do
cliente, gerando um valor agregado significativo. Dos participantes do
levantamento, 77% disseram que planejam utilizar recursos analíticos para
aprimorar ainda mais os recursos de inteligência de negócios de suas
organizações e gerar novas percepções do cliente.
“Ao aplicar soluções de documentos
digitais em diversos processos, as organizações FSI podem descobrir um alto
nível de colaboração, compartilhamento, assinatura eletrônica, rastreamento e
arquivamento seguro, oferecendo benefícios imediatos à operação e ao cliente”,
pontua Eduardo Jordão, senior channel manager da Adobe no Brasil.
O executivo aponta que os processos de
documentos digitais fornecem suporte essencial à resiliência dos negócios e
servem ainda como marcos para a maturidade digital total das companhias. “Na
medida em que continuamos discutindo a digitalização das empresas, as soluções
de documentação em nuvem representam investimentos sólidos que produzem
resultados imediatos”, conclui Jordão.
O estudo completo da Forrester
Consulting pode ser acessado neste
link.
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