Pai de quatro meninas, empresário tira lições da paternidade e fatura R$9,7 milhões
CEO da rede PremiaPão aplica aprendizados
adquiridos com a paternidade nos negócios e consolida marca
Prestes a se tornar pai, Raphael Mattos
decidiu seguir à risca um famoso ditado popular: quem não arrisca, não petisca.
Saiu do emprego em uma multinacional e com R$10 mil no bolso se tornou o dono
do próprio negócio em 2015.
No quarto que viria a ser o da futura
filha, a primeira de quatro, e com a ajuda de dois amigos, Raphael, atual CEO
da marca, formatou o negócio que em poucos meses já estava apto a se
transformar numa rede de franquias de baixo investimento e rapidamente
rentável. Assim nasceu a PremiaPão, rede que comercializa espaços publicitários
em saquinhos de pães.
Em apenas quatro meses, a franquia que
nasceu em Recife provou que era mesmo um negócio lucrativo e conquistou todos
os cantos do país. Em um ano, já tinha 100 operações. Mas nem tudo foram flores
e durante todo esse tempo à frente da rede, Raphael enfrentou algumas
dificuldades e foi aplicando os aprendizados que adquiriu com a paternidade que
transformou a PremiaPão em uma marca consolidada no mercado e que já conta com
122 unidades ativas e prevê um faturamento de R$9,7 milhões em 2021.
Como pai de quatro meninas, o CEO da
marca trouxe para os negócios duas grandes lições: paciência e liderança.
Quando é dado o pontapé inicial para a abertura de uma empresa, há uma pressa
para que o negócio se consolide e ganhe fama, mas, assim como é preciso ter
paciência com uma criança e não exigir a maturidade de um adulto, o mesmo
deve-se esperar do empreendimento. É vital que a paciência prevaleça e que seja
dado tempo para que as coisas aconteçam.
Durante o crescimento de um filho, não
basta os pais ditarem o que é certo e o que é para ser feito; é preciso que a
criança tenha exemplos a serem seguidos, que lhe seja mostrado e ensinado como
agir da melhor forma possível. Assim também é com os negócios: a liderança de
uma empresa deve ser exemplo para todos os colaboradores. Os valores que foram
construídos junto com o negócio devem ser vivenciados e praticados diariamente
por aqueles que estão no gerenciamento para, assim, a cultura da marca ser
permeada.
Quando o mercado se viu obrigado a
fechar em decorrência da pandemia, Raphael lançou mão destes aprendizados e a
microfranquia manteve o crescimento sustentável e consolidou o negócio em meio
à crise como opção segura de investimento. A rentabilidade elevada tem a ver
com dois fatores: em cada saquinho é possível negociar até 34 anúncios, que são
comercializados a partir de R$500,00 para uma tiragem de 30 mil unidades. E
mais: para se tornar atrativo ao consumidor final, os executivos tiveram a
ideia de atrelar a publicidade à prêmios. Cada embalagem acompanha um código,
que pode ser cadastrado no site da rede para concorrer a diversos produtos, que
vão desde um iPhone e notebook, até um carro zero km, como foi sorteado em
2019, por exemplo.
Se é um negócio bastante vantajoso para
duas das pontas - o consumidor, que concorre a prêmios, e o lojista, que recebe
gratuitamente a tiragem -, também o é para o franqueado. Formatado para atuação
home based, toda a operação não depende de uma estrutura física, o que barateia
o valor do investimento inicial, que começa a partir de R$10 mil dependendo da
localidade de atuação. Além do suporte com a diagramação, edição dos anúncios e
todo o suporte à operação, o franqueado ainda conta com um processo de
incubadora, onde ele será acompanhado por 60 dias e receberá todos os
treinamentos para melhor gestão e marketing de seu negócio – entre dinâmicas de
vendas e treinamento online.
Sobre a PremiaPão
Rede especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão que conecta marcas diretamente ao público-alvo. Fundada por jovens empreendedores, a empresa tem por intuito criar um produto de mídia de baixo custo e que gere um maior engajamento em comparação com as mídias tradicionais. O objetivo é transformar vidas através do empreendedorismo sustentável, utilizando a mídia em saco de pão para fortalecer negócios locais.
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