Para uma boa foto, um bom cenário
Com a visibilidade cada vez maior das redes
sociais, empresas, comércios e influencers estão apostando nos ambientes
instagramáveis
Think Tank:_laboratórios de ideias, projeto
desenvolvido pela CLS Arquitetas Associadas para a escola de negócios da Fundação
Dom Cabral
Divulgação
Produzir uma boa imagem, seja ela foto
ou vídeo, é peça fundamental para ganhar curtidas e aumentar o engajamento nas
redes sociais. Seja em perfis pessoais, profissionais ou empresariais, saber
posicionar e organizar os elementos como mobiliário e objetos de decoração, ter
uma boa iluminação, além de escolher o ambiente ideal, são os principais pontos
a serem considerados antes de dar aquele clique que irá bombar nas redes.
Segundo a arquiteta Kívia Costa,
sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, pensar um projeto
comercial hoje sem levar em conta esse propósito é algo inadmissível.
“Arquitetura hoje exerce um papel fundamental no marketing de um negócio. É ela
que vai possibilitar a criação de ambientes instagramáveis, onde tudo é pensado
para favorecer a imagem a ser publicada, assim como o conteúdo e,
consequentemente, a divulgação espontânea nas redes sociais”.
Mas, afinal, o que é um ambiente
instagramável? A arquiteta explica que se trata de um local decorado e
interessante visualmente, proporcionando para as pessoas as condições
necessárias para se fazer imagens bonitas para compartilhá-las nas redes
sociais. “Na internet, a imagem vem antes do conteúdo. É com a foto que
despertamos nas pessoas o desejo de clicar e consumir o que foi publicado, e
ter um cenário pensado para isso é primordial. Neste caso, vale aquela máxima
de que uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Cores
Para arquiteta Graziela Costa, também
sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, a preparação de um ambiente
instagramável começa pela escolha dos tons. “Todas as cores, quando usadas de
forma harmônica, tem o poder de valorizar o espaço. Tudo dependerá da intenção
do projeto e da personalidade do usuário”.
Graziela explica que as cores vibrantes
chamam a atenção por si só, o que exige cuidado quando aplicadas nas paredes, o
que pode causar um desconforto visual. “Neste caso, o ideal é usar objetos
decorativos e móveis mais minimalistas para conseguir um efeito mais harmônico
nas fotos”.
Já as composições com tonalidades mais
claras e neutras, elucida a arquiteta, proporcionam frescor e aconchego ao
ambiente, e possibilitam uma maior variedade de combinações. “Neste contexto é
possível ousar com uma paleta mais chamativa frente aos demais itens que
compõem o espaço. Os tons de cinza, por exemplo, são neutros, sendo possível
combiná-los com objetos de várias cores”.
A sócia e também arquiteta Érika
Steckelberg concorda. Para ela, outro elemento que ajuda a criar um ambiente
perfeito para fotos e vídeos é o revestimento. “Uma parede de tijolinhos, por
exemplo, traz um ar mais rústico, se destacando em qualquer ambiente, podendo
combinar com uma decoração mais clean, apostando nas cores neutras como o
branco e o cinza, ousando no concreto aparente e no cimento queimado. Com isso,
uma foto atraente está garantida”.
Iluminação
Érika ressalta ainda que uma boa
iluminação é fundamental para uma boa foto, por isso é preciso ter atenção
redobrada nesse quesito. “Dentre as várias possibilidades, a que mais irá
valorizar a imagem é a luz natural. Portanto, as imagens capturadas durante o
dia ficarão mais bonitas em ambientes com grandes portas e janelas”.
Quando se trata de luz artificial, a
dica é priorizar a iluminação mais quente, entre 2700k a 3000k, pois são mais
confortáveis visualmente. “A iluminação também pode ser usada de maneira
decorativa. Spots pontuais e fitas de LED podem compor o cenário de maneira
criativa e funcional, auxiliando nos cliques durante a noite. Além disso, dá
para brincar usando cores, desenhando formas geométricas, palavras ou frases
divertidas nas paredes”.
Organização
Para um bom ambiente instagramável,
organização também é fundamental, pois espaços desorganizados e com muitos
objetos causam uma má impressão e acabam desagradando os seguidores. Portanto,
é preciso deixar no local somente o que a ele pertence e o que for essencial à
funcionalidade do trabalho proposto. “Escolha objetos bonitos para ficarem
expostos nas mesas, aparadores, prateleiras ou até mesmo pendurados nas
paredes. Quanto aos demais elementos, agrupe-os em cestos, nichos ou caixas que
estejam alinhados com o estilo de decoração do espaço”, completa Kívia.
Plantas
Apostar nas plantas, afirma Érika, é uma
ótima pedida para produzir fotos de sucesso pois os tons verdes combinam
perfeitamente com cores quentes. Dessa forma, misturar várias espécies, de
tamanhos diferentes, em um mesmo ambiente, ou utilizar apenas um vaso exposto
em algum mobiliário pode tornar tudo muito mais atraente. “É importante optar
por vasos bonitos para que apareçam nos cliques. Afinal, cada detalhe faz toda
a diferença”.
Graziela lembra ainda que, para criar um ambiente instragramável que realmente irá valorizar suas fotos e vídeos, garantindo as curtidas e comentários nas redes sociais, a ajuda de um arquiteto é fundamental. “Este profissional irá analisar a finalidade do ambiente e irá projetar a melhor solução de cor, iluminação e conceito, de olho em um ambiente muito atrativo e diferenciado para criar fotos maravilhosas para as redes sociais”.
Nenhum comentário