Preparação para Enem 2022 deve prever questões sobre pandemia
Livros do Ensino Médio já trazem exemplos com
taxa de transmissão e contágio pela doença
Das manchetes de jornais de todo o mundo
para as páginas dos livros didáticos, a pandemia de covid-19 percorreu um
caminho quase tão rápido quanto o do próprio Sars-Cov-2. Desde 2021, conteúdos
formais de várias etapas da Educação Básica já trazem oficialmente fatores
relacionados à pandemia como exemplo para ensinar os estudantes de todo o
Brasil. Agora, o evento deve começar a ser cobrado também no Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem).
Com o prolongamento do problema ao longo
dos últimos dois anos, a covid-19 se tornou uma vivência impossível de ser
ignorada pelas mais diversas áreas de conhecimento e atuação. Do trabalho à
vida familiar, das políticas sociais à saúde, todos os aspectos da vida - e em
praticamente todo o planeta - foram afetados pela doença. Com a escola não é
diferente. Para a coordenadora editorial do Sistema Positivo de Ensino, Milena
dos Passos Lima, “educadores do mundo todo já entenderam há muito tempo que a
escola não é a preparação para a vida, mas a própria vida. A pandemia impactou
desde a estrutura familiar à rotina e há muitos aprendizados que tivemos neste
período, então não temos como fugir desse tema na Educação porque ele marcou
profundamente a história da humanidade e vai se refletir nos temas de aulas e
materiais didáticos”.
Em Matemática, por exemplo, a taxa de
transmissão do vírus já está sendo usada para ensinar progressão geométrica,
mas não para por aí. Na mesma disciplina, os números impressionantes
relacionados à pandemia podem ajudar a falar sobre estatística. Em Biologia,
toda a questão genética e de virologia podem passar a ser cobradas no Enem,
como as mutações que dão origem às muitas variantes do vírus. “Os gráficos,
muito comuns no exame, também são fundamentais para compreender a pandemia e,
por isso, poderão ser usados na prova para cobrar interpretação dos
estudantes”, ressalta a especialista. Em História, ela sugere que lições
deixadas por pandemias passadas podem aparecer combinadas e comparadas às que
estão sendo aprendidas agora. “O tema também pode ser abordado por componentes
como Geografia e Sociologia, tratando, por exemplo, sobre o acesso das pessoas
às formas de prevenção, como máscaras e álcool em gel. Química, Física e outras
disciplinas também têm na pandemia a possibilidade de tratar de temas da
vivência extraclasse”, complementa.
Assunto deve permear toda a vida escolar
Eventos históricos da grandeza desta
pandemia dominam as experiências de pessoas de todas as idades. Por isso,
segundo Milena, a covid-19 “vai ser um recurso importante para alunos da
Educação Infantil até o Ensino Médio. O material didático tem a função de
trazer conteúdo relevante e compartilhar significados com alunos e professores.
Então, é natural que, no processo de atualização desse material, a pandemia apareça
sob diferentes olhares, nas mais variadas disciplinas”. Dessa forma, diz a
especialista, os estudantes têm muitas oportunidades de aprendizado não apenas
fora da escola, como já vem acontecendo, mas também - e principalmente - dentro
dela.
Para a especialista, o ponto de partida
de qualquer aprendizagem significativa é tudo aquilo que o aluno já sabe.
Assim, valorizar as experiências de cada família com a pandemia pode ser
riquíssimo, segundo ela. “Podemos discutir como foram desenvolvidos os mecanismos
de prevenção à covid-19 e outras doenças, analisar como a humanidade responde a
uma situação de pandemia, entre outras possibilidades”, detalha Milena. Ela
explica que, no material do Sistema Positivo de Ensino, esses aprendizados já
aparecem para propor uma aprendizagem significativa e conectada à realidade dos
estudantes. “As vivências são muito importantes e podem alavancar temas
complexos, aprofundar aprendizagens e até impulsionar as carreiras dos alunos.”
Na edição de 2021 do Enem, os estudantes
não precisaram responder a questões envolvendo a pandemia. Isso aconteceu
porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep), responsável pelo exame, tem um banco de questões que serve de base para
preparar a prova e novas questões passam por um processo longo de aprovação
antes de aparecerem no Enem.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.
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