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8 dicas para realizar compras dentro da web

 


Com o aumento constante do uso da web pelas pessoas, que passam boa parte do dia conectadas, uma das áreas que mais ganhou força nos últimos anos, além das redes sociais, foi o do comércio online.

Na década de 1990, a internet foi se popularizando na sociedade conforme a tecnologia foi se desenvolvendo e as plataformas iam surgindo, sendo utilizadas das mais diversas maneiras.

Embora algumas transações em demanda, como as atuais, tenham demorado a acontecer, os primeiros indícios de vendas pela internet tiveram início em 1994, nos Estados Unidos.

De lá para cá, as vendas de e-commerce começaram em um ritmo crescente ao longo dos anos, até se tornar um dos principais métodos, chegando até a criação de datas em que grande parte das lojas fazem grandes descontos, como a Black Friday.

Criada na Filadélfia, nos EUA, a Black Friday tornou-se uma atração mundial, sendo um dia esperado por clientes e vendedores, já que a procura de produtos com desconto aumenta consideravelmente em relação aos outros dias do ano, especialmente no comércio online.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e o Instituto NeoTrust, dados mostraram que durante o primeiro trimestre de 2021, foram realizadas aproximadamente mais de 78,5 milhões de compras por meio da internet.

O que significa um aumento em torno de 57,4%, comparado ao primeiro trimestre de 2020.

Já o faturamento saiu em torno de mais de R$ 35 bilhões, somente entre o período de janeiro e março de 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior, o que significa um aumento próximo a 72,2%.

Esses dados mostram que o setor de venda online tem grandes promessas de se consolidar ainda mais no mercado nos próximos anos.

Que tipo de itens podem ser comprados online?

Pelo fato da internet ser um espaço vasto, que possibilita diferentes oportunidades, o comércio online acaba atraindo clientes com todos os desejos de compras e se torna um meio para o surgimento de muitos pequenos empreendimentos online.

Estes podem ser desde vendedores de estante de aço sob encomenda até mesmo produtos de beleza. Contudo, dentre os itens que mais se destacam no que se trata de compras online são:

  • Vestuário;

  • Eletrônicos;

  • Livros;

  • Produtos para pets;

  • Cosméticos;

  • Artigos de armarinhos;

  • Games;

  • Decoração;

  • Cursos;

  • Acessórios.

Nessa listagem de produtos, as categorias de moda, turismo, entretenimento, usados e os cursos são os que mais recebem faturamentos.

Algumas lojas online ainda podem apostar em promoções para a atração de clientes, como um pet shop que, com uma compra acima de um determinado valor ganha-se um desconto em Aluguel de Mini Escavadeira. 

Principais vantagens dessa modalidade de compra

Navegar pela internet tornou-se um hábito cotidiano do ser humano, e por terem desejos de consumo, uma diversidade de empresas vêem a web como uma boa forma de expandir horizontes, principalmente quando se trata de fazer dela uma vitrine de vendas.

Não somente produtos como também serviços podem ser oferecidos virtualmente, tanto de pequeno ou médio porte, como uma grande empresa de higienização ar condicionado residencial, que pode ter a sua contratação de serviços por uma plataforma online.

A internet trouxe ao consumidor a comodidade e a praticidade de compras, tanto por não ser necessário sair de casa para que se compre o que deseja como o funcionamento das lojas por 24 horas em qualquer dia do ano.

A variedade de pagamento se tornou outro atrativo, especialmente quando se trata de parcelas e descontos à vista, ou até mesmo os cupons de descontos, que podem ser na faixa de 5% até mais de 50%.

Ao comprar algum produto, muitas vezes, o cliente pode gostar de alguma privacidade, o que se torna um dos pontos positivos quando o assunto é a compra online, pois a mercadoria chega embalada sem que terceiros saibam o que é.

Em alguns casos, algumas lojas online possuem mais opções do que as lojas físicas, seja pela mercadoria em si ou a cor que se deseja.

Assim, os estabelecimentos de materiais de construção físicos podem vender um guarda corpo alumínio diferentes da loja online.

Através da internet, também é possível saber o feedback de outros usuários, o que pode auxiliar na tomada de decisão e até a fazer comparativos.

Em contrapartida, aos benefícios de se comprar online, um dos destaques opostos é a falta de contato humano durante o processo da compra, especialmente se o consumidor deseja ter a opinião de vendedores.

O atraso de entrega pode ser um dos pontos negativos, assim como o desvio ou o objeto indisponível para determinadas regiões, um dos fatores que acaba sendo levado em conta na hora de comprar ou não pela internet.

O setor de vestuários é um dos que mais se vendem tanto presencial ou online. Porém, na web, não é possível experimentar o produto, o que também pode se tornar um dos pontos de melhoria.

Dicas para fazer compra online

As compras online, muitas vezes podem acabam gerando uma desconfiança em consumidores que não estão acostumados a essa modalidade de aquisição, e surgem questionamentos se iremos receber o que compramos ou poderá acontecer um golpe. 

1 - Verifique se o site é seguro

Em um primeiro momento, é fundamental verificar se o site ou a página que irá ser realizada a compra é confiável e seguro, sem a presença maliciosa de terceiros que desejam roubar os dados.

A verificação pode ser feita de maneira simples, posto que muitos navegadores indicam um cadeado ao lado do endereço eletrônico, o que significa que o ambiente de compra possui certificados de segurança.

Portanto, se ao visitar uma página que vende necessaire box personalizada, antes de mais nada, verifique a segurança da página onde se está antes de realizar cadastros ou efetuar a compra.

Para evitar cair em golpes, pesquise diretamente a página e evite clicar em links de e-mails suspeitos, afinal, este é o canal mais usado para atrair consumidores com ofertas que estão com valores abaixo do mercado.

2 - Prefira marcas conhecidas

Ao realizar uma compra na web, também é importante que o consumidor dê preferência para sites de marcas ou páginas conhecidas, atentando-se às fraudes de páginas falsas com os mesmos layouts de lojas com nome no mercado.

Páginas falsas são uma das principais reclamações em portais voltados ao consumidor, o que pode ser um bom local para se pesquisar os feedbacks de outros clientes e assim, evitar passar pelo mesmo transtorno.

3 - Analise as formas de pagamento

Em compras online, as formas de pagamento podem ser dos mais variados modos, como PIX, boletos bancários, parcelamentos ou pagamentos à vista, o que pode dar ao consumidor um amplo leque de opções para se obter o que deseja.

4 - Faça uma busca por ofertas

No entanto, antes de fechar a compra é essencial pesquisar quais são os melhores preços e as ofertas de ferragens para laje que mais se encaixam com o orçamento que você possui.

5 - Verifique a segurança da plataforma

É fundamental ficar atento aos sites que pedem senhas sensíveis como as de cartão, levando em conta de que nunca se deve passá-las.

Afinal, para realizar uma compra na internet, não é necessário informar nenhum tipo de senha. Portanto, fique atento para não cair em um golpe financeiro.

Em casos de compras pela internet, o Código de Defesa do Consumidor também é válido, assim como em comércios físicos, que cobrem os direitos do cliente do mesmo modo.

6 - Conheça a política de trocas da loja

A política de troca de compras online deve ser avaliada antes de se adquirir algo, pois este é um dos pontos que podem resultar em feedbacks negativos para a loja, assim como a demora para ser entregue o pacote.

7 - Fique atento ao prazo de entrega

Os prazos de entrega podem variar de região para região, assim como o peso ou o tamanho da mercadoria, tendo um parâmetro que uma roupa comprada online pode ou não ter o mesmo tempo de entrega de um microscópio óptico binocular.

8 - Procure manter contato com o vendedor

Outro fator que deve ser levado em conta é a possibilidade de contato com o vendedor.

Páginas com canais de atendimento por e-mail, telefone ou até mesmo automático pela própria loja são considerados fatores que são bem vistos no caso de dúvidas, reclamações ou então qualquer necessidade que o consumidor tenha para entrar em contato.

Considerações finais

O setor de compras pela web tornou-se uma oportunidade não somente para o consumidor poder obter o que deseja, como também oferece uma série de vantagens para quem empreende nesse meio.

Principalmente levando em conta que até mesmo uma fábrica de camisetas pode vender em uma loja online por preços que se encaixem no mercado da moda.

Adquirir produtos na internet se tornou ainda mais comum com o passar dos anos, podendo haver preços em conta mais do que o esperado, o que torna o e-commerce algo que será ainda mais consolidado nos próximos anos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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