Aumento de 12% nos preços faz brasileiro racionalizar compras e buscar praticidade
Embalagens
econômicas ganham mais espaço no carrinho de compras para equilibrar
gastos
O brasileiro vem fazendo
escolhas mais inteligentes para driblar a inflação dos preços de alimentos,
bebidas e itens de limpeza, higiene e beleza. Entre janeiro e setembro de 2021
o preço médio da cesta de consumo massivo cresceu 11,8% em comparação ao mesmo
período de 2020. É o que mostra o relatório trimestral Consumer Insights, da
Kantar, líder global em dados, insights e consultoria.
A análise da Kantar mostra
que, por conta do aumento dos preços, os consumidores diminuíram frequência de
idas aos canais de venda (-2,1%) e também as unidades por viagem realizada, com
uma queda de 1,8% na comparação do período de janeiro a setembro 2021 com o
mesmo período de 2020, e um aumento no valor menor do que o dos preços, da
ordem de 9,7% nesse mesmo intervalo.
Para as compras caberem no
bolso, os brasileiros tiveram que fazer escolhas em 2021. Optaram por
embalagens maiores em categorias de limpeza, principalmente em amaciantes, água
sanitária e alvejante sem cloro. A cesta de limpeza cresceu 2% em toneladas e se
manteve estável (-1%) em unidades. A racionalização está no preço médio. Para
embalagens grandes o preço aumentou 6%, mas em unidades aumentou ainda mais
(9%) no ano móvel, que são os últimos 12 meses terminados em setembro de
2021 versus o mesmo período de 2020.
Para manter o consumo de
perecíveis e mercearia doce, a saída encontrada pelos consumidores foi buscar
embalagens menores. A cesta de perecíveis caiu 2% em toneladas e cresceu 2% em
unidades, movimento contrário ao da cesta de limpeza doméstica. A cesta de
perecíveis teve um aumento de preço de 19% tanto em embalagens maiores como
menores.
A racionalização também
acontece muito forte na cesta de mercearia doce, com o consumo de embalagens
grandes caindo 4% por conta de um repasse de preço de 14%, enquanto as
embalagens menores tiveram aumento de preço de 9%. Os destaques positivos
nestas cestas foram frango, leite fermentado, pães industrializados e
empanados. Já biscoitos e leite condensado registraram desempenho negativo.
Cestas de commodities,
mercearia salgada e higiene e beleza tiveram desempenhos negativos, tanto em
toneladas quanto unidades, o que revela que o consumidor priorizou categorias
mais indulgentes e práticas, mesmo com a alta da inflação.
Promoções tiveram papel
relevante em 2021, principalmente na cesta de higiene e beleza, que conquistou
1,7% de share entre janeiro e setembro de 2021 versus o mesmo período do
ano passado entre a classe AB, o que indica que até mesmo os consumidores de
maior poder aquisitivo sentiram o impacto da inflação e tiveram que
racionalizar na hora da compra. Promoções de higiene e beleza também foram
importantes nas classes C e DE e ganharam 1,3% e 0,8% de share promocionado
respectivamente. Mas mesmo as promoções não foram suficientes para o desempenho
da cesta, que caiu 2,9% em unidades.
Soma-se ao preço e orçamento
familiar a consciência do consumidor, que vem cada vez mais optando por
embalagens que causem menos impacto ao meio ambiente e que sejam sustentáveis.
Atualmente, os Eco Actives, consumidores que se preocupam muito com o assunto e
estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício, representam
apenas 8% da população brasileira, mas têm um impacto na cesta de consumo
massivo de R$ 7,9 bilhões.
O grupo vem crescendo desde
2019, e as projeções indicam que ele representará mais da metade (56%) da
população mundial nos próximos 10 anos. No Brasil, um em cada cinco
consumidores terá esse perfil. Para as marcas, além dos desafios do bolso, há
um desafio junto a um consumidor cada vez mais informado e engajado.
Sobre
a Kantar
A Kantar é líder global em
dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e
somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram,
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conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a
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