Como criar uma campanha de marketing digital?
Uma campanha de marketing digital reúne diversas atividades que empresas e profissionais colocam em prática na internet.
O objetivo é atrair novas oportunidades de negócio, se relacionar com os clientes e estabelecer a identidade da marca.
Estratégias como SEO (Search Engine Optimization), Inbound Marketing, E-mail Marketing, Marketing de Conteúdo, dentre outras, fazem parte das principais ações dentro do marketing digital.
Para quem não entende muito do assunto ou está tendo o primeiro contato com as estratégias online, o conceito desse tipo de marketing pode parecer muito claro, no entanto, ele é muito abrangente.
Isso porque nem sempre uma ação que a empresa realiza na internet pode ser considerada marketing digital. Também fica a dúvida em relação às principais estratégias e qual é o potencial de cada uma.
O fato é que o marketing digital cresceu muito e a tendência é que permaneça como a principal forma de divulgar uma marca, seus produtos e serviços. Qualquer negócio que queira crescer, precisa entender sobre o assunto.
Neste artigo, vamos explicar o que é estratégia de marketing digital, por que investir nele e no que se atentar na hora de elaborar uma campanha.
O que é estratégia de marketing digital?
Marketing digital são ações veiculadas por meio da internet, para divulgar produtos e serviços nos canais digitais.
Atualmente, é o principal recurso usado pelas empresas para se comunicar com o público, de maneira direcionada e no momento adequado.
O conceito de marketing, de acordo com Philip Kotler, é um meio pelo qual as pessoas satisfazem seus desejos e necessidades, por meio de ofertas e negociações de produtos e serviços com as marcas.
Mas, ao longo do tempo, empresas como uma especializada em limpeza de carpete automotivo tiveram de se adaptar a mudanças que aconteceram, praticamente, no dia a dia.
Antigamente, as organizações recorriam aos meios tradicionais, como a TV e o rádio, para divulgarem seus produtos e serviços.
Atualmente, a internet se tornou o principal veículo de comunicação, tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais conectadas.
Elas utilizam a internet para ter acesso à informação, se comunicar com outras pessoas, estudar, trabalhar e fazer compras.
Com o mundo conectado, o marketing digital se tornou a principal forma de divulgar uma marca, seus produtos e serviços.
Assim sendo, seu conceito é o de uma prática que reúne todos os esforços de marketing na web.
Para fazer a divulgação para as pessoas certas, no momento certo e utilizando a linguagem adequada, vários canais podem ser utilizados, tais como:
Site institucional;
Blog;
Redes sociais;
Motores de busca;
E-mail.
Esses e outros canais ajudam as companhias a solucionar dores e desejos de seu público e a manter um relacionamento com os seus clientes.
Tendo isso em vista, podemos dizer que uma empresa de coroa de flor trabalha com um processo social, que acontece por meio do acordo entre ela e seu público, dentro de um contexto.
São estratégias democráticas porque podem ser utilizadas por diversos tipos de instituições, como empresas, associações, pessoas, ONGs, igrejas, universidades e assim por diante.
Todas elas levam em conta fatores culturais, geográficos, psicológicos e jurídicos para influenciar a decisão de compra dos consumidores, e assim vender seus produtos e serviços.
O marketing digital é acessível financeiramente porque cada empresa pode fazer o que estiver ao seu alcance, com os recursos que possui e alcançar oportunidades de negócios, desde que saiba estruturar sua estratégia.
Por que investir em marketing digital?
Existem vários motivos para as empresas investirem em marketing digital, como no caso da interatividade.
A companhia tem a oportunidade de interagir com o seu público porque o foco não é o produto, mas, sim, a experiência do cliente e sua jornada de compra.
Isso acontece por meio de campanhas, ações e publicações que abrem espaço para que os usuários possam interagir, indicar e opinar sobre a marca, e falar sobre ela com outras pessoas.
Um fabricante de pasta para documentos personalizada abre espaço para essa interação por meio de alguns cliques, o que acaba por aumentar o engajamento entre seu público e sua marca.
Outra vantagem é a facilidade em analisar e mensurar as estratégias colocadas em prática.
Nos meios tradicionais, é muito difícil se certificar em relação à efetividade das estratégias publicitárias e anúncios.
Tanto é que antes de o marketing digital existir, as companhias gastavam muito dinheiro com estratégias que não davam resultados.
Na internet, por meio das ferramentas certas, é muito mais fácil obter e analisar dados, o que ajuda a melhorar as campanhas e evitar erros que desperdiçam os investimentos.
Em outras palavras, uma empresa de serviço de limpeza de cortinas identifica falhas rapidamente e consegue melhorá-las para alcançar os melhores resultados.
Outro fator de destaque é que a internet diminui a distância entre as empresas e os consumidores, tendo em vista que mesmo os pequenos negócios podem atrair clientes de qualquer lugar do mundo.
Com o aumento das vendas pela internet, os próprios consumidores podem conhecer empresas de qualquer lugar com as quais se identificam.
Por fim, o grande destaque do marketing digital é o direcionamento, pois ele permite que a marca converse com as pessoas certas e no momento mais adequado.
Isso significa que a companhia vai se comunicar com pessoas que realmente têm interesse nas soluções oferecidas. Como resultado, é possível economizar dinheiro e poupar tempo.
Mas, para que as estratégias de marketing digital tragam todos esses benefícios, existem alguns pontos a se atentar.
Pontos de atenção ao elaborar uma estratégia de marketing digital
Para criar uma boa estratégia de marketing digital, um fabricante de laje h12 isopor precisa se atentar a alguns fatores.
Conhecer o público-alvo
Antes de qualquer coisa é muito importante saber quais são as características do público-alvo do negócio.
Podemos usar diversas ferramentas para conhecer um pouco mais sobre as características dos visitantes de um site.
Com essas informações, a empresa traça o perfil de seu público e define a linguagem que deve usar em suas campanhas. Dentre as ferramentas que mais se destacam estão o Facebook Ads e o Google Ads.
Com base nas informações levantadas, a marca cria sua persona, que representa o cliente ideal do negócio.
A partir disso, suas campanhas serão direcionadas às necessidades e anseios dessas pessoas.
Definir os objetivos
Depois de saber quem é a persona, uma empresa terceirizada de portaria deve definir seus objetivos, especificando claramente os resultados que deseja obter com suas ações.
A organização pode aumentar a exposição e reconhecimento da marca, gerar leads, fazer vendas diretas pela internet, melhorar o relacionamento com os clientes e criar um sistema de atendimento e orientação ao cliente.
Também é muito importante estabelecer prazos para que as estratégias sejam colocadas em prática, afinal, existe muito trabalho envolvido, o que pode desperdiçar o tempo.
Definir as estratégias
Desde o início, é necessário definir quais estratégias serão praticadas, tendo em vista que, dependendo do segmento do negócio, algumas ações funcionam melhor do que outras.
Por exemplo, para uma empresa de lavagem de poltrona é mais interessante criar um blog para publicar conteúdos relacionados aos cuidados com a casa, preservação da mobília, entre outros.
Por outro lado, uma loja de roupas pode se apoiar nas publicações nas redes sociais. Para definir as estratégias certas, é fundamental conhecer o público-alvo e as características dos produtos e serviços oferecidos.
Escolher os canais digitais
As empresas têm muitas opções de canais para trabalhar na internet, e é importante defini-los no início do projeto, tendo como base as características do público.
É necessário ter em mente que nenhuma empresa tem obrigação de usar todos os canais, visto que para as estratégias de marketing digital realmente funcionarem, a marca deve estar presente onde seu público está e assim gerar tráfego qualificado.
No início da campanha, uma clínica de exame toxicológico demissional pode usar uma quantidade maior de canais e ir monitorando o desempenho deles para identificar quais ajudam a converter e quais devem ser descartados.
Ao elaborar as estratégias, a marca deve manter o foco em seus resultados, visto que o planejamento de marketing digital tem como objetivo otimizar os recursos e se concentrar naquilo que realmente traz retornos.
Conclusão
Sendo assim, o marketing digital é essencial para que qualquer empresa consiga se destacar no mercado, independentemente de seu segmento ou porte.
As pessoas estão cada vez mais conectadas e esperam soluções que surgem na web. Assim sendo, é papel das empresas estabelecer sua imagem nos canais digitais e se relacionar com os consumidores dentro desse ambiente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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