Confira 9 empresas que visam diminuir a escassez ecológica
Além de colaborar para um mundo mais
sustentável, as redes ainda atraem consumidores mais exigentes e engajados
À medida que o mundo avança rumo a uma
economia mais verde, muitas empresas passam a adotar práticas mais sustentáveis
frente às novas mudanças no mercado mundial. As iniciativas, que visam a
redução dos impactos ambientais por meio de práticas de rendimento e otimização
do ciclo de vida do produto, também estão correlacionadas às novas exigências
do consumidor que é atraído por negócios que tenham responsabilidade ambiental,
bem como potenciais empreendedores que estão de olho em novas oportunidades de
negócio. Pensando nisso, elencamos 10 redes que possuem iniciativas voltadas para
este “mercado verde”, confira:
O Açougue
Vegano, rede de franquias veganas genuinamente brasileira
criada com a proposta de atender ao público que foca neste estilo de vida,
optou pela utilização das embalagens de papelão para diminuir os danos causados
ao meio ambiente. Além de serem biodegradáveis e com alta taxa de reciclagem,
são resistentes e de fácil transporte, o que previne vazamentos, diminuindo o
desperdício.
Para incentivar hábitos sustentáveis, a Mais1 Café, franquia de
cafeterias cujas operações se baseiam no conceito “to go”, faz o uso de copos
reutilizáveis em todas as unidades para que seus clientes possam reaproveitar
levando-os na próxima compra sem a necessidade de descarte. Ainda, como uma
forma de incentivo para os consumidores adquirirem o hábito, é oferecido
um desconto de R$ 1 cada vez que for enchê-lo o copo.
A Sestini,
uma das principais empresas no segmento de malas, mochilas e acessórios do
país, une sustentabilidade, estilo e funcionalidade na mochila Magic Eco. Por
meio de um sistema têxtil de regeneração de recursos, a fabricação é feita com
o tecido RPET (PET reciclado), que são fios desenvolvidos a partir das garrafas
plásticas de refrigerantes retiradas do meio ambiente. Produzida com poliéster
100% reciclado, são utilizadas aproximadamente 12 garrafas PET de 500ml para
produzir cada mochila. Ao reutilizar o material, a empresa colabora para a
redução no consumo de água, energia, matérias-primas derivadas do petróleo e na
quantidade de lixo gerado. Além de sustentável, o modelo possui características
exclusivas da Sestini Magic como bolso com tira-cartão na alça para rápido
acesso, organizador de fone de ouvido, bolso escondido nas costas, além de
zíper com trava especial antifurto ideal para manter os pertences em segurança.
Os clientes da rede de lavanderias
self-service, a Lavô,
não imaginam que os contêineres em que funcionam algumas unidades já podem ter
viajado mundo afora. Isso porque as lojas são construídas em contêineres
reciclados, reaproveitando toneladas de material. A sustentabilidade também é
destaque na hora de lavar e secar: os equipamentos consomem apenas 2 watts por
ciclo, enquanto a máquina doméstica precisa de 9 watts em média. O consumo de
água também é menor, 56 litros por lavagem, enquanto que, em casa, este gasto
pode chegar a 190 L. A economia de recursos naturais se reflete no bolso do
consumidor, que lava ou seca cerca de 10 quilos de roupa a partir de R$
14.
A
PremiaPão, rede especializada em publicidade em saco de pão,
tem uma parceria com a ONG Iniciativa Verde através do projeto Amigos da
Floresta. A cada tiragem mensal, é plantada uma árvore em uma área reservada
pela ONG. Em seis anos de parceria, a franquia já plantou mais de 900 árvores.
Além disso, os franqueados também ganham em seu kit franquia canetas de
papelão, ecobags de algodão crú para que eles também possam assumir a mesma
cultura sustentável estabelecida pelo corporativo.
Todos os produtos utilizados pela Sofá Novo de Novo, rede
especializada em higienização e impermeabilização de estofados, são à base de
água e não afetam nem seres humanos e nem animais. Além disso, todas as
embalagens são recicláveis e biodegradáveis.
A Anjos
Colchões & Sofás, rede de franquias especializada em
colchões e estofados, adotou o processo de reutilização dos retalhos de panos
para criar um manto protetor que envolve a região das molas. Além do benefício
com o meio ambiente, com uma destinação mais coerente desse excedente que é um
dos mais agressivos ao meio ambiente, a Anjos possibilitou também garantir uma
sobrevida maior ao produto por proteger uma área sensível do colchão.
As maquiagens e produtos da Yes! Cosmetics mostram
que é possível ser sustentável e acessível. Jovens, coloridas e veganas, as
linhas da marca contam com itens veganos e não testados em animais. Hoje, dos
160 itens no portfólio, mais de 93% são veganos, com expectativa de alcançar
100% até o fim do ano. A empresa trabalha com matéria-prima rastreável e o uso
de papel proveniente de florestas de manejo sustentável nas embalagens. A
preocupação com o meio ambiente não para por aí e a rede disponibiliza nas
lojas o #yesrecicla para o descarte de recicláveis da própria marca e de outras
empresas também.
A CleanNew, rede especializada em higienização e blindagem de estofados, desenvolveu uma tecnologia que aumenta em até três vezes a durabilidade do tecido: a blindagem, que envolve a fibra do estofado, protegendo e fornecendo maior durabilidade ao sofá, evitando lavagem desnecessária e gerando uma economia de cerca de um bilhão de litros de água, o que daria para abastecer uma cidade de 20 mil habitantes durante um ano. Além disso, todos os produtos são biodegradáveis, as embalagens recicláveis e a franquia está investindo em energia renovável, como placas solares por exemplo.
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