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Entenda o que é mix de marketing!

 


Nos últimos anos, muitas estratégias de marketing se disseminaram no cenário corporativo nacional, sobretudo graças à internet. Algumas das que mais se ouve falar é a do mix de marketing, que realmente pode fazer toda diferença.

De fato, é interessante que haja essa disseminação e até democratização de táticas de vendas, de marketing e de publicidade. Contudo, nem sempre isso traz uma compreensão mais séria do que está sendo dito, então também é preciso ter cuidado.

Algumas táticas e recursos são mais simples e mais acessíveis, como no caso dos motores de busca. Basta abrir o Google, o Bing ou o Yahoo! e pesquisar algo como adesivo de parede para loja de roupa, que logo virão centenas ou milhares de resultados.

Ali você encontra empresas de todos os tamanhos e todo tipo de modelo de negócio. Isso porque é relativamente simples fazer anúncios nesses buscadores para aparecer com destaque quando alguém fizer uma busca pelas palavras-chave do seu segmento.

Além de a plataforma ser intuitiva, ela tem uma proposta de democratização e acolhimento, que permite que qualquer empresa faça seus anúncios de modo customizando, investindo qualquer valor, por mais baixo que seja o orçamento.

Isso é ótimo e também pode fazer toda diferença. Entretanto, quando falamos de estratégias mais abrangentes de marketing, ou mesmo de branding, é preciso levar em conta que entramos em outra seara ou dimensão de uma cultura corporativa.

O próprio branding nada mais é do que um recuo que se faz em relação ao marketing, por meio de conceitos mais basilares como o da filosofia da marca, que geralmente se traduz nos famosos pilares de missão, visão e valores.

Neste caso, uma fábrica de paver em calçadas precisa compreender profundamente seu segmento de atuação, as estratégias da concorrência e os perfis do público-alvo. Isso vai muito além de simplesmente fazer publicidade ou divulgação.

O mesmo vale para o mix de marketing, que lida com 4 pilares essenciais do marketing e da realidade de qualquer empresa. Trata-se da praça, do produto, da promoção e do preço, o que precisa ser entendido nesse nível maior de abrangência.

Por isso, fizemos toda essa explicação, no sentido de que há grandes diferenças entre os esforços de branding, de marketing e de publicidade. Sem compreender esse conceito antes, o recurso de que falaremos aqui fica no vazio.

Portanto, é tão importante saber aprender com a internet, mas sem se deixar levar por textos ou análise que sejam superficiais. Também vem daí o motivo pelo qual decidimos elaborar este conteúdo, detalhando o que é o mix de marketing.

Além de fazer com que você entenda o que ele é, passaremos por vários conceitos e características da área, o que também implica tratar de sua importância, sua utilidade dentro do planejamento de marketing e suas vantagens de curto e longo prazo.

Lembrando que um dos pontos mais interessantes disso tudo, é que hoje o mix de marketing se tornou tão fundamental que ele realmente já pode ser aplicado a qualquer segmento, seja de venda ou de serviços como instalação de persiana romana sala.

No fundo, o que faz toda diferença é a empresa reconhecer aquilo que lá em cima chamamos de cultura corporativa, que também pode ser cultura organizacional. Em tempos de concorrência como a atual, esse tipo de coisa é que muda um negócio.

Desta maneira, se o que o empresário ou o gestor da marca mais deseja é compreender a fundo como uma estratégia relativamente simples pode revolucionar seu negócio, fortalecendo a marca e aumentando as vendas, então basta seguir adiante.

As origens do conceito

Ao falar em mix de marketing pode parecer que se trata de uma teoria óbvia e que as coisas sempre foram vistas desse modo. Mas é claro que não é assim, pois essa ideia precisou ser criada, tal como qualquer outra.

De fato, por volta dos anos de 1950, vários autores vinham tentando criar uma classificação assim, que desse conta de abarcar todas as variáveis que envolvem a relação entre uma marca em sua realidade interna, e o mercado que está lá fora.

Mas foi só depois de cerca de 10 anos de debate, com a contribuição de Jerome McCarthy no livro ​​“Basic Marketing: A Managerial Approach”, que a ideia se cristalizou.

O segundo passo fundamental e definitivo veio quando ninguém menos que Philip Kotler, já em 1967, lançou seu célebre “Marketing Management”, divulgando o conceito de McCarthy e tornando ele acessível a todos os empresários e marcas do mundo.

Agora, quando uma empresa da área de copo personalizado para aniversário quer fortalecer sua marca e aprofundar a comunicação com o público, ela precisa definitivamente aplicar essa estratégia, explorando os 4 pilares do mix de marketing.

De modo mais detido, esses 4 fatores são:

  • O produto: a solução prestada;

  • A praça: meio de divulgação;

  • A promoção: como divulgar;

  • O preço: quanto vai custar.

Adiante vamos aprofundar cada um desses elementos, mas essa descrição bastante enxuta e inicial já serve para mostrar que alguns desses conceitos não são tão simples quanto parecem em um primeiro momento, pois costumam causar confusão.

Por exemplo, a própria noção de produto, na verdade tem a ver com a solução prestada, portanto pode incluir também um serviço, se for o caso, exatamente como alguém que dispõe de aluguel escritório compartilhado.

Já a praça, muitos pensam que é o público-alvo, mas não é verdade. Trata-se dos meios de divulgação que a empresa tem, mais ou menos como se ela fosse fazer anúncios “na praça”, o que hoje inclui a internet e, obviamente, todo o marketing digital.

A promoção, por sua vez, se aproxima um pouco mais da ideia de público-alvo, já que envolve os modos como você vai circular o que foi definido na praça.

Sendo que o preço também pode causar confusões, já que muitos não sabem precificar e por isso acabam jogando valores arbitrários, sem levar em conta seus custos e gastos reais, com base em um fluxo de caixa realmente coerente.

O que é o mix de marketing

Claro que as definições que demos sobre as origens do conceito já respondem em boa medida o que é, afinal, esse tal de mix de marketing.

Mas precisamos aprofundar alguns pontos, especialmente sobre o fato de que há variáveis que precisam ser levadas em conta na hora de levantar seu próprio mix.

Por exemplo, falar de produto e de preço é algo que depende eminentemente da marca, já que a equipe de uma empresa de tela de proteção para sacada pode sentar, fazer as devidas reuniões e ajustes, e definir sozinha esses dois pontos.

Claro que inclui funcionários e estrategistas, mas o fato é que ela não precisa estudar a fundo o mercado para isso. Já ao falar de praça e promoção, seria ilusão achar que você pode ignorar esses pilares e fazer do jeito como deseja.

Na verdade, é preciso cotejar vários meios de divulgação e estudar modos como divulgar cada vez melhores, pois isso é algo que muda constantemente.

Se não fosse assim, ninguém precisaria ter evoluído do marketing offline e presencial para as atuais soluções da esfera digital, o que seria absurdo.

Qual a importância disso?

Outro ponto fundamental quando falamos sobre o mix de marketing é entender melhor sua estratégia, que no fundo remete a questões micro e macro.

No aspecto micro, você entende que sua empresa precisa ter algumas balizas com as quais fortalecer suas estratégias internas e até seu endomarketing.

Basicamente, se ela vende domos de acrílico, os colaboradores precisam ser os primeiros a comprar essa ideia e até esse produto, ou o negócio não vai funcionar.

Já na dimensão macro, fica claro que sua empresa não é a única do mercado, existe toda uma concorrência lá fora e outras marcas que melhoram a cada dia que passa, obrigando você a crescer também, daí a importância de sempre ajustar seu mix.

O planejamento estratégico

Por fim, é digno de nota que toda empresa séria precisa ter um bom planejamento de marketing, em vez de se deixar levar pelo barulho do dia a dia.

Dada a profundidade do mix de marketing, se uma escola ministra curso de manutenção para celular, o que ela pode fazer é definir todo seu plano para o ano com base nesses 4 pilares, acrescentando apenas outros indicadores e aspectos.

O que fica claro ao aprofundar em seu produto, na praça, na promoção e no preço é que toda empresa depende eminentemente dessa clareza.

Afinal, se esses quatro pontos estiverem bem resolvidos, certamente os demais também estarão, de modo que o planejamento de curto e longo prazo será bem executado.

Considerações finais

O mix de marketing é um dos conceitos mais antigos do marketing, tendo surgido nos anos 1960 como uma das estratégias mais importantes da área.

Acima exploramos não apenas seus conceitos, ajudando você a entender o que ele é, assim como dicas práticas de como dar os primeiros passos na direção correta.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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