Mercado de Franquias de Saúde e Beleza cresce 10,5% em unidades e fatura cerca de R$ 39 bilhões
O crescimento do faturamento chegou a 11,2%
em comparação com 2020
O mercado de franquias consolidou sua curva
de recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase
igualando o desempenho de 2019. É o que mostra o balanço anual realizado pela
ABF – Associação Brasileira de Franchising. O faturamento das franquias no
Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$185,068 bilhões em 2021, um
crescimento nominal de
10,7%, chegando a patamar semelhante ao de 2019 que foi de R$ 186,755 bilhões.
Muitas tendências do segmento de beleza ficaram represadas para o ano de 2022
devido à pandemia do novo coronavírus. A necessidade de se manter o
distanciamento social e a consequente permanência das pessoas em casa,
trabalhando em home office, provocou uma mudança de comportamento. Além disso,
o “novo normal” também serviu como motivador para muitas pessoas que já
desejavam realizar procedimentos estéticos, mas se preocupavam com um eventual
longo tempo de recuperação, a colocar em prática seus planos e ficar em casa se
recuperando, uma vez que agora era possível passar por esse período e continuar
trabalhando, do conforto do lar, sem comprometer a rotina.
Essas foram algumas das principais razões do crescimento das franquias do
segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Segundo a ABF, esse segmento faturou
cerca de R$ 39 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 11, 2% em
relação a 2020. Já em número de unidades, o segmento chegou a cerca de 30 mil
pontos no país o que representa um incremento de 10,5% em comparação com
2020.
Nessa esteira, redes ligadas ao segmento apresentaram crescimento, como é o
caso da marca Royal Face, rede de franquias especializada em harmonização
facial que encerrou 2021 com 160 unidades inauguradas, num total de mais de 253
comercializadas. A meta do faturamento anual foi superada, fechando em R$ 150
milhões, com geração de 800 empregos diretos e 4 mil indiretos. Esses números
positivos representam um aumento de 270% na receita frente a 2020.
Para esse ano de 2022, a Royal Face pretende chegar a 350 unidades
comercializadas, sendo destas 300 inauguradas, com o crescimento orgânico em
torno de 211% em faturamento, chegando a mais de R$ 300 milhões em receita.
Para isso, a Royal Face planeja investir mais de R$ 35 milhões, gerando mais de
1.500 empregos diretos e cerca de 5.000 indiretos em todo o País.
Além disso, em sintonia com esse desempenho, a Oral Sin – maior rede de
franquias de implantes dentários do País – apresentou ano passado um
crescimento acima da média. A marca teve um aumento de 52% de faturamento em
2021 em relação a 2020, faturando R$733 milhões.
Com mais demanda, a rede expandiu e chegou a 452 unidades. Até o fim de 2022 a
rede pretende chegar a 730 unidades, com o crescimento orgânico em de 50% em
faturamento, superando pela primeira vez a marca de R$ 1 bilhão de faturamento.
Para isso, a rede Oral Sin planeja investir mais de R$ 150 milhões.
De acordo com a diretora da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-Estar da ABF,
Danyelle Van Straten, o segmento foi beneficiado pela mudança de comportamento
das pessoas. "O desejo de estar bem consigo cresceu. Além da demanda
reprimida, houve uma aceleração digital, que levou muitas marcas ao e-commerce.
Sentir-se bem depois de tantos acontecimentos ruins, é se sentir vivo. Em
tempos de tantas mudanças, fazer parte de uma rede é um grande diferencial, é a
força do ‘grande’ agindo localmente”, completa. "
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