O que é o endomarketing?
Nas últimas décadas, o mundo inteiro viu o marketing passar por mudanças radicais, o que inclui o Brasil e milhares ou mesmo milhões de empresas nacionais. Um dos exemplos é o endomarketing, que tem sido cada vez mais implementado.
Uma das razões dessa disseminação do marketing, da publicidade e dos meios de divulgação como um todo está na internet. Ela ajuda de maneira incomparável que os empresários, gestores e demais interessados tenham acesso às novidades.
De fato, nos idos de 1990, é pouco provável que uma empresa da área de móveis de aço para escritórios chegasse a entender do que se trata algo como o endomarketing. O que obviamente reduz e muito as chances de vir a utilizar esse recurso.
A internet também ajuda no sentido de fazer com que empresários, colaboradores e consumidores passem a se encontrar de modo facilitado. Um exemplo disso são os grandes motores de busca, como o Google, o Yahoo! e o Bing.
Por outro lado, se o universo online democratiza tais conhecimentos, ele também acaba gerando um outro efeito como consequência. Ou melhor, dois outros efeitos muito graves, sendo o primeiro o aumento da concorrência.
Quer dizer, como qualquer um passa a ter acesso às inovações e possibilidades trazidas pela web, surgem concorrentes quase que diariamente fazendo as mesmas coisas, vendendo as mesmas soluções e fazendo as mesmas promessas ao público.
Os próprios buscadores também podem comprovar isso, pois basta abrir um deles para pesquisar algo como telas de proteção para gatos, e dentro de poucos segundos aparecem centenas ou mesmo milhares de opções a um clique de distância.
O segundo efeito é o da dúvida, pois o excesso de informações e dicas de marketing que se encontra na internet é enorme. O que às vezes dificulta e até paralisa aqueles que realmente querem começar a praticar algo em busca de resultados práticos.
Mas é preciso dizer que, nesses casos, a culpa não é exatamente da internet, tampouco da estratégia que está sendo ensinada, mas sim, das pessoas que disseminam informações sem responsabilidade, ou dos empresários que implementam o que não entendem.
Exatamente por esses motivos é que elaboramos este conteúdo, quebrando esse círculo vicioso e aprofundando em uma estratégia que realmente pode fazer toda a diferença, que é o endomarketing, como algo que toda marca precisa fazer internamente.
Inclusive, fazer isso passa não apenas pela explicação do que é o endomarketing, mas também a demonstração de como ele pode impactar uma empresa real. Além de mostrar as vantagens e benefícios que podem ser esperados no curto, médio e longo prazo.
Também por isso partiremos sempre de exemplos concretos, de empresas e segmentos reais cuja citação ajuda e muito na hora de ilustrar o que está sendo dito. Assim não ficamos apenas nas afirmações genéricas, que dificultariam a prática real.
Tanto que podemos afirmar com tranquilidade que o endomarketing realmente evoluiu tanto que hoje já pode ajudar qualquer modelo de negócio, desde firmas da área de serviço como medição tridimensional, até lojas locais que vendem roupas no varejo.
Inclusive, algumas pessoas olham para seu próprio negócio e acham ele nichado demais, como no caso de soluções industriais que existem há mais de um século, pensando que isso impede a implementação de estratégias como a do endomarketing.
Na verdade, não há restrição nenhuma quanto a isso, e às vezes é até melhor contar com uma empresa tradicional e já consolidada em termos de know-how, pois neste caso, as inovações têm uma base muito maior onde se apoiar e firmar estrategicamente.
Desta maneira, tendo feito essas ponderações e esclarecimentos, se o seu interesse enquanto leitor é justamente o de compreender como uma estratégia relativamente simples igual à do endomarketing pode revolucionar sua empresa, então basta seguir adiante.
Por que o endomarketing?
A própria etimologia da palavra já reflete do que exatamente se trata o endomarketing. Afinal, o radical “endo” implica tudo aquilo que é interno ou interior. Como uma endoscopia, que é um exame que verifica ou sonda desde dentro o estômago do paciente.
Portanto, endomarketing nada mais é do que uma estratégia de marketing voltado para o interior da empresa. Ou seja, para sua própria rotina de trabalho, suas equipes e colaboradores internos, e não para o mercado ou o público-alvo.
Como vimos acima, hoje há uma infinidade de estratégias de marketing, então algumas chegam a parecer até repetitivas ou mesmo autocontraditórias.
Mas não é o caso do endomarketing, que aliás já foi testado e atualmente é aplicado em milhares de empresas pelo mundo todo, inclusive no caso das maiores marcas do mundo.
O motivo por que elas fazem isso é que uma marca se torna muito mais eficiente após conquistar o seu público interno primeiro, e só depois focar em dominar o mercado, tornando-se uma referência ou líder de mercado.
Ou seja, se a sua área de atuação é a parte de fábricas de camiseta uniforme empresa, primeiro ela quer conquistar seus funcionários e torná-los satisfeitos, para só depois dominar a maior cota de mercado possível e afastar a concorrência.
O que é extremamente coerente não só no mundo corporativo, mas também em outras dimensões da vida. Basta imaginar o caso de um professor que, além de dar aulas para crianças, em casa consegue ser exemplo para seus próprios filhos.
No caso da empresa, ao implementar o endomarketing e tornar seus colaboradores os primeiros clientes mais satisfeitos, a empresa consegue:
Motivar as pessoas;
Melhorar a solução oferecida;
Otimizar toda a produção;
Evitar qualquer clima tóxico;
Economizar no dia a dia;
Oferecer qualidade de vida;
Diminuir a taxa de turnover.
Enfim, todos saem ganhando, desde os donos e sócios do negócio, que constroem algo muito mais sólido, até os gestores que lidam diariamente com as equipes e funcionários.
Por isso dizemos que uma empresa de vitrificação de pintura que hoje busca a excelência não pode deixar de pensar assim, o que acaba por criar uma verdadeira cultura organizacional e uma filosofia de trabalho incomparáveis.
Adiante ainda vamos aprofundar cada uma dessas vantagens e benefícios. O que precisa ficar claro agora é o fato de que o grande motivo para o endomarketing ser aplicado é que ele traz vantagens para a própria empresa.
Ou seja, não se trata apenas de pensar no próximo ou fazer bonito, o que por si só já seria meritório. Mas trata-se também de descobrir um modo pelo qual as pessoas dão o seu melhor, o que aprimora qualquer rotina de trabalho e qualquer solução vendida.
Afinal, como implementar?
Depois de deixar claro cada princípio do endomarketing e como eles se traduzem na prática, sustentando os motivos por que o endomarketing é importante, podemos aprofundar nos modos como ele pode ser aplicado, ajudando um por um.
No fundo, trata-se de já fundar a empresa com essa ótica. Ou então, caso ela já tenha sido fundada e tenha muitos anos de atuação, repensar e revisitar alguns pontos.
Basicamente, é preciso focar naquilo que hoje se chama branding, que é a fundação da marca, seja uma empresa de serviços de reboque ou uma indústria internacional.
Ali a companhia define sua missão, sua visão e seus valores. Depois, esses princípios descem dos donos do negócio pelos diretores, gestores e líderes em geral, até chegar em cada funcionário.
Afinal, é o comprometimento de cada um que tornará a empresa incomparável, ajudando ela a afastar a concorrência e aproximar o público-alvo.
A satisfação dos colaboradores
Outro ponto que já ficou claro, mas precisa ser aprofundado, é o da satisfação que os funcionários precisam ter na hora de ir trabalhar.
Hoje em dia, muito se fala de ambientes tóxicos, que é justamente quando certa equipe ou empresa sofre com pessoas que falam mal, não respeitam ninguém, mentem, manipulam e daí em diante.
Agora, imagine uma firma da área de urna para sorteio, se ela tiver como concorrente alguém que atua assim e ela própria tiver uma filosofia de trabalho de excelência, quem crescerá mais?
Naturalmente, aquela que implementou um endomarketing eficiente, que por sempre pensar no colaborador consegue integrá-lo e engajá-lo de modo assertivo.
Algumas dicas práticas
Depois de esclarecer as vantagens, as balizas e os diferenciais do endomarketing, é muito comum que a pessoa se pergunte sobre uma ou duas medidas práticas para colocá-lo logo em prática.
Um exemplo claro é o das reuniões frequentes, como quando alguém da área de clínicas masculinas faz questão de sempre reunir os funcionários para um bate-papo semanal, de alinhamentos de metas e expectativas.
Outro exemplo é o do plano de carreira, pois assim a empresa mostra que se preocupa realmente com o funcionário, o que obviamente faz com que ele se envolva e se entregue muito mais, melhorando o ambiente e a solução prestada.
Considerações finais
Falar de endomarketing é como falar do coração das empresas, já que ele diz respeito ao modo como seus donos e líderes pensam e agem.
Com as informações e dicas trazidas acima, fica bem mais fácil e mais seguro entender do que se trata a estratégia, além de já dar os passos iniciais na direção certa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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