3 tendências do setor de alimentação que vieram para ficar
A tecnologia se tornou um recurso
indispensável para que restaurantes ofereçam praticidade e melhor atendimento
aos clientes
Após um período
desafiador em 2020, o mercado de alimentação conseguiu se recuperar e registrou
um desempenho positivo em 2021. Segundo pesquisa realizada pela Associação
Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), após cair 24% em 2020, a
participação do foodservice nas vendas da indústria de alimentos e bebidas
cresceu 26% em 2021, somando faturamento de R$ 176,3 bilhões.
Uma das razões
do crescimento foi a habilidade do segmento em se reinventar e se adaptar às
novas condições do mercado e a tecnologia teve um papel importante neste
processo, digitalizando o atendimento, a operação e a entrega dos pedidos.
Esses recursos,
que foram vitais para a continuidade dos negócios no ano passado, se tornaram
tendência em 2022. São elas:
1. Cardápio QR Code
Para garantir a
segurança sanitária dos seus clientes, muitos restaurantes substituíram o
cardápio impresso pelo digital. Com apenas um clique, os consumidores podem ter
acesso ao menu do restaurante e até fazer pedidos, tudo sem precisar ter
contato com um papel ou esperar o atendimento dos garçons.
“O cardápio
online é uma forma de oferecer uma experiência moderna e segura ao cliente. Os
hábitos dos consumidores mudaram e o mercado precisa acompanhar essas
transformações. No nosso restaurante disponibilizamos os dois formatos e o
cliente pode decidir o que é melhor para ele”, explicou Jurandir Sacchi,
proprietário do Gallinacius, franquia de frango atropelado que
surgiu de uma extensão do restaurante Expresso 91, que está estabelecida há 30
anos em São Paulo.
2. Atendimento Automatizado
Um recurso que
ganhou muito espaço no mercado de alimentação foi as transações sem contato,
desde a possibilidade de autoatendimento até o uso de dispositivos eletrônicos
pelos garçons, para agilizar todo o processo.
Além de ser mais
rápido e prático, também é mais seguro do ponto de vista sanitário, pois limita
o contato entre consumidores e garçons.
3. Delivery
O delivery foi o
responsável por manter as vendas dos restaurantes nos tempos de distanciamento
social, e mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, essa modalidade veio
para ficar e ganhar cada vez mais espaço.
Segundo
relatório realizado pela National Restaurant Association, cerca de 68% dos
entrevistados declararam que agora são mais propensos a pedir delivery para
receber em casa ou no trabalho do que antes de 2020.
“O delivery é
responsável por uma grande parte do faturamento dos restaurantes, as pessoas
estão cada vez mais acostumadas a fazer pedidos online tanto para o almoço como
para o jantar. Nos importamos muito em como os clientes vão receber o nosso
produto em casa, por isso investimos bastante nesta etapa do processo.
Envolvemos todos os pedidos em embalagens personalizadas e a vácuo, para manter
a aparência e a temperatura da comida, afinal, primeiro comemos com os olhos”,
disse Jurandir Sacchi, da franquia Gallinacius.
Segundo o
empresário, todas essas tecnologias vieram para aprimorar o atendimento e
relacionamento dos restaurantes com os consumidores, mas que o cuidado na
preparação e o sabor dos alimentos continua sendo o fator decisivo que faz as
pessoas optarem por um determinado estabelecimento.
Site: www.gallinacius.com.br
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